sábado, 30 de janeiro de 2016

VIAGEM NO TEMPO - EXPOSIÇÃO DE IMAGENS DE H. DE CARVALHO DIAS

VIAGEM NO TEMPO
EXPOSIÇÃO DE IMAGENS
DE HENRIQUE DE CARVALHO DIAS
   Uma autêntica Viagem no Tempo, que dá o título à exposição de imagens, dividida em três partes, que Henrique de Carvalho Dias apresenta em Mourão e que estará patente entre os dias 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro. Engloba 11 imagens de toureiros que já partiram, 37 já retirados e 67 em actividade. Na “MERCIARIA ILEGAL - ATELIER & OFICINA”, um local acolhedor situado no centro da bela Vila de Mourão, poderão os visitantes observar as imagens captadas pelo autor. No mesmo local estarão disponíveis os mais recentes livros publicados por Henrique de Carvalho Dias intitulados “TAUROMAQUIA - EMOÇÃO E MAGIA 2014” e “O ÚLTIMO FERRO”, este, dedicado a José Mestre Batista
   A exposição poderá ser visitada nos dias 31 e 1 (entre as 11,30 e as 13 e das 18,30 às 20 horas). No dia 2 (entre as 11,30 e as 17 horas), na Rua de São Bento nº 9 (junto à Praça da República).

MINI - FEIRA TAURINA EM MOURÃO TERÁ INÍCIO AMANHÃ

   MINI - FEIRA TAURINA EM MOURÃO
TERÁ INÍCIO AMANHÃ
   Arranca amanhã dia 31 de Janeiro, a temporada taurina 2016 em Portugal, com o primeiro dos dois anunciados Festivais Taurinos, para a bonita Praça de Toiros de Mourão, integrados nas Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias.
   Por lesão contraída durante um treino, o jovem cavaleiro João Salgueiro da Costa, anunciado para o dia 1, vê-se impossibilitado de actuar, pelo que será substituído pelo também jovem cavaleiro “Parreirita Cigano”.

Dia 31 - Novilhos de Murteira Grave, para o cavaleiro Rui Fernandes, os forcados Amadores de Santarém e os matadores de toiros Juan Serrano “Finito de Córdoba”, Juan José Padilla, Juan Bautista, Fernando Robleño e Manuel Dias Gomes.
CARLOS MIGUEL "PARREIRITA CIGANO"
Dia 1 de Fevereiro às 15 horas, cavaleiros - António Maria Brito Paes, Francisco Palha e o praticante Carlos Miguel “Parreirita Cigano”, forcados Amadores de Monsaraz, o matador de toiros Paco Velásquez e o novilheiro Juan Carlos Carballo e a amadora Paula Santos. Lidar-se-ão novilhos de Carlos Falé Filipe,  António Raul Brito Paes, Joaquim Brito Paes, Manuel Passanha Sobral (2) e Murteira Grave.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

FEIRA TAURINA EM MOURÃO

FEIRA TAURINA EM MOURÃO
   A Praça de Toiros de Mourão será palco de uma Mini-Feira Taurina,  que dará início à temporada portuguesa 2016. Organizada pelo ganadero Joaquim de Sá Grave, constará de dois Festivais Taurinos, com início às 15 h, nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro e integrados nas Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias.

Dia 31 - Novilhos de Murteira Grave, para o cavaleiro Rui Fernandes, os forcados Amadores de Santarém e os matadores de toiros Juan Serrano “Finito de Córdoba”, Juan José Padilla, Juan Bautista, Fernando Robleño e Manuel Dias Gomes.
Dia 1 - cavaleiros - António Maria Brito Paes, Francisco Palha e João Salgueiro da Costa, forcados Amadores de Monsaraz, o matador de toiros Paco Velásquez e os novilheiros Juan Carlos Carballo e Paula Santos. Lidar-se-ão novilhos de Carlos Falé Filipe,  António Raul Brito Paes, Joaquim Brito Paes,Manuel Passanha Sobral (2) e Murteira Grave.

VIAGEM NO TEMPO - EXPOSIÇÃO EM MOURÃO

VIAGEM NO TEMPO
EXPOSIÇÃO DE IMAGENS
DE HENRIQUE DE CARVALHO DIAS 

   Uma autêntica Viagem no Tempo, que dá o título à exposição de imagens, dividida em três partes, que Henrique de Carvalho Dias levará a Mourão e estará patente entre os dias 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro, engloba 11 imagens de toureiros que já partiram, 37 toureiros retirados e 67 em actividade. Na “MERCIARIA ILEGAL - ATELIER & OFICINA”, um local acolhedor situado no centro da bela Vila de Mourão, poderão os visitantes observar as imagens captadas pelo autor. No mesmo local estarão disponíveis os mais recentes livros publicados por Henrique de Carvalho Dias intitulados “TAUROMAQUIA - EMOÇÃO E MAGIA 2014” e “O ÚLTIMO FERRO”, este, dedicado a José Mestre Batista
   A exposição poderá ser visitada nos dias 31 e 1 (entre as 11,30 e as 13 e das 18,30 às 20 horas). No dia 2 (entre as 11,30 e as 17 horas), na Rua de São Bento nº 9 (junto à Praça da República).

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

IGNACIO GARIBAY EM OMBROS

IGNACIO GARIBAY EM OMBROS
PEDRO GUTIERREZ "EL CAPEA"
   O matador de toiros azteca Ignacio Garibay, abriu na tarde de ontem dia 3 de Janeiro, a Porta Grande da Praça de Toiros Monumental do México, de onde saiu em ombros. Lidaram-se toiros de Arroyo Zarco, escassos de forças e de bravura, com excepção do lidado em quarto lugar e ao qual  Garibay executou uma bela faena, culminada com o corte das duas orelhas do oponente, que teve honras de arraste lento. No primeiro deu volta ao ruedo, após petição de orelha. Pedro Gutierrez “El Capea” esteve esforçado nas duas lides, escutando no final palmas e silêncio. Completou o cartaz Mário Aguilar (silêncio após aviso e silêncio).

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

GALA DA TAUROMAQUIA DO CLUBE TAURINO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALTER DO CHÃO

GALA DA TAUROMAQUIA DO CLUBE TAURINO
 DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALTER DO CHÃO

   No dia 29 de Janeiro, 6ª feira, pelas 21.15h vai decorrer no Cine Teatro de Alter a Gala da Tauromaquia do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão, que contará com uma parte musical e outra de entrega de galardões.
Desta vez a componente musical estará a cargo do grupo de rumbas e flamengos “ Los Bandoleros”, do Rancho Folclórico “As Ceifeiras”, da Banda Municipal Alterense, da Oficina de Sonhos e do Clube da Música do Agrupamento de Escolas de Alter.
   Quanto aos galardoados serão: Mestre João Branco Núncio (título póstumo), D. Francisco Mascarenhas, Mestre David Ribeiro Telles, Luís Miguel da Veiga,  Pedro Louceiro (título póstumo) e Frederico José Cunha (cavaleiros),  Maestro Manuel dos Santos (título póstumo), Maestro José Júlio, Maestro Mário Coelho (matadores de touros), João Nunes Patinhas, Simão Nunes Comenda, José Jorge Pereira, João Bonneville Franco, José Romão Tavares (forcados), José Tinoca, Amâncio Grilo (bandarilheiros), 100º Aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Santarém e  Tertúlia Festa Brava.
   Como habitualmente a anteceder a Gala da Tauromaquia haverá um jantar convívio entre os galardoados e os alunos do Clube Taurino.
Mais uma vez, toda a comunidade educativa estará envolvida num evento de âmbito nacional, que dignificará a Vila de Alter, a comunidade escolar e a Tauromaquia.

FEIRA TAURINA EM MOURÃO

FEIRA TAURINA EM MOURÃO
   A Praça de Toiros de Mourão será palco de uma Mini-Feira Taurina,  que dará início à temporada portuguesa 2016. Organizada pelo ganadero Joaquim Murteira Grave, constará de dois Festivais Taurinos nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, integrados nas Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias.

Dia 31 - Novilhos de Murteira Grave, para o cavaleiro Rui Fernandes, os forcados Amadores de Santarém e os matadores de toiros Juan Serrano “Finito de Córdoba”, Juan José Padilla, Paco Ureña, Fernando Robleño e Manuel Dias Gomes.
Dia 1 - cavaleiros - António Maria Brito Paes, Francisco Palha e João Salgueiro da Costa, forcados Amadores de Monsaraz, o matador de toiros Paco Velásquez e os novilheiros Juan Carlos Cabello e Paula Santos. Lidar-se-ão novilhos de Carlos Falé Filipe,  António Raul Brito Paes, Joaquim Brito Paes,Manuel Passanha Sobral (2) e Murteira Grave.

Informação recolhida do farpasblog, de Miguel Alvarenga.   

LIVROS DE HENRIQUE DE CARVALHO DIAS