quarta-feira, 30 de abril de 2014

TOIROS NO MONTIJO AMANHÃ 1 DE MAIO

TOIROS NO MONTIJO
AMANHÃ 1 DE MAIO
TIAGO  MARTINS
   Realizar-se-à amanhã dia 1 de Maio, pelas 16,30 na Monumental “Amadeu Augusto dos Santos” no Montijo, o Festival a Favor do Fundo de Assistência do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo. Lidar-se-ão novilhos—toiros das ganaderias de João Ramalho, Passanha, Engº Luís Rocha, Jorge Mendes, Fernando Palha e Santos Silva, que serão toureados pelos cavaleiros Ana Batista, Pedro Salvador, Marcelo Mendes, Tiago Martins, pelos praticantes Filipe Ferreira e Verónica Cabaço e pela amadora Mara Pimenta. Pegarão os Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, da Moita, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Azambuja, Arronches, Monsaraz e Arruda dos Vinhos.   

ESTREMOZ CORRIDA A 2 DE MAIO

ESTREMOZ
CORRIDA A 2 DE MAIO 
JOÃO  MOURA  filho

   Na noite de 2 de Maio, pelas 22 horas, terá lugar na Praça de Toiros de Estremoz, uma Grandiosa Corrida de Toiros. Sob a responsabilidade organizadora da Empresa do Campo Pequeno, com Rui Bento ao leme, a quem foram entregues os destinos do Tauródromo Estremocense, será um cartaz 100% alentejano. Lidar-se-ão seis toiros da ganaderia Passanha, pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, João Moura filho e João Maria Branco, estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Portalegre, Monforte e do Redondo

terça-feira, 29 de abril de 2014

A FESTA EM SAMORA CORREIA

A FESTA EM
SAMORA CORREIA
   Na castiça e aficionada Vila Ribatejana de Samora Correia,  por ocasião da sua Feira Anual, a empresa Tauroleve levou a efeito um Festival Taurino. Numa tarde de um radioso sol e perante cerca de meia lotação da Praça de Toiros desmontável ali instalada, actuaram os cavaleiros António Maria Brito Paes, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Marcelo Mendes, João Salgueiro da Costa e Mara Pimenta, com os Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo e da Arruda dos Vinhos, formaram o cartaz, num espectáculo bem dirigido pelo Sr. Rogério Jóia.

   António Maria Brito Paes abriu a função, lidando um codicioso exemplar da Casa Prudêncio, em que deixou patente todo o bom calção que é, e o primoroso arranjo das suas montadas. Desenvolveu uma lide agradável, recheada de pormenores de bom toureio.
   Marcos Bastinhas, perante um exemplar de Santa Maria, que cedo buscou as tábuas, esteve voluntarioso e alegre, numa lide de entrega, a demonstrar o bom momento que atravessa. Boa surtiu a ferragem comprida, e na curta, facilmente chegou às bancadas, com três arrepiantes ferros em sortes cambiadas.
  A Duarte Pinto coube um bom novilho da Casa Prudêncio, que por ironia do destino, era filho de um toiro ferro Campos Peña, que Duarte lidara na Nazaré, há quatro anos atrás. Foi uma lide muito no seu estilo sóbrio e repousado. Cites, deixando vir de largo o antagonista, para com este se reunir e cravar garbosamente.
   Marcelo Mendes toureou o novilho de João Ramalho sem grandes cometimentos. Inúmeras foram as passagens em falso, não se sentindo a gosto, muito aquém daquilo a que nos habituou.
   João Salgueiro da Costa, teve pela frente um perigoso toiro da divisa Palha. Violento nas investidas, adiantando-se às montadas, foi com estoicismo que lhe colocou a ferragem, numa actuação decorosa e voluntariosa.
   Mara Pimenta uma jovem esforçada, em fase de aprendizagem, que de actuação após actuação se lhe nota uma franca progressão. Airosa nas preparações, faltou-lhe a correcta consumação das sortes, abusando da velocidade e das passagens em falso, perante o colaborante novilho de Nuno Casquinha.
   Das pegas, a salientar a efectuada por Joaquim Consolado, ao quinto da ordem pela dureza do antagonista. Pegaram ainda pelos Amadores do Ribatejo Nelson Silva e João Oliveira. Pelos de Arruda dos Vinhos foram à cara Luís Martins, Bruno Silva e Pedro Sabino.
ANTÓNIO  MARIA  BRITO  PAES


 NELSON SILVA
 MARCOS BASTINHAS


 BRUNO  SILVA
 DUARTE  PINTO



 MARCELO  MENDES


 JOÃO  SALGUEIRO DA COSTA


 JOAQUIM  CONSOLADO
 MARA PIMENTA



PEDRO  SABINO

O MEU INSTANTÂNEO DO FESTIVAL


segunda-feira, 28 de abril de 2014

ONTEM EM SAMORA CORREIA

ONTEM EM
SAMORA CORREIA

Teve lugar ontem dia 27 em Samora Correia, um Festival Taurino que resultou num agradável espectáculo, tal como a tarde de um sol radioso que imperou. Lidaram-se novilhos - toiros das ganaderias Prudêncio (2), Santa Maria, João Ramalho, Palha e Nuno Casquinha, pelos cavaleiros António Maria Brito Paes, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Marcelo Mendes, João Salgueiro da Costa e Mara Pimenta. Pegaram os Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo e da Arruda dos Vinhos.

LOGO NÃO PERCA A NOSSA REPORTAGEM.


"EL CID" E LUQUE EM OMBROS

“EL CID” E LUQUE
EM OMBROS
MANUEL DE JESUS "EL CID"
   Os matadores Manuel de Jesus “El Cid” e Daniel Luque triunfaram no passado dia 26, na Praça de Toiros de Palos de La Frontera (Huelva), de onde saíram em ombros. Com cerca de três quartos de público, lidaram-se toiros de José Luís Pereda e La Dehesilla, pelos diestros Manuel de Jesus “El Cid” (ovação e duas orelhas), José Doblado (silêncio e ovação) e Daniel Luque (duas orelhas e orelha).

O TRIUNFO DE "FINITO DE CÓRDOBA"

O TRIUNFO DE
“FINITO DE CÓRDOBA”
JUAN  SERRANO  "FINITO DE CÓRDOBA"
   O matador de toiros “Finito de Córdoba” saiu em ombros no passado dia 26, da Praça de Toiros de Brihuega, em que se lidaram toiros de Angel Sanchez e Victoriano del Rio. Actuaram Diego Ventura (silêncio e orelha), Juan Serrano “Finito de Córdoba” (silêncio e duas orelhas após aviso), Miguel Abellán (silêncio e orelha com petição de outra) e Ivan Fandiño (orelha após aviso e silêncio).


CONCURSO DE GANADERIAS EM ZARAGOSA

CONCURSO DE GANADERIAS
EM ZARAGOSA
ANTÓNIO  FERRERA
   Resultou num bom espectáculo, embora sem corte de troféus, a corrida de encerramento da Mini-Feira de San Jorge, que teve lugar no passado dia 26, na Praça de Toiros de La Misericórdia, na cidade do Túria, Zaragoza. Apresentaram-se a concurso exemplares das ganaderias de Zalduendo, Celestino Cuadri, Alcurrucén, Adolfo Martin, Fuente Ymbro e de Ana Romero (devolvido, saindo o sobrero, do ferro de Alcurrucén). António Ferrera (ovação e silêncio), Javier Castaño (palmas e volta após petição de orelha) e Luís António Gaspar “Paulita” (ovação e ovação após petição de orelha).
   O Toiro “Artillero” de Celestino Cuadri, foi o vencedor, tendo ido ao cavalo de picar, cinco vezes.
O Melhor Picador, foi José Manuel Sanguesa da quadrilha de “Paulita”, que picou primorosamente o exemplar de Alcurrucén.
António Ferrera foi o Melhor Lidador.


domingo, 27 de abril de 2014

MANO - A -MANO "MORANTE" E ADAME EM AGUASCALIENTES

MANO—A—MANO
“MORANTE” E ADAME
EM AGUASCALIENTES
JOSÉ  ANTÓNIO  CAMACHO  "MORANTE DE LA PUEBLA"
   Parco em troféus, foi o resultado do mano-a-mano protagonizado ontem dia 26, por “Morante de La Puebla” e Joselito Adame na 4ª corrida da Feira de San Marcos em Aguascalientes. Com casa cheia, lidaram-se toiros de San Miguel de Mimiahuapan. José António Camacho “Morante de La Puebla” (silêncio, silêncio após aviso e bronca) e Joselito Adame (palmas, duas orelhas e ovação), tendo saído em ombros.


PABLO HERMOSO E ELOY CAVAZOS EM OMBROS

   PABLO HERMOSO E
ELOY CAVAZOS EM OMBROS
PABLO  HERMOSO  DE  MENDOZA
   No Festival Taurino realizado ontem dia 26 de Abril, na Praça de Toiros mexicana de León, Pablo Hermoso de Mendoza e Eloy Cavazos, saíram triunfalmente em ombros. Lidaram-se novilhos toiros de Villa Carmela (3), Bernaldo de Quirós (1), Teófilo Gomez (1) e Cuco Peña (2). Actuaram o rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza (duas orelhas e duas orelhas e rabo), os matadores de toiros Eloy Cavazos (duas orelhas), Juan Pablo Sanchez (orelha) e os novilheiros António Lomelin (palmas), Fermin Espinosa “Armillita IV” (palmas) e Patrício Pons (palmas).


sábado, 26 de abril de 2014

JOSELITO ADAME EM OMBROS

JOSELITO ADAME
EM OMBROS
DIEGO  SILVETI
   Na Praça de Toiros “El Relicário”, na cidade mexicana de Puebla, realizou-se ontem dia 25, uma corrida que registou dois terços de entrada de público, e de onde o diestro Joselito Adame, saiu em ombros, acrescentando mais um triunfo à sua triunfal campanha. Lidaram-se toiros das ganaderias de San José (5) e La Punta (1). Joselito Adame (silêncio após aviso e duas orelhas), Arturo Saldivar (ovação e volta) e Diego Silveti (orelha e palmas).


PRAÇA CHEIA EM AGUASCALIENTES

PRAÇA CHEIA EM
AGUASCALIENTES
PABLO  HERMOSO  DE  MENDOZA
   A corrida realizada ontem dia 25, na cidade mexicana de Aguascalientes, teve casa cheia. Uma corrida mais integrada na mais importante Feira Mexicana, a de San Marcos. O rejoneador navarro Pablo Hermoso de Mendoza (ovação e orelha), Octávio Garcia “El Payo” (silêncio, aplausos e silêncio, no sobrero que ofereceu) e Juan Pablo Sanchez (orelha e ovação). Foram lidados toiros das ganaderias de Júlio Delgado e de La Estancia.