quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ENCERRAMENTO DA TEMPORADA EM ÉVORA

ENCERRAMENTO DA TEMPORADA
EM ÉVORA
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
   Realizar-se-á no próximo dia 1 de Novembro, pelas 17 horas  na Arena d´Évora uma corrida de toiros à portuguesa, para encerramento da temporada nacional 2015. Promovida pela Empresa Toiros & Tauromaquia de António Manuel Cardoso, e a favor da Sol Sal, actuarão os cavaleiros António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro, Ana Batista, Tomás Pinto e o praticante Rui Guerra. Será lidado um curro de toiros da ganaderia Passanha e as pegas estarão a cargo dos grupos de forcados Amadores de Évora e de São Manços.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

FERRERA E "EL TATO" separaram-se

FERRERA E “EL TATO”
SEPARAM-SE
   O diestro António Ferrera e o matador retirado Aragonês Raul Gracia “El Tato” deram por finalizada a relação de apoderamento que os unia desde há quatro temporadas. Ferrera um toureiro muito querido pela afición portuguesa, mercê das muitas actuações e triunfos em inúmeros tauródromos lusos, foi nos seus inícios muito apoiado por ganaderos portugueses, nomeadamente por Simão Malta e Dr. Barata Freixo, foi discípulo do matador Armando Soares.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

VASCO TABORDA APODERA MOURAS

VASCO TABORDA
APODERA MOURAS
   Retirado das arenas no ano 2000, o antigo cavaleiro António Vasco Taborda sobressaiu na época passada, como apoderado do cavaleiro João Salgueiro da Costa, união que teve o seu epilogo no passado dia 6 de Outubro, após a corrida  em Vila Franca de Xira. Seguidamente foi convidado pelo cavaleiro João Moura, para apoderá-lo e a seu filho Miguel, Vasco Taborda aceitou, e passa desde agora a representar os cavaleiros de Monforte, de parceria com o bandarilheiro Ganhão, sucedendo assim, a Abel Correia, de quem ao fim de dez anos, se desligaram.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CORRIDA DE BENIFICÊNCIA EM SANTARÉM

CORRIDA DE BENIFICÊNCIA
EM SANTARÉM
JOSÉ FRANCISCO CORTES
   A empresa Aplaudir levará a efeito no próximo dia 24, pelas 16,30, a Tradicional Corrida a Favor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, com que encerra a Temporada 2015 no tauródromo Scalabitano. Actuarão os cavaleiros Francisco Cortes, Gilberto Filipe, Filipe Gonçalves, Tomás Pinto, António d´Almeida e a praticante Mara Pimenta. Serão lidados seis toiros das ganaderias Casa Prudêncio, Paulo Caetano, Pinto Barreiros e Fontembro, que serão pegados pelos valorosos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Chamusca.

A DESPEDIDA DE FERMIN BOHORQUEZ

A DESPEDIDA DE
FERMIN BOHORQUEZ
   O excelente rejoneador  Hispano Fermin Bohorquez Domecq, disse ontem dia 18, o adeus às arenas, na Praça de Toiros de La Misericórdia de Zaragoza, na corrida de encerramento da Feira del Pilar, na sua edição de 2015. Cultor do rejoneio puro, Fermin Bohorquez que se despediu da aficion portuguesa na corrida do passado dia 1 de Outubro no Campo Pequeno, é filho do rejoneador—ganadero do mesmo nome e sobrinho de Álvarito Domecq,  passeou a sua arte por todas as arenas do Planeta taurino, sendo um apaixonado pelo cavalo Lusitano, tendo ao longo dos tempos tido, na sua quadra, vários destes exemplares. Na corrida de despedida, lidou toiros da sua ganaderia, escutando ovação e volta. Alternou com Pablo Hermoso de Mendoza (ovacionado em ambos) e a jovem rejoneadora francesa Lea Vicens (ovação e duas orelhas, abandonou a praça em ombros). Uma bonita moldura humana, apresentou o tauródromo “Maño”, quase cheio.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

FESTIVAL BENÉFICO EM BEJA

FESTIVAL BENÉFICO
EM BEJA
JOEL ZAMBUJEIRA
   Realizar-se-à no próximo Domingo dia 18, com início às 16 horas, um Festival Taurino Benéfico em que se despedirá o forcado Joel Zambujeira, cabo dos Amadores de Cascais. Lidar-se-ão seis toiros das ganaderias Irmãos Dias, Varela Crujo, Santa Maria, Gregório Oliveira, Sesmarias Velhas e Passanha Sobral. Actuarão os cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol, Tito Semedo, Ana Batista, Marcos Bastinhas e o praticante Luis André Rouxinol. Pegarão a solo, os Forcados Amadores de Cascais.    
LUIS ROUXINOL
COMO EXTINGUIR ALGUMAS  PRAGAS
QUE MOLESTAM NO QUATIDIANO

domingo, 11 de outubro de 2015

A TRILOGIA DO ÊXITO EM VILA FRANCA DE XIRA EM 9 DE OUTUBRO

A TRILOGIA DO ÊXITO
   Corrida adiada tem quase sempre o inconveniente de fraca afluência de público. Pois foi o que aconteceu na noite do passado dia 9, na Praça de Toiros de Vila Franca de Xira, em que o público não compareceu em demasia, como era de esperar, já que era apresentado um elenco de luxo, composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e Manuel Ribeiro Telles Bastos, o matador António João Ferreira, os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira, frente a seis imponentes toiros da consagrada ganaderia de Murteira Grave.
    António Ribeiro Telles esteve diligente frente ao primeiro, que se adiantava à montada. No quarto, foi todo ele um compêndio de arte e bom gosto, de como se lida um bravíssimo toiro, com as bancadas ao rubro rendidas ao poderio toureio de Mestre António. Para culminar esta ,trilogia exitosa, uma “Monumental” pega de caras de Luis Sepúlveda. No final, volta de luxo para  cavaleiro, forcado e ganadero.
   Manuel Ribeiro Telles Bastos esteve esforçado perante o segundo da noite, que com emoção galopou velozmente, mas com o desenrolar da lide, foi apresentando dificuldades, resolvidas com solvência pelo jovem ginete. No quinto, esteve em bom plano, colocando emocionante ferragem.
   António João Ferreira recebeu de capa o terceiro, com lances de joelhos à verónica. Após o tércio de bandarilhas, passou à muleta do diestro, que lhe instrumentou várias séries de derechazos e naturais, com o antagonista a humilhar, numa aplaudida faena. O sexto pouco lhe permitiu com o percal. O génio do toiro a revolver-se num palmo de terreno e a necessitar dois “Puyazos”, não lhe permitiu executar uma faena repousada, destacando-se alguns naturais culminados com a chuva a fazer a sua aparição.
   Destacaram-se no tércio de bandarilhas João Ferreira, Cláudio Miguel e Joaquim Filipe Oliveira. Completaram as pegas de caras, Lourenço Ribeiro, Gonçalo Filipe dobrado por David Moreira e Francisco Faria.
   Ao intervalo da corrida, a empresa de Paulo Pessoa de Carvalho e Jorge Vicente, bem como o Club Taurino Vilafranquense, prestaram uma Homenagem ao matador de toiros retirado Mário Coelho, pelos 60 anos de toureio e a quem a Autarquia local distinguiu com uma bela Exposição, no Celeiro da Patriarcal da cidade e que poderá ser ainda visitada até ao próximo dia 24. 
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
 ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
 LOURENÇO RIBEIRO
 MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS
 GONÇALO FILIPE
 ANTÓNIO JOÃO FERREIRA

 MÁRIO COELHO HOMENAGEADO
 ANTÓNIO RIBEIRO TELLES

 LUIS SEPÚLVEDA
 A TRILOGIA DO ÊXITO
 MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS

 FRANCISCO FARIA
 ANTÓNIO JOÃO FERREIRA

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

AMANHÃ 2ª CORRIDA DA FEIRA EM VILA FRANCA DE XIRA

AMANHÃ
2ª CORRIDA DA FEIRA
EM VILA FRANCA DE XIRA
   Amanhã dia 9 de Outubro, com início às 22 horas terá lugar na Praça de Toiros “Palha Blanco” em Vila Franca de Xira, uma corrida mista em que intervirão os cavaleiros António Ribeiro Telles, Manuel Ribeiro Teles Bastos, o matador de toiros António João Ferreira e os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira. Será lidado um imponente curro de toiros da conceituada ganaderia de Murteira Grave.
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS

ANTÓNIO JOÃO FERREIRA

CORRIDA DURA COM MOMENTOS EMOCIONANTES

CORRIDA DURA
COM MOMENTOS EMOCIONANTES
   Era enorme a expectativa gerada em torno da corrida que teve lugar na noite de ontem dia 6, em Vila Franca de Xira em que se anunciavam seis toiros, repartidos pela ganaderia andaluza de Miura e pela Herdade da Adema de Palha, em que seriam postos à prova três bravos cavaleiros Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e João Salgueiro da Costa,  com os forcados Amadores de Vila Franca excederam em bravura os seus antagonistas. Luis Rouxinol esteve em plano superior, frente ao primeiro Miura, de excelente apresentação, e igualmente ao exigente Palha. Vitor Ribeiro andou esforçado frente ao segundo, (com cara de vaca), e muito contestado pelo conclave, pela deficiente apresentação e com o sexto, o sobrero de ferro Oliveira, esteve estóico. João Salgueiro da Costa venceu com garra as dificuldades do “Cárdeno sevilhano” e no 5º tentou impor-se ao oponente, nem sempre o conseguindo. Estóicos estiveram os valentes forcados vilafranquenses em seis difíceis e espectaculares pegas de caras concretizadas por Ricardo Castelo, Gonçalo Filipe, Pedro Castelo, Bruno Casquinha, Ricardo Patusco e Rui Godinho. O público compareceu, quase esgotando a lotação do tauródromo.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
LUIS ROUXINOL
 RICARDO CASTELO
 VITOR RIBEIRO

 GONÇALO FILIPE
 JOÃO SALGUEIRO DA COSTA

 PEDRO CASTELO
 LUIS ROUXINOL

BRUNO CASQUINHA
 JOÃO SALGUEIRO DA COSTA
 RICARDO PATUSCO
 VITOR RIBEIRO
 RUI GODINHO

terça-feira, 6 de outubro de 2015

UMA AGRADÁVEL TARDE DE TOIROS NO MONTIJO

UMA AGRADÁVEL TARDE DE TOIROS NO MONTIJO

   Na tarde do passado dia 3, a Monumental “Amadeu Augusto dos Santos” no Montijo, abriu as portas para uma corrida de toiros, que resultou agradável. Lidaram-se seis toiros de Ascensão Vaz, bem apresentados e cinco destes com boas condições de lide. Intervieram os cavaleiros Vitor Gonçalves numa lide em crescendo, de ferro após ferro. Gilberto Filipe arrecadou um soberbo e alegre triunfo. Álvarito Bronze divertiu e divertiu-se. António de Almeida com dois curtos ao piton contrário, de suster a respiração. O praticante Carlos Miguel “Parreirita Cigano” que substituiu Tiago Carreiras, esteve esforçado perante um antagonista manso e de escassa mobilidade e a praticante Mara Pimenta, em dia de aniversário natalício, compôs uma atractiva e bem conseguida lide. Pegaram pelos Amadores locais Ricardo Parracho e José Pedro Suissas, pelos Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete foram caras Diogo Amaro e César Nunes, e pelos Amadores de Beja fizeram-no Moisés Moura e Bento Quadros e Costa.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
VITOR GONÇALVES

 RICARDO PARRACHO
 GILBERTO FILIPE

 DIOGO AMARO
 ÁLVARITO BRONZE

 MOISÉS MOURA
 ANTÓNIO D´ALMEIDA

 JOSÉ PEDRO SUISSAS
 CARLOS MIGUEL "PARREIRITA CIGANO"

CÉSAR NUNES
 MARA PIMENTA

 BENTO QUADROS E COSTA