terça-feira, 30 de abril de 2013

  TOIROS EM ALCOCHETE
1 DE MAIO


    A Praça de Toiros de Alcochete abrirá as suas portas, amanhã dia 1 de Maio, pelas 17 horas, para a sua primeira corrida de toiros da temporada 2013. Irão actuar os cavaleiros RUI SALVADOR, LUIS ROUXINOL e MARCOS TENÓRIO BASTINHAS. Pegarão os Grupos de Forcados Amadores de MONTEMOR e de ALCOCHETE. Lidar-se-à um imponente curro de toiros de Infante da Câmara.

RUI  SALVADOR

LUIS  ROUXINOL

MARCOS  BASTINHAS

FORCADOS  AMADORES  DE  MONTEMOR

FORCADOS  AMADORES  DE  ALCOCHETE


segunda-feira, 29 de abril de 2013



   AGUASCALIENTES
PROSSEGUE A SUA FEIRA


PABLO  HERMOSO  DE  MENDOZA

   Mais uma corrida realizada ontem dia 28, na cidade Mexicana de Aguascalientes, onde decorre a Feira de San Marcos. Lidaram-se toiros de Bernaldo Quirós (2) e de El Junco (4). Pablo Hermoso de Mendoza, apesar das boas lides que executou, perdeu os troféus, na hora de meter o rojão de morte, sendo ovacionado . Na lide apeada actuaram Octávio Garcia “El Payo” (palmas e orelha) e Sérgio Flores (silêncio e duas orelhas), saindo da praça em ombros.

   OS LIDADORES AQUECERAM
AS BANCADAS


   Tarde soalheira mas fria, de um vento incomodativo que decerto afastou inúmeros espectadores do tauródromo de Samora Correia, que preencheu meia casa forte. Iniciado o espectáculo com um belo quadro de Sevilhanas, numa corrida à Portuguesa, em que decerto teria tido lugar o trinar das guitarras, nisso os espanhóis são mestres, defendem com unhas e dentes, aquilo que é seu! Que me perdoem este aparte, sou amante de Sevilhanas e do “Cante Hondo”, mas dentro do contexto.



   Lidaram-se toiros da ganaderia local de Oliveira Irmãos, bem apresentados para uma corrida que decorreu de forma agradável.
   Sónia Matias abriu praça, com um bom toiro, numa lide em crescendo, em que a cavaleira desenvolveu uma vistosa brega, precedida de emotiva ferragem, estando com raça e em muito bom plano. No quarto, um manso que lhe não permitiu grandes cometimentos, esteve decorosa e valente.
   Ana Batista, lidou o segundo com tranquilidade, andando sempre muito ligada ao oponente muito justo de forças, mas nobre. Dois bons compridos, para nos curtos colocá-los em sortes frontais, terminando com um sesgo, já com o inimigo a refugiar-se em tábuas.  No quinto, um manso, ora pegado ao solo, ora de bruscas arrancadas, esteve esforçada e  nada mais podendo fazer.
   Pedro Salvador, esteve em bom plano no terceiro da ordem. Diligente com a ferragem comprida, pôs as bancadas ao rubro com três curtos emotivos, em sortes  ao piton contrário. No sexto, um codicioso toiro, que perseguia com ímpeto as montadas, voltou a rubricar uma excelente actuação, nos cites de largo, com ajustadas reuniões.
   Pegaram pelos Amadores do Ribatejo Pedro Coelho ao terceiro intento, João Guerreiro ao segundo e João Machacaz, na pega da tarde, num toiro com pouca mobilidade durante a lide, mas que saiu lesto e acometendo com violência para o forcado que se fechou poderosamente.
   Pelos Amadores da Azambuja, Daniel Mouchão e Pedro Sabino, fecharam-se de caras ao primeiro intento, e Daniel Reis à segunda tentativa.
   O Sr. Rogério Jóia, dirigiu com acerto, uma corrida que decorreu em bom ritmo, abolindo o intervalo.

SÓNIA  MATIAS
ANA  BATISTA


PEDRO  SALVADOR

JOÃO  MACHACAZ

DANIEL  REIS

RENHIDA COMPETIÇÃO
ENTRE REJONEADORES

   Uma renhida competição entre os rejoneadores Andy Cartagena, Diego Ventura e Leonardo Hernandez, teve lugar no passado dia 27, na Praça de Toiros de Talayuela (Cáceres). Com três quartos de casa, lidaram-se toiros de Castiblanco, e houve chuva de troféus, numa tarde triunfal em que os três actuantes abandonaram a praça em ombros. Andy Cartagena (duas orelhas e orelha), Diego Ventura (orelha e duas orelhas) e Leonardo Hernandez (duas orelhas e rabo  e duas orelhas).
ANDY  CARTAGENA

LEONARDO HERNANDEZ
DIEGO  VENTURA

domingo, 28 de abril de 2013

CORRIDA AGRADÁVEL
EM SAMORA CORREIA



   Amanhã não perca a reportagem da corrida realizada esta tarde, em Samora Correia, que resultou num espectáculo agradável, em que intervieram Sónia Matias, Ana Batista e Pedro Salvador. Os Forcados Amadores do Ribatejo e da Azambuja. Lidaram-se toiros de Oliveira Irmãos, bem apresentados.


MANUEL DIAS GOMES
EM OMBROS

MANUEL  DIAS  GOMES

   Tarde auspiciosa para o jovem novilheiro Manuel Dias Gomes, que ontem dia 27 actuou na Praça de Toiros de Santa Cruz de Mudela (Ciudad Real). Cortou duas orelhas e rabo a um bravo novilho de Cebada Gago, que foi contemplado com volta no arraste. No primeiro, o diestro Luso foi ovacionado. Completaram o cartaz, Emílio Huertas ( orelha e orelha) e Martin Campanário (orelha e silêncio após aviso). No final, Dias Gomes e Huertas saíram da praça em ombros.


   DUAS ORELHAS PARA
PABLO HERMOSO DE MENDOZA


PABLO  HERMOSO  DE  MENDOZA

   Pablo Hermoso de Mendoza, consagrou-se com mais uma tarde triunfal, na Praça de Toiros de Tlaquepaque (México), na corrida realizada ontem dia 27. Pablo logrou cortar duas orelhas ao segundo toiro de Xaxay, tendo sido ovacionado no primeiro. Completaram o cartaz Alfredo Gutierrez (orelha e silêncio) e Arturo Saldivar (silêncio em ambos). Hermoso de Mendoza foi sacado em ombros, no final do festejo.


   
TRIUNFO DE DIEGO SILVETI
EM AGUASCALIENTES

DIEGO  SILVETI

   O matador Azteca Diego Silveti, triunfou ontem dia 27,  na Corrida realizada na Praça Mexicana de Aguascalientes, onde decorre a Feira de San Marcos. Lidaram-se toiros de San Miguel de Mimiahuapán, pelos diestros espanhóis José António Camacho “Morante de la Puebla” (silêncio e ovação) e Alejandro Talavante (aplausos após aviso e orelha). Diego Silveti (duas orelhas e ovação), saiu da praça em ombros.


MANO - A - MANO
FERRERA E FANDIÑO
EM CÁCERES

ANTÓNIO FERRERA


   Actuaram ontem dia 27, na Praça de Toiros de Cáceres, os matadores de Toiros António Ferrera e Ivan Fandiño, que protagonizaram um mano -a– mano, numa corrida Goyesca. Lidaram-se toiros de José Luís Pereda (4) da divisa titular e de La Dehesilla (2), segundo ferro do mesmo ganadero. António Ferrera (orelha, orelha e duas orelhas após aviso) e Ivan Fandiño ( ovação após aviso, orelha e orelha). No final, ambos os diestros saíram da praça em ombros.

sábado, 27 de abril de 2013






   AMANHÃ 28 DE ABRIL
GRANDIOSA CORRIDA
EM SAMORA CORREIA


   Amanhã pelas 17 horas, realizar-se-à em Samora Correia, uma grandiosa corrida de toiros, em que serão lidados toiros do ferro Oliveira Irmãos. Actuarão as cavaleiras SÓNIA MATIAS, ANA BATISTA e o cavaleiro PEDRO SALVADOR. As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados AMADORES DO RIBATEJO e da  AZAMBUJA.

SÓNIA  MATIAS

ANA  BATISTA

PEDRO SALVADOR

FORCADOS AMADORES DO RIBATEJO

FORCADOS AMADORES DA AZAMBUJA


TRIUNFO DE PADILLA
EM SAN LUIS DE POTOSI

JUAN JOSÉ PADILLA

   Na corrida nocturna realizada ontem dia 26, na Praça Mexicana de San Luís de Potosi, o diestro Jerezano Juan José Padilla triunfou, cortando duas orelhas ao segundo do seu lote, escutando palmas após aviso, no seu primeiro. Pablo Hermoso de Mendoza, que lidou um lote complicado de Bernaldo de Quirós, escutou palmas em ambos. Completaram o cartaz Fermin Spínola (palmas e orelha) e Fermin Rivera (silêncio e palmas). Lidaram-se toiros de San José, para a lide apeada. Juan José Padilla foi sacado em ombros, no final da corrida.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

PABLO  HERMOSO  DE  MENDOZA

ORELHA PARA
HERMOSO E ADAME
EM AGUASCALIENTES


   Na quarta da Feira de San Marcos, em Aguascalientes (México), com casa cheia, realizou-se ontem dia 25 de Abril uma corrida mista em que Pablo Hermoso de Mendoza, escutou silêncio após a morte do primeiro toiro do seu lote e logrou cortar uma orelha ao segundo. Lidaram-se toiros de Los Encinos (2) e San Isidro (4), completando o cartaz os matadores de toiros Aztecas Fermin Spínola (ovacionado em ambos) e Joselito Adame (ovação e orelha).

quinta-feira, 25 de abril de 2013




 PABLO HERMOSO DE MENDOZA
GALARDOADO NO MÉXICO


 O rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza, foi declarado e recebeu o Troféu destinado ao Triunfador Máximo da Temporada Grande, na Monumental da Cidade do México. Troféu Instituído pela Peña 432, na sua segunda edição, veio substituir aquele que outrora instituía a Casa Domecq -  México.


“MORANTE DE LA PUEBLA”
NO MÉXICO


   O matador de toiros José António Camacho “Morante de La Puebla”, chegou hoje à Cidade de Aguascalientes, (México), em cuja Feira irá actuar em duas corridas. Assim no dia 27 deste mês, repartirá cartel com os matadores Alejandro Talavante e Diego Silveti, que lidarão toiros de San Miguel de Mimiahuapan. No dia 1 de Maio, lidarão toiros de Montecristo, tendo por companheiros de cartaz Rodolfo Rodriguez “El Pana” e Juan Pablo Sanchez.

quarta-feira, 24 de abril de 2013


  MIGUEL MOURA
COM NOVO APODERADO
EM PORTUGAL

    Ainda decorria o defeso, quando se começava a delinear a temporada 2013, o jovem cavaleiro praticante Miguel Moura, anunciava a sua união ao empresário João Pedro Bolota, como seu apoderado. Há dias, foi anunciado que Bolota deixara de apoderar o promissor e mais jovem dos Mouras, seguindo-se em tais funções Abel Correia, apoderado de João Moura pai, e parceiro de Bolota nalgumas organizações taurinas. No entanto, em Espanha, mantém-se a apoderada e ex. rejoneadora francesa Marie Sara, que apodera simultaneamente os irmãos Moura.

MIGUEL  MOURA

terça-feira, 23 de abril de 2013




Eleitos os Triunfadores
De Sevilha

   Começam a ser conhecidos os triunfadores da recém finda, Feira de Sevilha, outorgados por diversas entidades. Assim:
       Prémios Real Maestranza

Triunfador da Feira - Julian Lopez “El Juli”
Melhor Faena - Manuel Escribano.
Melhor Estocada - Manuel Escribano.
Melhor Rejoneador - Diego Ventura.
Melhor Subalterno - Juan José Trujillo.
Melhor Subalterno em Bandarilhas - David Adalid.
Melhor Picador - José António Flor.
Melhor Corrida Completa - Miura.
Melhor Toiro da Feira - “Datilero” de Miura, lidado por Manuel Escribano.

Prémios Corte Inglês -
-Puerta del Principe

Triunfador - Julián Lopez “El Juli”.
Melhor Faena - Julián Lopez “El Juli”.
Melhor Toureio de Capa - José António Camacho “Morante de la Puebla”.
Melhor Rejoneador - Diego Ventura.
Melhor Sorte de Matar - Manuel Escribano.
Melhor Bandarilheito - Juan José Trujillo.
Melhor Picador - José António Flor.
Melhor Curro de Toiros - Miura.
Menções Especiais a Título Póstumo - Dolores Aguirre, António Ignacio Vargas e Julián Salguero.

XXV Prémio Melhor Lição Toureira pela Aula Taurina da Escola de Tauromaquia - Manuel Escribano.

Prémio Doctores Villa. Equipe Médica da Maestrnza
Quite Artístico - Julian Lopez “El Juli”.
Quite Providencial - José António Camacho “Morante de la Puebla”.

Detalhe para Recordar Da Cadena Vincci -
José António Camcho “Morante de la Puebla”, por uma Meia - Verónica interminável.

Fotografia Julian Lopez “El Juli” / Domingo de Páscoa / Maurício Berho.


segunda-feira, 22 de abril de 2013


APRESENTADOS
OS CARTÉIS DAS FESTAS
DE ARRUDA DOS VINHOS

  Foram apresentados os cartéis que compõem a Feira Taurina, a realizar na aficionadíssima e castiça Vila de Arruda dos Vinhos. Duas corridas de toiros à Portuguesa, terão lugar nos próximos dias 16 e 17 de Agosto, organizadas de parceria pela Tertúlia local “O Piriquita” e a empresa Tauroleve.


Dia 16, lidar-se-á um imponente curro de toiros de Ortigão Costa, pelas cavaleiras SÓNIA MATIAS, ANA BATISTA e o cavaleiro MARCELO MENDES, estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de SANTARÉM e de VILA FRANCA DE XIRA.



Dia 17, realizar-se-á um Concurso de Ganaderias Luso—Espanhol. As divisas Portuguesas Palha, Oliveira Irmãos e Murteira Grave, em competição com as Espanholas Miura, Victorino Martin e Cebada Gago. Actuarão os cavaleiros LUIS ROUXINOL, DUARTE PINTO e JOÃO SALGUEIRO DA COSTA. Os Grupos de Forcados Amadores de MONTEMOR e de ARRUDA DOS VINHOS, pegá-los-ão.




CORRIDA TRIUNFAL
COM MUITOS TROFÉUS
E UM TOIRO INDULTADO

PABLO HERMOSO DE MENDOZA

   Ontem dia 21, teve lugar na Monumental “Lorenzo Garza”, na cidade de Monterrey (México), uma corrida de toiros com casa cheia e que ficou assinalada pelos muitos troféus cortados. Pablo Hermoso de Mendoza (duas orelhas e palmas), Fermin Spínola (silêncio e palmas), Octávio Garcia “El Payo” (duas orelhas e duas orelhas e rabo simbólicas, no toiro indultado) e Juan Pablo Sanchez (silêncio após aviso e duas orelhas). Lidaram-se de Julián Handam (5), Bernaldo de Quirós (2) e El Vergel (1). No final Hermoso, “El Payo” e Sanchez, saíram em ombros.


EM SEVILHA
MANUEL ESCRIBANO
CORTOU DUAS ORELHAS


   A corrida de encerramento da Feira, terminou da melhor forma. Manuel Escribano entrou no cartaz por via da substituição de Julian Lopez “EL Juli”, que foi colhido naquela arena, como noticiamos. Milita no montão onde tantos outros e bons toureiros estão. Chegou ontem dia 21, à Maestranza Sevilhana a jogar tudo por tudo. Esperemos que este triunfo lhe sirva para se lhe abrirem as portas de outras praças, como de tempos a tempos aconteceu com alguns toureiros, passarem quase do anonimato a figuras, entre outros citamos os casos  de Paco Ojeda, Ortega Cano, Juan António Ruiz “Espartaco” e César Rincón.
   Lidaram-se seis importantes toiros da ganaderia de Herdeiros de Eduardo Miura, perante uma casa cheia actuaram os matadores Rafael Rúbio Rafaelillo” (ovação após aviso e ovação), Javier Castaño (ovação e volta) e Manuel Escibano (ovação e duas orelhas). Escribano foi sacado em ombros no final pela porta de quadrilhas.

RAFAEL  RUBIO  "RAFAELILLO"