terça-feira, 22 de março de 2016

A REAPARIÇÃO DE JOÃO SALGUEIRO

A REAPARIÇÃO DE
JOÃO SALGUEIRO
   João Salgueiro reaparecerá no próximo dia 14 de Abril, após dois anos de descanso, sem haver pisado as arenas, na corrida inaugural da temporada 2016, na Catedral do Toureio equestre Luso, o Campo Pequeno. Reparte cartel com João Ribeiro Telles filho e o rejoneador Manuel Manzanares, na lide de toiros de Veiga Teixeira, David Ribeiro Telles, Pinto Barreiros, Murteira Grave, São Torcato e Santa Maria. Completam o cartaz os Grupos de Forcados Amadores Real de Moura e do Aposento da Moita.

MAURICIO DO VALE APODERA "PEDITO DE PORTUGAL"

MAURICIO DO VALLE
APODERA “PEDRITO DE PORTUGAL”
   O conceituado cronista e excelente aficionado Maurício do Vale, fez-se cargo do apoderamento do matador de toiros Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal”. O acordo foi selado à maneira antiga, e por tempo indeterminado, com um aperto de mão. Recorde-se que Maurício do Vale apodera simultaneamente o matador Luis Vital “Procuna” e o promissor novilheiro João Augusto Moura, que em breve passará a engrossar as fileiras dos matadores de toiros.

segunda-feira, 21 de março de 2016

MUSEU DO CAMPO PEQUENO ENRIQUECIDO

MUSEU DO CAMPO PEQUENO
ENRIQUECIDO 

   Um traje azul celeste e oiro, foi ofertado ao Museu da Praça de Toiros pelo genial matador de La Puebla del Rio, José António Camacho “Morante de La Puebla”, que veio assim enriquecer o espólio do Museu da praça capitalina. Recorde-se que “Morante de La Puebla” actuará no próximo dia 30 de Junho, como único espada numa corrida goyesca, que decerto ficará memorável para a catedral do toureio lusa, a Praça de Toiros do Campo Pequeno.

quinta-feira, 17 de março de 2016

FEIRA DA ASCENSÃO NA CHAMUSCA COM DUAS IMPONENTES CORRIDAS DE TOIROS

FEIRA DA ASCENSÃO NA CHAMUSCA
DUAS IMPONENTES CORRIDAS DE TOIROS
   A Feira Taurina da Ascensão 2016, na castiça Vila da Chamusca, constará de duas imponentes corridas de toiros, promovidas pela empresa Toiros e Cultura de Paulo Pessoa de Carvalho e que terão lugar nos próximos dias 5 e 7 de Maio, ambas com início às 16,30 horas, cujos magníficos cartazes, serão os seguintes:
5 de Maio - Cavaleiros João Moura Caetano e Marcos Bastinhas.
Matador - Manuel Dias Gomes.
Forcados Amadores da Chamusca e Aposento da Chamusca.
6 Toiros de Manuel Coimbra.
MANUEL DIAS GOMES
7 de Maio - Cavaleiros António Ribeiro Telles, João Moura filho e Duarte Pinto.
Forcados Amadores da Chamusca e do Aposento da Chamusca.
6 Toiros de Francisco Romão Tenório.

ANA BATISTA CONTRATADA PARA A FEIRA TAURINA DA GRACIOSA

ANA BATISTA CONTRATADA PARA
 A FEIRA TAURINA DA GRACIOSA
    A cavaleira Ana Batista está anunciada para a Feira Taurina da Graciosa (Açores) onde estará presente nas duas corridas do certame que decorre nos dias 13 e 15 de Agosto.
ANA BATISTA
   Depois de uma temporada de 2015 em que obteve inúmeros triunfos entre os quais na Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, a 1 de Outubro, na Monumental do Campo Pequeno, a cavaleira de Salvaterra de Magos regressa ao arquipélago açoreano para dois compromissos onde voltará a deleitar a afición local, e onde irá alternar com os cavaleiros locais Tiago e João Pamplona, bem como com os forcados Amadores de Coruche, Tertúlia Tauromáquica Terceirense e Ramo Grande. Os toiros a lidar serão de Rego Botelho (dia 13) e Eng.º
José Samuel Lupi e Rio Frio (dia 15).

HOMENAGEM PÓSTUMA A FERNANDO PALHA NA CORRIDA DO TOMATE EM VILA FRANCA

HOMENAGEM PÓSTUMA A
FERNANDO PALHA NA CORRIDA DO TOMATE EM VILA FRANCA
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
   O ganadero recentemente falecido Fernando Palha será homenageado a título póstumo no próximo dia 1 de Maio, numa corrida de toiros promovida pela empresa Toiros e Cultura de Paulo Pessoa de Carvalho, na Praça de Toiros “Palha Blanco” em Vila Franca de Xira. Cartaz deveras interessante composto pelos cavaleiros ANTÓNIO RIBEIRO TELLES, MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS e FRANCISCO PALHA, estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e das Caldas da Rainha. Serão lidados toiros de David Ribeiro Telles, Branco Núncio, António Silva, Canas Vigouroux, Fernando Pereira Palha e Passanha Sobral.

2ª FEIRA DE PÁSCOA EM SOUSEL

2ª FEIRA DE PÁSCOA
EM SOUSEL
MARCELO MENDES
   A empresa Tauroleve levará a efeito no próximo dia 28 de Março pelas 17 horas, a tradicional corrida de toiros de 2ª feira de Páscoa na Praça de Toiros “Pedro Louceiro” em Sousel, integrada na Romaria de Nossa Senhora do Carmo. Serão lidados seis toiros de Silva Herculano, pelos cavaleiros FRANCISCO CORTES, MARCELO MENDES e a praticante CLAUDIA ALMEIDA. As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Coruche e da Amareleja.

segunda-feira, 7 de março de 2016

SANTARÉM ABRE TEMPORADA 2016

SANTARÉM ABRE TEMPORADA
2016
ANTÓNIO D´ ALMEIDA
   Domingo de Ramos dia 20, pelas 16 horas, a Empresa Aplaudir de João Pedro Bolota levará a efeito a sua primeira corrida em 2016, na Monumental “Celestino Graça” em Santarém. Actuarão os cavaleiros LUIS ROUXINOL, SÓNIA MATIAS, FILIPE GONÇALVES, MARCOS BASTINHAS, ANTÓNIO DE ALMEIDA e a praticante MARA PIMENTA, que lidarão um curro de toiros de Cunhal Patrício, estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Montemor.

domingo, 6 de março de 2016

TRÊS DIESTROS EM OMBROS

TRÊS DIESTROS EM OMBROS
JOSÉ GARRIDO
   Numa corrida de toiros de três Nações, México, Espanha e Perú, marcou o pré - encerramento da Feira Taurina de Olivença, que teve lugar na manhã de hoje dia 6, e que resultou num espectáculo de alto nível, com os três diestros, no final, a sair em ombros da praça. Frente a um bom e nobre curro de toiros de Joaquin Nuñez del Cuvillo, com os lidados em 3º e 4º lugar, a ter honras de volta no arraste, e com algum sector do público a reclamar o indulto, Joselito Adame (orelha e duas orelhas), José Garrido (duas orelhas e orelha) e Andrés Roca Rey (duas orelhas e rabo e ovação após petição de orelha).

sábado, 5 de março de 2016

"JUANITO" DEBUTOU SEM SORTE COM PICADORES EM OLIVENÇA

“JUANITO” DEBUTOU SEM SORTE
COM PICADORES EM OLIVENÇA
JOÃO SILVA "EL JUANITO"
   O novilheiro Luso João Silva “El Juanito”, aluno da Escola de Tauromaquia de Badajoz, debutou com picadores na novilhada realizada esta manhã de dia 5, na Praça de Toiros de Olivença, não tendo sorte com o lote que lhe tocou, que como os demais novilhos, pertenciam ao matador Alejandro Talavante. Alternou com o Jerezano Ginés Marin (orelha e duas orelhas) e o também debutante, o sevilhano Alfonso Cadaval (ovação após aviso e orelha). Ginés Marin abandonou no final o tauródromo Oliventino, em ombros.

quarta-feira, 2 de março de 2016

VII FESTIVAL DA RÁDIO CAMPANÁRIO

VII FESTIVAL DA
RÁDIO CAMPANÁRIO
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
   O Tauródromo Calipolense abrirá as suas portas no próximo dia 12 de Março, com início às 15 horas, para a realização do VII Festival Taurino, da Rádio Campanário de Vila Viçosa. Serão lidados exemplares de: Casa Prudêncio, David Ribeiro Telles, Francisco Romão Tenório e Quinta do Mata - O - Demo. Actuarão os cavaleiros ANTÓNIO RIBEIRO TELLES, ANA BATISTA, LEONARDO HERNANDEZ, JOÃO MOURA filho, MARCOS BASTINHAS e JOÃO RIBEIRO TELLES filho. Pegarão os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e de São Manços.

terça-feira, 1 de março de 2016

ANA BATISTA COM DUAS DISTINÇÕES

ANA BATISTA
COM DUAS DISTINÇÕES

   Na última semana, Ana Batista foi agraciada com dois prémios referentes à temporada passada. O Jornal “O Mirante” distinguiu a cavaleira como Personalidade do Ano na área da Tauromaquia, precisamente, na temporada em que comemorou 15 anos de Alternativa . O galardão foi entregue, na passada Quinta-feira, no Cine-Teatro de Almeirim, com a presença de várias personalidades ligadas à vida cultural e política do país.
   Por outro lado, a APSL (Associação Puro Sangue Lusitano) revelou o nome dos cavalos que considerou os Melhores Lusitanos de Toureio de 2015. Conquistador (nome de registo Trovador), com ferro João Maia, da quadra da cavaleira de Salvaterra de Magos foi reconhecido como um dos Melhores Debutantes.  Recorde-se que foi o cavalo com que Ana Batista obteve um triunfo memorável, na Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, a 1 de Outubro, na Monumental do Campo Pequeno.

SÉRGIO NUNES EM LEDESMA E VILLASECA DE LA SARGA

SÉRGIO NUNES EM LEDESMA E
VILLASECA DE LA SARGA

   Sérgio Nunes, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, vai participar dia 27 de Março em Ledesma (Salamanca) no “XII Certâmen Rosquilla de Oro”, juntamente com 24 alunos das principais escolas de toureio de Espanha e França.
   O certâmen consta de 4 tentaderos, na ganadaria de Valdeflores (propriedade do matador de toiros Jose Miguel Arroyo “Joselito”), nos dias 6, 13, 20 e 27 de Março, estando a final marcada para 3 de Abril.
Entre 2 e 30 de Abril, vai disputar o”Alfarero de Plata”, certame que decorrerá em Villaseca de la Sarga e no qual participam igualmente 24 alunos de escolas taurinas espanholas, além da Academia do Campo Pequeno
No passado sábado, Sérgio Nunes participou em Pontonx-sur-l’Adour (França) no certâmen “La Fragua”, onde se lidaram novilhos de “Tierra d’Or”.
   Participaram 15 alunos de escolas de Portugal, Espanha e França, tendo Sérgio Nunes demonstrado maturidade, numa actuação em que se destacaram os muletazos pelo piton direito do novilho, que foram muito aplaudidos pela assistência.

ORELHA PARA JOÃO MOURA filho EM CASTELLÓN DE LA PLANA

ORELHA PARA JOÃO MOURA filho
EM CASTELLON DE LA PLANA
   Na 2ª Corrida da Feira de Castellón de la Plana, realizada ontem dia 29, o cavaleiro português João Moura filho, obteve um troféu. Completaram o cartaz os rejoneadores Andy Cartagena (orelha), Sérgio Galán (silêncio), Leonardo Hernandez (orelha), Manuel Manzanares (ovacionado) e Lea Vicens (ovação após dois avisos). Lidaram-se toiros de Castillejo de Huebra.