quinta-feira, 31 de outubro de 2013

  

50º ANIVERSÁRIO DA PRAÇA DE

TOIROS DE QUERETARO 

  INTERIOR DA BELA PRAÇA DE TOIROS DE SANTA MARIA DE QUERETARO 
   A Praça de Toiros Mexicana de Santa Maria de Queretaro, cumprirá no próximo dia 22 de Novembro, o 50ª aniversário da sua inauguração. A efeméride é celebrada com uma corrida de toiros Hispano—Mexicana, em que actuarão os diestros Hispanos Julian Lopez “El Juli” , Alejandro Talavante, e os aztecas Eulálio Lopez  “El Zotoluco” e Octávio Garcia “El Payo”, que enfrentar-se-ão com toiros de Barralva e Fernando de La Mora.

TOIROS DE JAVIER GARFIAS NO CURRAL DA PRAÇA DE QUERETARO
“MORANTE DE LA PUEBLA”
CHEGOU AO MÉXICO
JOSÉ  ANTÓNIO  CAMACHO  "MORANTE DE LA PUEBLA"
   Já se encontra em terras mexicanas, o matador de toiros espanhol José António Camacho “Morante de La Puebla”, para iniciar a sua campanha mexicana, que terá início no próximo sábado dia 2 de Novembro, em Aguascalientes, alternando com Juan Pablo Sanchez e Diego Silveti. No dia imediato apresentar-se-á na Monumental da Cidade do México, tendo por companheiros de cartel Eulalio Lopez “El Zotoluco” e David Silveti. Nesta corrida, “El Zotoluco” assinala a 70ª actuação na Monumental de Insurgentes como matador, onde conta no seu palmarés com o corte de 61orelhas, 1 rabo e um toiro indultado, desde a alternativa recebida em 26 de Novembro de 1989.

CURRO VASQUEZ APODERA
ALEJANDRO TALAVANTE
CURRO  VASQUEZ
   O matador de toiros Linarense retirado Curro Vasquez, fez-se cargo do apoderamento do diestro de Badajoz, Alejandro Talavante, sucedendo nestas funções a Manuel Martinez Erice.
   Curro Vasquez que fora um artista nato, actuando em diversas ocasiões em praças portuguesas, após a retirada das arenas dedicou-se ao apoderamento tendo representado seu sobrinho Cayetano Rivera Ordoñez e José António Camacho “Morante de La Puebla”.


PACO CAMINO
HOMENAGEADO NO MÉXICO

   O matador de toiros retirado Paco Camino, foi homenageado no passado Domingo dia 27 durante a corrida que deu início à Temporada Grande, na Praça de Toiros Monumental da Cidade do México. Camino deixou escritas algumas das mais belas páginas do toureio do Século XX, em faenas inolvidáveis pelas arenas por onde passeou a sua Bela Arte. Nesta homenagem foram relembradas as enormes faenas protagonizadas na Pátria Azteca, pelo diestro de Camas (Sevilha), um dos mais fiéis cultores da Escola Sevilhana, nas décadas dos anos 60, 70 e 80, em que se retirou do toureio activo.
   Nesta tarde de Homenagem actuaram os matadores José Maurício (palmas e silêncio após aviso), Alejandro Talavante (palmas, ovação e ovação, no sobrero que ofereceu) e Arturo Saldivar (orelha, ovação e ovação após aviso, no sobrero que ofereceu). Foram lidados oito toiros da ganaderia de Barralva.

CORRIDA DE ENCERRAMENTO
NO REDONDO
VITOR  RIBEIRO
   Na Praça de Toiros do Redondo, realizar-se-á no próximo dia 2 de Novembro, às 16,30, a Corrida de Encerramento da Temporada, desta vez organizada pela Empresa Campo e Praça. Serão lidados seis toiros da divisa de Pinto Barreiros, Mãe das Ganaderias Portuguesas. Cartel sugestivo com a participação dos cavaleiros Mestre António Ribeiro Telles , Rui Fernandes e Vítor Ribeiro. Pegarão os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e do Redondo, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e Domingos Jeremias.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

O FESTIVAL NA AZAMBUJA
RESULTOU NUM BOM
ESPECTÁCULO
  
   Um Grupo de Bandarilheiros liderado por Pedro Gonçalves, montou um Festival a Favor dos Soldados da Paz Azambujenses, em que se homenageou o valente matador de toiros Ricardo Chibanga, na simpática Vila de Azambuja. Numa tarde convidativa para o espectáculo tauromáquico, o público preencheu cerca de meia casa do tauródromo “ DR. Ortigão Costa”. Josué Salvado  lidou o 1º da tarde, que ostentava o ferro de Canas Vigouroux. Andou diligente na ferragem comprida, levando a cabo uma boa prestação nos curtos, com uma excelente montada do seu patrão, Luís Rouxinol, que na ocasião bregou com desenvoltura para o seu subalterno. Hugo Abreu fechou-se sem dificuldade numa boa pega de caras. João Ganhão teve uma lide hilariante, frente ao exemplar da Casa Prudêncio, em que divertiu e se divertiu. André Letra pegou com dificuldade, um toiro que derrotava fortemente. Pedro Gonçalves lanceou de capa um inimigo com idade, que ostentava o ferro de Santiago. Bandarilhou, e logo no primeiro par, foi violentamente volteado, ficando bastante combalido. A faena de muleta, executada nos tércios, foi cheia de raça, superando as dificuldades do antagonista. Fábio Machado lidou um encastado Canas Vigouroux, recebido com belas verónicas. Na faena de muleta ligou boas séries de derechazos e naturais, rematados com passes de peito. Cláudio Miguel recebeu com uma larga afarolada de joelhos o exemplar de Cochicho, que diga-se em abono da verdade, investia com nobreza. Bandarilhou-o em conjunto com Pedro Gonçalves e Mário Figueiredo, que se encontrava na bancada e desceu à arena. A faena de muleta, foi artística aproveitando a doçura do oponente,  que denotou escassez de forças. Paulo Sérgio recebeu o cornalão da Casa Prudêncio, com lances à Verónica  rematados com meia. A faena de muleta foi esforçada, condicionada pelas características do antagonista. Por último saiu um excelente exemplar de Carlos Falé Filipe, que proporcionou um saboroso êxito ao Joaquim Filipe Oliveira. Com o percal, lanceou-o à Verónica. Bandarilhou-o com um par a quarteio e um outro a quiebro. A faina com a flanela rubra teve profundidade e temple, ligada por ambos os lados, correndo a mão em muletazos de bom gosto. Lourenço Luzio dirigiu com a sua habitual afición, um espectáculo que agradou aos presentes. 

JESUÉ  SALVADO



LUIS ROUXINOL BREGANDO

HUGO  ABREU

CARLOS SANTOS RECOLHENDO UM TOIRO

JOÃO  GANHÃO

ANDRÉ  LETRA

RICARDO CHIBANGA RECEBENDO AS OVAÇÕES

SEQUÊNCIA DA COLHIDA DE PEDRO GONÇALVES

 PEDRO  GONÇALVES





CONTINUAÇÃO DO FESTIVAL DA AZAMBUJA PARTE II 
FÁBIO  MACHADO



MÁRIO  FIGUEIREDO

CLAUDIO MIGUEL





PAULO  SÉRGIO


JOAQUIM FILIPE OLIVEIRA





segunda-feira, 28 de outubro de 2013

EXALTAÇÃO AO FORCADO NO MONTIJO
 UM ESPECTÁCULO DIFERENTE!

JOÃO PEDRO BOLOTA CERNELHANDO UM TOIRO NA TARDE DA DESPEDIDA EM ALCOCHETE
   Essa figura tão genuinamente Lusitana, o destemido Forcado, vai integrar um espectáculo em moldes diferentes dos costumeiros. João Pedro Bolota, hoje  empresário taurino, que fora um destacado e completo forcado,  tanto pegava de caras, como primeiro ajuda ou cernelheiro, idealizou e levará a efeito na Praça de Toiros do Montijo nos próximos dias 2, 3 e 17 de Novembro, três espectáculos de toiros em que os actuantes serão os Forcados e os bandarilheiros que colocar-lhes-ão os toiros. Na arena Montijense desfilarão uma dúzia de Grupos, dos quais meia dúzia serão apurados para a grande final. Lidar-se-ão cada tarde , seis toiros da ganaderia de João Dias Coutinho. Eis as composições.
   Dia 2 de Novembro pelas 16 horas, actuarão os Grupos do Ribatejo, Montijo, Azambuja, Chamusca, Arronches e Arruda dos Vinhos.
  Dia 3 de Novembro pelas 16 horas, estarão em praça os Grupos da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Aposento do Barreta Verde de Alcochete, Alandroal, Monforte, Salvaterra de Magos e Monsaraz.
   Dia 17 de Novembro pelas 16 horas, será a grande final. Cada espectáculo terá o preço único de 5€. 
FORCADOS AMADORES DA TERTÚLIA TAUROMÁQUICA DO MONTIJO

FORCADOS AMADORES DO APOSENTO DO BARRETE VERDE DE ALCOCHETE

FORCADOS AMADORES DO ALANDROAL

FORCADOS AMADORES DE SALVATERRA DE MAGOS

FORCADOS AMADORES DE MONFORTE


FORCADOS  AMADORES  DE  MONSARAZ

O MEU INSTANTÂNEO DO FESTIVAL


domingo, 27 de outubro de 2013

ESPECTÁCULO AGRADAVEL
DE HOMENAGEM A
RICARDO CHIBANGA


   Esta tarde realizou-se na Praça de Toiros da Azambuja, um Festival os Bandarilheiros, cujo lucro reverteu a favor dos Bombeiros Locais, e onde foi prestada Homenagem ao matador de toiros português Ricardo Chibanga. Resultou num espectáculo agradável, em que os bandarilheiros actuaram de cavaleiros e espadas.
   AMANHÃ PUBLICAREMOS A NOSSA REPORTAGEM


HOMENAGEM
A RICARDO CHIBANGA
HOJE NA AZAMBUJA
FÁBIO  MACHADO
   O matador de toiros retirado Ricardo Chibanga, vai ser homenageado hoje dia 27 de Outubro pelas 16 horas, durante o Festival de Bandarilheiros, que se realizará na Praça de Toiros de Azambuja, e que será a favor dos Bombeiros locais. Actuarão como cavaleiros Josué Salvado e João Ganhão, como espadas Pedro Gonçalves, Fábio Machado, Paulo Sérgio, Cláudio Miguel e Joaquim Filipe Oliveira. Pegarão os Forcados Amadores da Azambuja.

HOJE DIA 27 DE OUTUBRO
CORRIDA NO MONTIJO
FORCADOS  AMADORES  DE  ALCOCHETE
   António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Gilberto Filipe serão os cabeças de cartaz, da corrida a realizar esta tarde de dia 27 de Outubro, pelas 16,30, na Monumental “Amadeu Augusto dos Santos”, no Montijo. Um imponente curro de toiros do Engº Luís Rocha, será pegado pelos Grupos de Forcados Amadores do Montijo e Alcochete.


sábado, 26 de outubro de 2013

O GALO PANELEIRO

  O GALO PANELEIRO


   Numa das muitas deslocações que faço por este país fora, deparei-me afixado no exterior de um Restaurante no Cartaxo, que serve como iguaria “ Galo Paneleiro”. Desconhecía que tal praga (não era pratica de certos humanos), já se estendera aos galináceos. Desculpai-me esta terminologia de português vernáculo, mas sempre tive e tenho por hábito, apelidar os bois pelos nomes.

CORRIDA DO VINHO 
ANULADA EM ESTREMOZ 

   A corrida anunciada para a tarde de hoje dia 26, que se deveria realizar na Praça de Toiros de Estremoz, ficou anulada, devido ás fortes chuvadas com que São Pedro tem brindado os aficionados Lusos.


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

 CORRIDA DE ENCERRAMENTO
NO REDONDO
VITOR  RIBEIRO
    Na Praça de Toiros do Redondo, realizar-se-à no próximo dia 2 de Novembro, às 16,30, a Corrida de Encerramento da Temporada, desta vez organizada pela Empresa Campo e Praça. Serão lidados seis toiros da divisa de Pinto Barreiros, Mãe das Ganaderias Portuguesas. Cartel sugestivo com a participação dos cavaleiros Mestre António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Vítor Ribeiro. Pegarão os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e do Redondo, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e Domingos Jeremias.

HOMENAGEM
A RICARDO CHIBANGA
NA AZAMBUJA
JOAQUIM FILIPE OLIVEIRA
   O matador de toiros retirado Ricardo Chibanga, vai ser homenageado no próximo dia 27 de Outubro pelas 16 horas, durante o Festival de bandarilheiros, que se realizará na Praça de Toiros de Azambuja, e que será a favor dos Bombeiros locais. Actuarão como cavaleiros Josué Salvado e João Ganhão, como espadas Pedro Gonçalves, Fábio Machado, Paulo Sérgio, Cláudio Miguel e Joaquim Filipe Oliveira. Pegarão os Forcados Amadores da Azambuja.

27 DE OUTUBRO
CORRIDA NO MONTIJO
GILBERTO  FILIPE
   António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Gilberto Filipe serão os cabeças de cartaz, da corrida a realizar no próximo dia 27 de Outubro, pelas 16,30, na Monumental “Amadeu Augusto dos Santos”, no Montijo. Um imponente curro de toiros do Engº Luís Rocha, será pegado pelos Grupos de Forcados Amadores do Montijo e Alcochete.

CORRIDA DO VINHO
AMANHÃ EM ESTREMOZ
RUI  SALVADOR
   A Empresa Campo e Praça Lda levará a efeito amanhã dia 26 de Outubro, pelas 17 horas na Praça de Toiros de Estremoz, uma Corrida de Toiros denominada do Vinho. Actuarão os cavaleiros RUI SALVADOR, VITOR RIBEIRO, SÓNIA MATIAS, GILBERTO FILIPE, TIAGO CARREIRAS e o amador Colombiano JACOBO BOTERO. Lidar-se-ão seis toiros de José Luís Pereda e La Dehesilla, ambos ferros do famoso ganadero espanhol. As pegas estarão a cargo dos conceituados Grupos de Forcados Amadores de Évora e do Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por António Alfacinha e José Pedro Pires da Costa.