domingo, 31 de março de 2013


   
ORELHA PARA BOLIVAR E MORA
EM ARLES

DAVID  MORA
 

    Realizou-se hoje a terceira corrida de toiros da Feira de Páscoa, na Praça Francesa de Arles. Lidaram-se seis toiros de Cebada Gago, bem apresentados. Actuaram o matador Colombiano Luís Bolívar, que cortou uma orelha ao 1º e teve uma boa prestação no 2º. David Mora, valentíssimo a tragar as investidas, do intragável 1º do seu lote, tendo sido volteado, sem consequências de maior. No seu segundo, compôs uma excelente e templada faena á base da mão direita, rematada com uma imponente estocada, cortando uma orelha. Marco Leal, que lhe coube em sorte o 1º, um bravo toiro, que proporcionou um imponente tércio de varas, protagonizado pelo picador francês Gabin Rehabi, esteve esforçado em ambos os oponentes, destacando-se com as bandarilhas. No tércio de muleta, mostrou-se pouco placeado. No final foi atribuído um troféu, ao autor da melhor faena, que distinguiu  David Mora.


   
TARDE TRIUNFAL DE
ANA RITA EM ESPANHA
ANA RITA

   A bela cavaleira Lusa, Ana Rita actuou ontem dia 30, na localidade espanhola de Cabra (Córdoba), onde conquistou um saborosa triunfo, ao cortar quatro orelhas, após a lide dos dois toiros do seu lote, consagrando-se na grande triunfadora da tarde. Tarde em que alternou com os rejoneadores Álvaro Montes (orelha e orelha) e Luís Valdenebro (ovação e palmas). Lidaram-se toiros de Jodar y Ruchena. No final, Ana Rita e Montes, foram sacados em ombros.

QUATRO ORELHAS E RABO
O SALDO TRIUNFAL DE
PABLO HERMOSO DE MENDOZA

PABLO  HERMOSO  DE MENDOZA
   Pablo Hermoso de Mendoza, apresentou-se ontem dia 30, por vez primeira na Praça de Toiros Mexicana de Acapulco. As bancadas deliraram com o toureio do genial rejoneador navarro, que no final das duas lides passeou em triunfo as quatro orelhas e um rabo, saindo da Praça aos ombros dos aficionados rendidos ao seu toureio. Lidaram-se  dois toiros de Cuco Peña(1) e Los Encinos (1), e dois novilhos de Las Golondrinas, pelo novilheiro António Lomelin (silêncio e volta).


   IMPORTANTE TRIUNFO DE
ANTÓNIO FERRERA
EM VIÑAROZ
ANTÓNIO  FERRERA

   António Ferrera actuou ontem dia 30, na Praça de toiros de Viñaroz, obtendo um sonante triunfo, ao cortar quatro orelhas aos dois toiros que lidou. Ferrera ainda subiu ao cavalo do picar, facto invulgar, e picou a preceito um dos seus toiros. Completaram o cartel, Sanchez Vara  (aplausos e duas orelhas) e Alberto Gomez (orelha e ovação). Lidaram-se toiros de José Luís Pereda, ferro La Dehesilla. No final, Ferrera e Vara, foram sacados em ombros.


LUIS  ROUXINOL
 CONCURSO DE GANADERIAS
ABRE TEMPORADA
VILAFRANQUENSE

  A Praça de toiros “Palha Blanco”,(novamente nas mãos da família Levesinho) dará início á temporada 2013. No próximo dia  5 de Maio pelas17 horas, realizar-se-á uma  corrida Concurso de Ganaderias, em que serão lidados exemplares de Vaz Monteiro, Palha, Casa Prudêncio, Oliveira Irmãos, Vale do Sorraia e Canas Vigouroux. Para os lidar, estarão em praça os cavaleiros Luís Rouxinol, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Duarte Pinto. As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e de Alcochete.

FORCADOS AMADORES DE VILA FRANCA DE XIRA

GRUPOS DE
SANTARÉM E MONTEMOR
DISPUTARÃO BARRA DE OURO

   A empresa Campo e Praça, levará a efeito no próximo dia 5 de Maio, pelas 17 horas, uma corrida de toiros, na Praça de Toiros de Montemor. Em disputa estará a Barra de Ouro, entre os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Montemor, que pegarão um curro de toiros de António José da Veiga Teixeira. Actuarão os cavaleiros João Salgueiro, Rui Fernandes e Gilberto Filipe
FORCADOS AMADORES DE SANTARÉM
FORCADOS AMADORES DE MONTEMOR

sábado, 30 de março de 2013


“FAENÃO” DE IVAN FANDIÑO
EM ARLES

IVAN  FANDIÑO 
   Ivan Fandiño executou esta tarde na arena francesa de Arles, um autêntico faenão, ao quinto toiro da tarde. Um “Burraco” volumoso de Torrestrella, de seiscentos quilos de peso. Muleta na mão direita, ligou sucessivas tandas de templados  derechazos, rematadas com uma certeira e inteira estocada. Incompreensivelmente, somente lhe foi concedida uma orelha. Juan José Padilla cortou duas orelhas ao segundo do seu lote, e Daniel Luque, obteve um apêndice.


MAIS UMA SAÍDA EM OMBROS
DE
PABLO HERMOSO DE MENDOZA

PABLO HERMOSO DE MENDOZA
   Na sequência dos inúmeros triunfos obtidos por Pablo Hermoso de Mendoza, há mais um a acrescentar . Ontem dia 29 na arena mexicana de Tequisquiapan, onde lidou dois exemplares de Cuco Peña. Após a lide do primeiro, Pablo escutou silêncio, vindo a cortar as duas orelhas, após a lide do seu segundo, saindo da praça em ombros. Completaram o cartaz, o matador de toiros Fernando Ochoa (palmas em ambos), e o novilheiro António Lomelin (silêncio e palmas). Lidaram-se para a lide apeada, dois toiros e dois novilhos de Las Golondrinas

sexta-feira, 29 de março de 2013


   Terminou há momentos, a primeira corrida da Feira Francesa de Arles, em que actuaram mano - a - mano, dois diestros Galos, Juan Bautista (ovação, orelha e ovação) e Sebastian Castella (silêncio, duas orelhas e orelha). Amanhã, apresentaremos a reportagem.

quinta-feira, 28 de março de 2013


   PORTUGUESES EM
 CAZALLA DE LA SIERRA


   Os jovens cavaleiro Miguel Moura e o novilheiro Manuel Dias Gomes irão actuar no próximo dia 6 de Abril, na localidade Sevilhana de Cazalla de la Sierra, num Festival Benéfico, a favor da Associação de Paralíticos e Deficientes (ASPAIDE). No cartel além de Moura, e Dias Gomes que actuará ao lado do seu apoderado, o matador de toiros retirado Tomás Campuzano, actuarão ainda Pepe Luís Vasquez, Salvador Cortes e Agustin de Espartinas. Lidar-se-ão novilhos - -toiros de diversas ganaderias.

TOMAS  CAMPUZANO

PEPE  LUIS  VASQUEZ

SALVADOR  CORTES

MANUEL  DIAS  GOMES

  
FERRERA e  FANDIÑO
CORRIDA GOYESCA
EM CÁCERES

   A Praça de Toiros de Cáceres, vai ser cenário de um interessante acontecimento taurino. Será no próximo dia 27 de Abril (dia de S. Jorge), que acontecerá um importante mano - a - mano, entre dois grandes matadores de toiros. O Estremenho e valentíssimo António Ferrera, toureiro completo, executante dos três tércios, e o matador Vasco, Ivan Fandiño, toureiro artista, que se tem vindo a afirmar como um grande muletero (triunfador em 2012, no Campo Pequeno), irão encerrar-se com um curro de toiros de José Luís Pereda, numa Corrida Goyesca.

ANTÓNIO  FERRERA

IVÁN  FANDIÑO

quarta-feira, 27 de março de 2013



TALAVANTE
ANTE SEIS VICTORINOS


   Alejandro Talavante, matador de toiros natural de Badajoz, vai encerrar-se no próximo dia 20 de Maio, na Monumental de Madrid, com seis toiros de Victorino Martin. É a primeira vez que o toureiro Estremenho lidará esta divisa, num gesto protagonizado por uma figura, num momento de apogeu da sua carreira. Poucos foram os diestros que protagonizaram semelhante feito, o primeiro dos quais Andrés Vasquez, seguindo-se-lhe Francisco Ruiz MiguelManuel Caballero, entre outros. Talavante será o sétimo matador a cometer tal feito, no historial da primeira Praça do Mundo Taurino.

ALEJANDRO  TALAVANTE

terça-feira, 26 de março de 2013

  MOURA CAETANO
EM BROZAS

FERMIN  BOHORQUEZ

    O cavaleiro João Moura Caetano, vai actuar no próximo dia 20 de Abril na Praça de Toiros de Brozas (Província de Cáceres), numa corrida de rejoneio para assinalar o Centenário daquele Tauródromo. Organizada pela empresa Ruedo de Badajoz S.L., de José Cutiño e Joaquin Dominguez, será a favor de uma causa nobre, a Fundação Condessa de La Encina (um asilo) e da Caritas de Brozas. Será um sugestivo cartel, em que além do cavaleiro de Monforte, actuarão Fermin Bohorquez e Diego Ventura, frente a toiros de Fermin Bohorquez.
DIEGO  VENTURA

JOÃO  MOURA  CAETANO

  FEIRA DO CAVALO
EM JEREZ DE LA FRONTEIRA


   FERMIN  BOHORQUEZ
   A tradicional Feira do Cavalo, que anualmente se realiza em Jerez de La Frontera, será este ano composta de três corridas de toiros, a primeira das quais de rejoneio. Assim, dia 9 de Maio lidar-se-ão toiros de Fermin Bohorquez, por Fermin Bohorquez, Diego Ventura e Manuel Manzanares.
10 de Maio actuarão os matadores José António Camacho “Morante de la Puebla”, José Mari Manzanares e David Fandila “El Fandi”, que lidarão toiros de Juan Pedro Domecq.
11 de Maio lidar-se-ão toiros de Joaquin Nuñez del Cuvillo, pelos diestros Enrique Ponce, Juan José Padilla e Alejandro Talavante.

ENRIQUE  PONCE

JOSÉ MARI MANZANARES

segunda-feira, 25 de março de 2013

JUAN JOSÉ PADILLA
CORTOU QUATRO ORELHAS

JUAN  JOSÉ  PADILLA

   O diestro Jerezano Juan José Padilla, cortou ontem dia 24, quatro orelhas, aos toiros do seu lote, na corrida realizada em Jaén. Com cerca de um terço da lotação preenchida, lidaram-se toiros de Torreherberos (5) e Torrehandilla (5), actuando ainda Manuel Diaz “El Cordobês” (orelha e orelha) e David Fandila “El Fandi” (ovação com petição de orelha e ovação). No final, “El Cordobês” e Padilla, saíram triunfalmente em ombros.


LEONARDO HERNANDEZ
TRIUNFOU EM MORELOS

LEONARDO  HERNANDEZ
   Leonardo Hernandez actuou na Monumental de Morelos (México), na corrida celebrada ontem dia 24, em que obteve um enorme triunfo. Ao segundo toiro do seu lote, cortou as duas orelhas e rabo, tendo sido ovacionado nos dois restantes que lidou. A corrida, que ficou reduzida a um mano -  mano,  entre o rejoneador estremenho e o  mexicano Emiliano Gamero (orelha, duas orelhas e duas orelhas) por Frederico Pizarro também anunciado, não actuar, alegando divergências contratuais. Lidaram-se toiros de diversas ganaderias. No final, Hernandez e Gamero, saíram da praça em ombros.

domingo, 24 de março de 2013


EDUARDO GALLO
 ESTEVE A PONTO DE CANTAR EM MADRID!

EDUARDO  GALLO
   
   Após a inglória deslocação a Salvaterra, um passeio de ida e volta, em que destaco a boa “bica” tomada na Padaria Salvaterrense, lugar obrigatório quando me desloco àquela simpática Vila Ribatejana. De regresso ao aconchego do lar, bem mais confortável no meu cadeirão preferido, presenciei a corrida via TV. Mais sorte tive do que quantos hoje, Domingo de Ramos, se encontravam na Monumental de Las Ventas, em Madrid, onde o sol se mesclou com o vento, o frio e  a chuva, numa corrida com matizes interessantes, protagonizados pelos três diestros actuantes. Dos toiros anunciados de Torrestrella, somente foram lidados quatro, remendados com dois exemplares de Torrealta. Diego Urdiales no primeiro do seu lote, um bonito “Jabonero” da ganaderia titular, pouco colaborante com o matador riojano, esteve valente. O diestro de Salamanca, Eduardo Gallo que ministrou uma bela faena, ao bravo e nobre “Torretrella”, esteve a ponto de cortar a orelha, não fora o mal uso da espada. O público aplaudio-o no final. O Sevilhano António Nazaré, com a flanela rubra, correu a mão em belas séries de naturais, a um antagonista, feio de tipo, mas que acabou por servir. Teve petição de orelha, que não foi concedida, dando volta no final. O 4º de Torrealta, um comboio com 647 quilos de peso, derrubou violentamente o picador, logo no puyazo inicial. Urdiales aproveitou a mobilidade do toiro e instrumentou-lhe uma faena valente, quase toda pelo lado direito. Pesado na hora de matar, foi silenciado. Eduardo Gallo no quinto da ordem, toureou-o com solvência de capa, para na muleta estar esforçado, com um inimigo nobre, mas de pouca transmissão, acabando-o de certeira estocada. António Nazaré, que teve um antagonista que em nada colaborou, esteve discreto.

CORRIDA ANULADA EM SALVATERRA DE MAGOS


   Foi anulada ao princípio da tarde, a corrida que deveria ter-se realizado na Praça de Toiros de Salvaterra de Magos. O motivo, foi o estado impraticavel em que se encontrava a arena, devido às chuvadas registadas durante a noite e princípios da manhã. Mais um espectáculo tauromáquico, que se não realizou, pelas inclemências climatéricas.  

sábado, 23 de março de 2013

SEBASTIAN CASTELLA
FEIRA DE SAN MARCOS
EM AGUASCALIENTES

JOSÉ ANTÓNIO CAMACHO "MORANTE DE LA PUEBLA"
       Vai realizar-se na Cidade Mexicana de Aguascalientes a tradicional Feira de San Marcos, uma das mais importantes do calendário taurino azteca, considerada a Isidrada mexicana. 17 Espectáculos taurinos que se realizarão entre os dias 20 de Abril e 12 de Maio. Eis os carteis:
JULIAN LOPEZ "EL JULI"

20 de Abril - Emiliano Gamero, Alejandro Talavante, Octávio Garcia “El Payo” e Arturo Saldivar. Lidar-se-ão toiros de Manuel Espinosa e Barralva.
21 de Abril - Rafael Ortega, Uriel Moreno “El Zapata” e Joselito Adame. Toiros de Barbabosa.
24 de Abril - Novilhada com Ricardo Fraústo e dois novilheiros triunfadores da temporada de novilhadas. Novilhos de C. Huerta.
25 de Abril - Pablo Hermoso de Mendoza, Fermin Spínola e Joselito                Adame. Toiros de Los Encinos e San Isidro.
26 de Abril - Eulalio Lopez “El Zotoluco”, Julian Lopez “El Juli” e Juan Pablo Sanchez. Toiros de Los Encinos.
27 de Abril - José António Camacho “Morante de la Puebla”, Alejandro Talavante e Diego Silveti. Toiros de San Miguel de Mimiahupán.
PABLO HERMOSO DE MENDOZA

28 de Abril - Pablo Hermoso de Mendoza, Octávio Garcia “El Payo” e Sérgio Flores. Toiros de Beraldo de Quirós e El Junco.
29 de Abril - Juan Pablo Sanchez, Arturo Saldivar e Diego Silveti. Toiros de Begoña.
30 de Abril - César Delgadillo, Jorge Delijorge, “El Chihuahua”, J.L. Silis, Gerardo Adame e Luís Conrrado. Toiros de Suarez del Real.
DIEGO SILVETI
1 de Maio - Rodolfo Rodriguez “El Pana”, José António Camacho “Morante de la Puebla” e Juan Pablo Sanchez. Toiros de Montecristo.
2 de Maio - Uriel Moreno “El Zapata”, Arturo Macias e Joselito Adame. Toiros de Fernando de La Mora.
3 de Maio - Eulalio Lopez “El Zotoluco”, Sebastian Castella e Diego Silveti. Toiros de Teófilo Gomez.
4 de Maio - Julian Lopez “El Juli”, Octávio Garcia “El Payo” e Arturo Saldivar. Toiros de Fernando de La Mora.
5 de Maio - Eulalio Lopez “El Zotoluco”, Sebastian Castella e Arturo Macias. Toiros de Campo Real.
10 de Maio - Novilhada com António Lomelin, e dois novilheiros triunfadores da Temporada de Novilhadas. Novilhos de Real Saltillo.
11 de Maio - Rafael Ortega, Fermin Rivera e Gerardo Adame. Toiros de Guaname.
12 de Maio - Fabian Barba, Mário Aguilar, Oliver Godoy e “El Chihuahua”. Toiros de Real de Saltillo.





sexta-feira, 22 de março de 2013

PEDRO SALVADOR
COMEMORARÁ O 10º ANIVERSÁRIO DA ALTERNATIVA

PAULO  CAETANO  CONCEDENDO  A  ALTERNATIVA A  PEDRO  SALVADOR
   O valente cavaleiro Pedro Salvador, comemorará o seu 10º aniversário de alternativa, na sua terra natal., Samora Correia. No próximo dia 28 de Abril, realizar-se-á naquela Vila Ribatejana, uma corrida de toiros, em que intervirão além do próprio Salvador, as cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista.
   Pedro Salvador que recebeu a alternativa a 8 de Junho de 2003, na Monumental “Celestino Graça”, em Santarém. Paulo Caetano foi o padrinho, Joaquim Bastinhas e João Salgueiro testemunharam o acto, numa corrida em que actuaram ainda os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Moita.
EMOCIONANTE  FERRO DE  PEDRO SALVADOR  NO TOIRO DA ALTERNATIVA


ANTÓNIO MANUEL CARDOSO
CONTINUA EM ALCOCHETE
ANTÓNIO MANUEL CARDOSO, RECEBENDO O GALARDÃO da Iª GALA DO TOIRO 
   O empresário António Manuel Cardoso, assinou novo contrato com os proprietários da Praça de Toiros de Alcochete, e assim continuará a gerir aquele tauródromo durante os próximos quatro anos. António Manuel Cardoso, que foi distinguido pelo seu louvável trabalho em prol da Festa, no passado dia 9 de Março, durante a Iª Gala do Toiro em Santarém, levará a efeito no próximo dia 7 de Abril, a primeira corrida da temporada no tauródromo ribeirinho, em que actuarão os cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol e Marcos Bastinhas, que lidarão um imponente curro de toiros de Infante da Câmara. As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Montemor e de Alcochete.

quinta-feira, 21 de março de 2013

CORRIDAS DE REJONEIO
EM MADRID


   
   Foram tornados públicos os cartazes das corridas de rejoneio, que compõem a Isidrada 2013, na Monumental de Las Ventas, em Madrid. 13 rejoneadores actuarão nas quatro corridas que terão lugar nos dias, 11 e 25 de Maio, 2 e 9 de Junho. Actuarão 1 Luso - Espanhol, Diego Ventura em duas ocasiões, 6 portugueses entre os quais João Moura que se despedirá da afición madrilena, e seu filho Miguel que debutará no importante tauródromo, e 6 espanhóis, entre os quais Leonardo Hernandez que actuará em duas ocasiões. Eis os cartéis.
  
11 de Maio - Diego Ventura, Leonardo Hernandez e Mariano Rojo, lidarão toiros de San Pelayo.
25 de Maio - João Moura, Pablo Hermoso de Mendoza e Miguel Moura , lidar-se-ão toiros de Los Espartales.
2 de Junho - Rui Fernandes, Álvaro Montes, Raul Martin Burgos, João Moura Caetano, Leonardo Hernandez e Francisco Palha, que lidarão toiros de Castillejo de Huebra.
9 de Junho - Sérgio Galán, Diego Ventura e João Moura filho. Lidar-se-ão toiros de D. Maria Guiomar Cortes de Moura.

JOÃO MOURA
PABLO HERMOSO DE MENDOZA
RUI FERNANDES

JOÃO MOURA CAETANO

DIEGO VENTURA

JOÃO MOURA filho

FRANCISCO PALHA

MIGUEL MOURA