quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


ANTÓNIO VENTURA COM A ORELHA QUE
CORTOU NO DIA DA SUA APRESENTAÇÃO
EM ESPANHA
VENTURAS
NO MONTIJO



   António Ventura cavaleiro retirado há vários anos das arenas, vai alternar na sua terra natal, Montijo, com seu filho Diego, uma das primeiras figuras do toureio Mundial. António Ventura (foto da esquerda, no dia da sua apresentação em Espanha, na Praça de Toiros de Villarubia de los Ojos, dia 9 de Setembro de 1978),  toureará no próximo dia 3 de Março, num Festival que terá como palco a Monumental “Amadeu Augusto dos Santos”, integrado num cartaz ainda não definido, mas que poderá ser de oito ou dez cavaleiros.


DIEGO BRINDANDO SEU PAI NO DIA DA SUA APRESENTAÇÃO EM LISBOA 2010

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA 

NO CAMPO PEQUENO


A Empresa do Campo Pequeno promove dia 4 de Fevereiro, segunda-feira, às 12 horas, no Salão Nobre da Praça de Toiros, uma CONFERÊNCIA de IMPRENSA para apresentação do Festival Tauromáquico de Homenagem e Solidariedade ao Forcado Nuno Carvalho.

NUNO CARVALHO, Forcado do Aposento da Moita, foi gravemente colhido no Campo Pequeno, a 30 de Agosto de 2012. Da colhida resultaram lesões irreversíveis a nível da coluna vertebral. Este festival, para além de homenagear, um dos maiores forcados da actual geração, tem por objectivo angariar fundos para a recuperação física de Nuno Carvalho, actualmente internado no Centro de Medicina e Reabilitação Física de Alcoitão. A conferência de Imprensa de dia 4 de Fevereiro, será o primeiro acto público em que Nuno Carvalho participa, após ter sofrido o grave acidente, estando disponível para responder às perguntas que lhe sejam formuladas. Igualmente presentes e à disposição dos Órgãos de Comunicação Social, estarão vários dos artistas que integram o cartel deste festival.

O festival terá lugar no domingo, dia 17 de Fevereiro, às 16 horas, na Praça de Toiros do Campo Pequeno (Lisboa). Dado o seu fim exclusivamente beneficente, está a gerar uma enorme onda de solidariedade em torno deste jovem forcado amador que, dando sentido à conhecida frase “Forcados os últimos Românticos da Festa”, se viu privado, de forma trágica, de exercer a actividade que mais amava na vida.

FESTIVAL DA
RÁDIO CAMPANÁRIO
EM VILA VIÇOSA

   Realizar-se-á no próximo dia 9 de Março, pelas 15,30, o III Festival Taurino da Rádio  Campanário, no tauródromo Calipolense. O cartaz composto pelos cavaleiros RUI SALVADOR, LUIS ROUXINOL, ANA BATISTA, MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS, TIAGO CARREIRAS e o praticante JOÃO MARIA BRANCO. As pegas estarão a cargo dos GRUPOS DE FORCADOS AMADORES DE ÉVORA e do REDONDO. Lidar-se-ão Novilhos - Toiros de JOSÉ LUIS SOMMER D´ANDRADE, CUNHAL PATRÍCIO, MURTEIRA GRAVE, PASSANHA, SANTIAGO e JOSÉ LUIS PEREDA.

RUI SALVADOR

LUIS ROUXINOL

ANA BATISTA

MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS

TIAGO CARREIRAS

JOÃO MARIA BRANCO

FORCADOS AMADORES DE ÉVORA

FORCADOS AMADORES DO ALANDROAL


TRIUNFADORES DA FEIRA
DE SAN CRISTOBAL 

   Da recém terminada Feira Taurina de San Cristobal (Venezuela), foram eleitos os triunfadores da edição 2013.
   Pablo Hermoso de Mendoza conquistou os troféus de triunfador absoluto e melhor rejoneador.
   “Tinajero”, o melhor toiro da ganaderia de Rancho Grande.
   “Califa de Arágua”, autor da melhor faena.
   Ivan Fandiño, melhor estocada.
   Carlos Sulbarán, melhor novilheiro.
   Rancho Grande e “El Prado”, melhor ganaderia.
   Salvador Moreno, melhor bandarilheiro.
   José Antequera, melhor brega.
   Melhor puya, deserto.

IVAN FANDIÑO

terça-feira, 29 de janeiro de 2013


    Festival da Rádio Campanário
 já tem data

   Tal como tem vindo a acontecer nas últimas três temporadas taurinas, a Rádio Campanário irá promover na Praça de Touros Vila Viçosa o seu Festival Taurino.
   Um dos espectáculos que já faz parte do calendário taurino português e que uma vez mais irá deixar marca na Tauromaquia.
   Neste ano de 2013, este importante evento taurino terá lugar no próximo dia 9 de Março, a partir das 15h30m.
   Quanto ao cartel irá ser apresentado esta terça-feira no programa Tauromaquia da Rádio Campanário a partir da 21 horas em 90.6fm ou em www.radiocampanario.com
MESTRE DAVID RIBEIRO TELLES DESCERRANDO UMA LÁPIDE NA SUA PRAÇA DE TOIROS DE VILA VIÇOSA
   Este será mais uma vez um evento com o carimbo da Rádio Campanário, Estação de Utilidade Pública e que certamente irá marcar este início de temporada
VI Encontro Internacional
de Escolas de Toureio 


O VI Encontro Internacional de Escolas de Toureio vai decorrer de 13 a 16 de Fevereiro, repartido entre Arruda dos Vinhos e o Campo Pequeno, com a participação de sete escolas de Portugal, Espanha, México e Peru.
Estarão presentes alunos da Academia de Toureio do Campo Pequeno, Academia Taurina Municipal de Aguascalientes (México), Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, Escuela Taurina de Camas (Sevilha), Escuela Taurina de Lima, Escuela Taurina de Madrid e Fundación “El Juli”.
Como habitualmente, o encontro constará de aulas práticas e sessões culturais, que decorrerão na Arruda dos Vinhos, realizando-se a final na tarde de 16 de Fevereiro (sábado), na Praça de Toiros do Campo Pequeno, antecedida de uma Conferência de tema tauromáquico, no Salão Nobre.
O Encontro é uma organização conjunta da Fundação João Alberto Faria, da Tertúlia “O Piriquita” e da Sociedade Campo Pequeno, SA, com o apoio da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
Brevemente serão dados os detalhes do programa do encontro.




ALEJANDRO TALAVANTE


TALAVANTE SUBSTITUI
“EL JULI” EM JURIQUILLA


   O diestro Alejandro Talavante fará a sua apresentação como matador de toiros, em Juriquilla (México), em substituição de Julian Lopez “El Juli” impedido de comparecer em virtude do acidente de viação tido no passado dia 22, em Olivença, do qual resultou a fractura do rádio com deslocação do ombro. A recuperação tardará dois meses. Assim o cartaz  da corrida a realizar no próximo 8 de Fevereiro ficará composto pelo próprio Talavante, Octávio Garcia “El Payo” e os rejoneadores Pablo Hermoso de Mendoza, que apadrinhará a alternativa de Rodolfo Bello. Lidar-se-ão toiros de Marrón, Los Encinos e Bernaldo de Quirós.

PRÓXIMOS CARTAZES DA
MONUMENTAL DO MÉXICO

PRAÇA MONUMENTAL E JOSÉ ANTÓNIO CAMACHO "MORANTE DE LA PUEBLA"
   A corrida de aniversário da Monumental de Insurgentes, realizar-se-á no próximo dia 5 de Fevereiro, em que o diestro José António Camacho “Morante de la Puebla” regressará aquele tauródromo para alternar com os matadores mexicanos Eulálio Lopez “El Zotoluco” e Octávio Garcia “El Payo”, que lidarão toiros de Barralva e San Isidro. A anteceder esta corrida, Juan José Padilla, apresentar-se-á no próximo dia 3 na Monumental, com Arturo Macias e Fermin Rivera que lidarão toiros de S. José.

JUAN JOSÉ PADILLA

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


CORRIDA EM LEON
COM O TRIUNFO DE
JUAN PABLO SANCHEZ

SEBASTIAN CASTELLA

   Realizou-se ontem dia 27, na Praça de Toiros de Leon (México) mais uma corrida de toiros, que ficou assinalada com o triunfo do matador azteca Juan Pablo Sanchez. Ovacionado no seu primeiro, cortou duas orelhas ao segundo toiro do seu lote. Lidaram-se toiros de Teófilo Gomez, e completaram o cartaz o rejoneador Jorge Hernandez Garate (silêncio) e os diestros Sebastian Castella (ovação, silêncio e ovação no sobrero que ofereceu) e Diego Silveti (ovação e orelha).

DAVID FANDILA “EL FANDI”
TRIUNFOU EM 
SAN CRISTOBAL


DAVID FANDILA"EL FANDI"

  

  O diestro granadino, David Fandila “El Fandi”, triunfou na corrida realizada na Praça de San Cristobal (Venezuela), ontem dia 27, com o corte de duas orelhas ao segundo toiro do seu lote. No seu primeiro escutara ovação. Actuaram ainda o cavaleiro José Luís Rodriguez (ovacionado) e os matadores Leonardo Benitez (orelha e orelha) e Hasán Rodriguez “El Califa de Arágua” (silêncio após aviso e orelha). Lidaram-se toiros de Rancho Grande e El Prado.


ALEJANDRO TALAVANTE
EM TARDE TRIUNFAL
NA MONUMENTAL DO MÉXICO

ALEJANDRO TALAVANTE

   Alejandro Talavante triunfou ontem dia 27, na corrida em que interveio na Praça Monumental do México ao executar uma enorme faena ao terceiro da tarde, sendo premiado com duas orelhas. No sexto foi ovacionado. Lidaram-se toiros de Julián Hamadam e completaram o cartel os matadores aztecas Uriel Moreno El Zapata” (orelha e silêncio) e José Maurício (silêncio, silêncio e uma orelha no sobrero que ofereceu). Alejandro Talavante saiu em ombros.

UMA ORELHA PARA
“EL CAPEA”

   Pedro Gutierrez “El Capea” prossegue a sua campanha mexicana. Ontem dia 27, apresentou-se na Praça de Toiros de Villa Hidalgo, sendo ovacionado no seu primeiro toiro, e tendo cortado uma orelha ao quinto da tarde. Foram lidados toiros de Puerta Grande, o rejoneador Rodolfo Bello (silêncio em ambos) e Juan Luís Sillis (2 orelhas e palmas). Silis foi sacado em ombros no final.

PEDRO GUTIERREZ "EL CAPEA"

domingo, 27 de janeiro de 2013

ANTÓNIO FERRERA
SUBSTITUÍDO EM MOURÃO

JOSÉ IGNACIO UCEDA LEAL
   O matador António Ferrera ,que como noticiamos, sofreu um acidente campero, não podendo comparecer no próximo dia 1 de Fevereiro, no Festival na Vila de Mourão, para onde estava anunciado, sendo substituído pelo matador Jesus Martinez “Morenito de Aranda”. Assim o cartaz será composto pelos cavaleiros Tiago Carreiras e Marcelo Mendes, pelos matadores José Ignacio Uceda Leal, Fernando Cruz, Jesus Martinez “Morenito de Aranda”, Javier Solis e pelo novilheiro Manuel Dias Gomes. Pegarão os Forcados Amadores da Póvoa de S. Miguel. Lidar-se-ão novilhos—toiros de Varela Crujo e Murteira Grave, (que será homenageado a título póstumo).


MANUEL DIAS GOMES


TRIUNFO DE NUNO CASQUINHA
NO PERÚ

NUNO CASQUINHA

   O diestro Vilafranquense Nuno Casquinha, obteve ontem dia 26, mais um triunfo na sua campanha Peruana. Casquinha que cortara uma orelha ao primeiro do seu lote, logrou cortar os troféus máximos (orelhas e rabo) ao seu segundo, saindo no final triunfalmente em ombros do tauródromo de Ayaviri .


AJALVIR
CORRIDA ADIADA


JOÃO RIBEIRO TELLES filho
   
   A corrida de rejoneio que se deveria ter realizado esta tarde na localidade de Ajalvir, teve que ser adiada devido ao mau tempo, e em que deveria ter actuado o cavaleiro João Moura filho. Assim realizar-se-á no próximo sábado dia 2 de Fevereiro, sofrendo o cartel uma alteração, entra João Ribeiro Telles filho, ficando composto por este, Álvaro Montes e Roberto Almendariz, que lidarão toiros de Pilar Martinez.


SAN CRISTOBAL
CONQUISTADA POR
UM NAVARRO 
   Era uma Praça Sul Americana onde Pablo Hermoso de Mendoza não havia ainda actuado.  Ali se apresentara por vez primeira no passado dia 24, obtendo um enorme triunfo. Repetiu ontem dia 26, e voltou a abriu o livro da arte de bem rejonear. Voltou a pôr ao rubro as bancadas da Monumental Venezuelana de San Cristobal, ao passear garbosamente  as duas orelhas do último da tarde, saindo em ombros da Praça. No bolso levava novo contrato para 2014.
   Completaram o cartaz os matadores Javier Castaño (silenciado em ambos) e Rafael Orellana (silêncio e volta após aviso). Foram lidados toiros de Ernesto Gonzalez.

PABLO HERMOSO DE MENDOZA


LEANDRO MARCOS
REMATA ACTUAÇÃO COM SAÍDA EM OMBROS

LEANDRO MARCOS
    O diestro de Valladolid Leandro Marcos, actuou e triunfou ontem dia 26 na localidade de Ajalvir, (ás portas de Madrid), onde decorre a Feira local. Leandro que tivera petição de orelha após a lide do segundo da tarde, logrou cortar dois troféus ao quinto, saindo no final, da praça em ombros. Completaram o cartaz Juan Bautista (orelha e silêncio) e Júlio Parejo (ovação após petição de orelha, e silêncio). Foram lidados toiros de Sierra Borja.


FERIDO NUM BRAÇO

 
 


   Quando matava no campo um toiro, após um treino, o diestro estremenho António Ferrera, feriu-se no pulso e ante—braço, com a própria espada. Com cerca de vinte centímetros de extensão, necessitou de atendimento hospitalar sendo transportado a um Hospital de Badajoz, onde os médicos lhe suturaram a ferida. Felizmente não afectou nenhum tendão, pelo que se deverá manter-se afastado das arenas cerca de dez dias.

sábado, 26 de janeiro de 2013

DUPLO TRIUNFO DE
IVAN FANDIÑO
NA VENEZUELA

   Ivan Fandiño obteve ontem dia 25, um duplo triunfo na Praça de Toiros de San Cristobal (Venezuela), onde actuou á tarde numa corrida de toiros e á noite num Festival. Na corrida vespertina, cortou duas orelhas ao 1º do seu lote e no seu segundo, teve petição de orelha, que não foi concedida, ficando-se pela ovação. Alternou com Juan José Padilla (ovacionado com petição de orelha e silêncio), e “Maravilla” (silêncio após aviso e orelha). Lidaram-se toiros de “El Prado”. À noite, realizou-se o Festival em que, Ivan Fandiño cortou dois apêndices a um novilho que como os restantes, pertenciam a Rancho Grande. Completaram o cartaz, o cavaleiro José Luís Rodriguez (orelha), os matadores Javier Castaño (ovação), “El Pino” (2 orelhas) e os novilheiros David Gonzalez (ovação) e Camilo Cepeda (ovação).


IVAN FANDIÑO

JOSÉ CORTES
 EMPRESÁRIO DE ALPALHÃO

   O cavaleiro retirado Mestre José Maldonado Cortes, foi o vencedor do concurso para a exploração durante 2013 da Praça alentejana de Alpalhão. Mestre Cortes natural de Estremoz, foi um cavaleiro que ao longo da sua longa e brilhante carreira, actuou nos quatro cantos do Mundo, comunicando facilmente com os públicos com o seu toureio alegre e contagiante. Em 1995 apadrinhou a alternativa de seu filho Francisco, na Monumental de Santarém.
   Desconhecemos ainda os projectos de José Cortes para a sua novel praça, mas consta que iniciará a temporada Domingo de Páscoa, e no cartaz intervirá seu filho.

FRANCISCO CORTES




sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


FESTIVAL EM REQUENA

ENRIQUE PONCE
   Será no próximo dia 10 de Fevereiro, que na localidade de Requena (Valência), que terá lugar um Festival Taurino a favor da Fundação IRSN (que investiga a cura da lesão medular). O matador Valenciano Enrique Ponce, dá a sua prestigiosa colaboração, quer na organização, quer actuando como interveniente. Um sugestivo cartaz composto por Andy Cartagena, o próprio Enrique Ponce, Juan Serrano “Finito de Córdoba”, Vicente Barrera, Javier Conde e os novilheiros Jesus Duque e Vicente Soler. Lidar-se-ão novilhos – toiros de diversas ganaderias.
JUAN SERRANO "FINITO DE CÓRDOBA"

INICIAR-SE À EM PORTUGAL
A TEMPORADA 2013


  
   Mourão dará início (como sucede anualmente) à temporada taurina em Portugal. No próximo dia 1 de Fevereiro, pelas 15 horas e por ocasião das Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias, realiza-se o primeiro espectáculo 2013. Vão actuar os cavaleiros Tiago Carreiras e Marcelo Mendes, que com os Forcados Amadores da Póvoa de S. Miguel, compõem a parte á portuguesa. Na lide apeada, estarão os matadores espanhóis José Ignacio Uceda Leal, António Ferrera, Fernando Cruz, Javier Solis e o novilheiro luso Manuel Dias Gomes. Um interessante festival, em que se homenageará a memória do ganadero Engº Joaquim Murteira Grave. Lidar-se-ão novilhos - toiros de Herdeiros de Varela Corujo e Murteira Grave.

ANTÓNIO FERRERA