terça-feira, 31 de maio de 2016

GRANDIOSA CORRIDA DE TOIROS A 3 DE JUNHO NA CHAMUSCA

GRANDIOSA CORRIDA DE TOIROS
A 3 DE JUNHO NA CHAMUSCA
   Na noite da próxima Sexta– Feira dia 3 de Junho, pelas 22 horas, realizar-se-á na Praça de Toiros da Chamusca uma corrida de toiros à Portuguesa, promovida pela empresa Toiros e Cultura, de Paulo Pessoa de Carvalho. Lidar-se-á um imponente curro de toiros de Francisco Romão Tenório pelos cavaleiros ANTÓNIO RIBEIRO TELLES, JOÃO MOURA filho e DUARTE PINTO. Pegarão os dois Grupos de Forcados da bela vila, os Amadores capitaneados por Nuno Marecos e os do Aposento capitaneados por Pedro Coelho dos Reis.

PABLO HERMOSO E MOURA filho REGRESSAM AO CAMPO PEQUENO

PABLO HERMOSO E MOURA filho
REGRESSAM AO CAMPO PEQUENO
   Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura filho regressam ao Campo Pequeno na noite do próximo dia 2 de Junho, na corrida em que a rejoneadora francesa Lea Vicens, fará a sua apresentação na Catedral do Toureio Luso e confirmará a alternativa. Lidar-se-ão seis toiros da divisa de Santa Maria, completando o cartaz os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e de Alcochete, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e Vasco Pinto.

TRIUNFOS DE ANTÓNIO TELLES E JOÃO TELLES FILHO NA ALTERNATIVA DE JOÃO SALGUEIRO DA COSTA EM 29 DE MAIO EM ALMEIRIM

A NOSSA REPORTAGEM
TRIUNFOS DE ANTÓNIO TELLES E
JOÃO TELLES filho
NA ALTERNATIVA DE
JOÃO SALGUEIRO DA COSTA
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
 

JOÃO SALGUEIRO CONFERE A ALTERNATIVA A SEU FILHO JOÃO SALGUEIRO DA COSTA
 JOÃO SALGUEIRO DA COSTA
 JOÃO GRAVE
 ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
JOÃO ROMÃO
 JOÃO SALGUEIRO
 LOURENÇO RIBEIRO
 JOÃO RIBEIRO TELLES filho
 FRANCISCO BORGES
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES 
 LUIS SEPÚLVEDA
 JOÃO SALGUEIRO
 MANUEL DENTINHO
 JOÃO RIBEIRO TELLES filho
ANTÓNIO GOES
 JOÃO SALGUEIRO DA COSTA
 JOÃO DA CÂMARA

segunda-feira, 30 de maio de 2016

PABLO E MOURA FILHO REGRESSAM AO CAMPO PEQUENO

PABLO E MOURA filho
REGRESSAM AO CAMPO PEQUENO
   Pablo Hermoso de Mendoza e João Moura filho regressam ao Campo Pequeno na noite do próximo dia 2 de Junho, na corrida em que a rejoneadora francesa Lea Vicens, fará a sua apresentação na Catedral do Toureio Luso e confirmará a alternativa. Lidar-se-ão seis toiros da divisa de Santa Maria, completando o cartaz os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e de Alcochete, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e Vasco Pinto,

domingo, 29 de maio de 2016

HOJE EM ALMEIRIM ALTERNATIVA DE SALGUEIRO DA COSTA

HOJE EM ALMEIRIM
ALTERNATIVA DE SALGUEIRO DA COSTA
   Um Imponente curro de toiros da ganaderia de Murteira Grave, será lidado hoje dia 29 de Maio, na Monumental de Almeirim numa corrida promovida pela empresa Toiros e Cultura de Paulo Pessoa de Carvalho, em que actuarão os cavaleiros ANTÓNIO RIBEIRO TELLES, JOÃO SALGUEIRO, JOÃO RIBEIRO TELLES filho e JOÃO SALGUEIRO filho, que receberá a alternativa. As pegas estarão a cargo dos consagrados grupos de forcados Amadores de Santarém e de Montemor - o - Novo. A corrida terá início às 17 horas.

sábado, 28 de maio de 2016

CORRIDA DE CORUCHE CANCELADA DEVIDO AO MAU TEMPO

CORRIDA DE CORUCHE
CANCELADA
DEVIDO AO MAU TEMPO

   Da Empresa Tauroleve, promotora da corrida que se deveria realizar esta tarde de 28 de Maio, na Praça de Toiros de Coruche, recebemos o seguinte comunicado:
   Considerando a instabilidade e a projeção de trovoada (motivos climatéricos) para o dia de amanhã 28 de Maio, conforme comprova documentação em anexo, a organização decidiu suspender a corrida prevista para Coruche de forma a evitar transtornos e complexidades que a tauromaquia não necessita.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

AMANHÃ REGRESSO DO TOUREIO APEADO A CORUCHE

AMANHÃ
REGRESSO DO TOUREIO APEADO
A CORUCHE
ANTÓNIO JOÃO FERREIRA
MANUEL DIAS GOMES
   António João Ferreira e Manuel Dias Gomes serão os matadores portugueses que actuarão amanhã dia 28 de Maio, pelas 16,30, na Monumental de Coruche em que lidarão quatro toiros das divisas de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, Herdeiros de Varela Crujo, Carlos Falé Filipe e Passanha Sobral. Na lide equestre as cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista tourearão toiros de Prudêncio, Vale do Sorraia e de Santa Maria que serão pegados pelo valoroso Grupo de Forcados Amadores de Coruche, comandado por Amorim Ribeiro Lopes.

AS DECLARAÇÕES DE JOAQUIM GRAVE SOBRE 3 DOS SEUS 8 TOIROS PARA 29 DE MAIO EM ALMEIRIM

As declarações de Joaquim Grave, sobre 3 dos seus 8 TOIROS para 29 de Maio em ALMEIRIM!


TOIROS DE ALMEIRIM

N.º 1 – ALAMAR – (3.11.2011)

Toiro negro mulato, ligeiramente chorreado. Grande, todo ele alto, com muito esqueleto, cara aberta. Sempre teve um comportamento tranquilo no campo evitando lutas com os companheiros. No entanto, nas duas últimas semanas tem tido mais interacção com os outros e já se candidata a alguma briga...
Se é verdade que não sou fã de toiros grandões, não deixo de ter esperança que pode ser, no comportamento, também um grande toiro como é no físico. Em tamanho, é o maior toiro da corrida.

N.º 15 – GAONA – (18.8.2011)

Toiro negro, listón, bragado corrido, salpicado. Toiro baixo, mãos curtas, cornillano. Calmo, por vezes isolado, preguiçoso quando toca a correr a roçar o molengão...talvez a guardar a energia para Almeirim...

N.º 27 – PATACO – (5.12.2011)

Toiro negro, listón, bragado meano. Boas hechuras, tamanho médio, com cara, sem ser ofensivo. Tocado (a meio, direcção dos cornos para cima) apertando um pouco a cara a mostrar a pala dos pitones.
Toiro conflituoso no relacionamento com os companheiros, berreando com frequência e mirando muito.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

UM CARTEL DIFERENTE - MÁXIMA COMPETIÇÃO SÁBADO 28 DE MAIO EM CORUCHE

UM CARTEL DIFERENTE!!!! MÁXIMA COMPETIÇÃO SÁBADO 28 DE MAIO EM
CORUCHE

   No próximo sábado pelas 16:30, a Monumental praça de toiros de Coruche recebe a tradicional corrida de toiros integrada na Feira Ficor, que contará este ano com um cartel diferente!!!!

   O regresso do toureio a pé a Coruche é um dos fatores marcantes desta corrida que será mista, e que contará com a competição quer no toureio a cavalo como no toureio a pé. Na arte de marialva confronta-se a alegria de Sónia Matias com o classicismo de Ana Batista, e no toureio a pé a quietude de António João Ferreira com o temple de Manuel Dias Gomes. Uma verdadeira corrida de competição!As pegas estarão a cargo dos forcados amadores de Coruche, capitaneados por Amorim Ribeiro Lopes, no ano de comemoração o 45º aniversário da sua fundação.

   Para além da disputa entre artistas, a corrida terá no capítulo toiro outro fator marcante. Numa tarde de compromisso lidam-se 7 toiros de outras tantas ganadarias portuguesas, num magno confronto de encastes. Para a lide a cavalo sairão à praça toiros das emblemáticas ganadarias de Prudêncio, Vale Sorraia e Santa Maria, enquanto para o toureio a pé serão lidados toiros das divisas de Vinhas, Varela Crujo Herds, Falé Filipe e Passanha Sobral.

terça-feira, 24 de maio de 2016

29 DE MAIO EM ALMEIRIM

29 DE MAIO EM ALMEIRIM
   Um Imponente curro de toiros da ganaderia de Murteira Grave, será lidado no próximo dia 29 de Maio, em que actuarão os cavaleiros ANTÓNIO RIBEIRO TELLES, JOÃO SALGUEIRO, JOÃO RIBEIRO TELLES filho e JOÃO SALGUEIRO filho, que receberá na Monumental de Almeirim a alternativa, em que as pegas estarão a cargo dos consagrados grupos de forcados Amadores de Santarém e de Montemor—o—Novo.

AS DECLARAÇÕES DE DIOGO SEPÚLVEDA, SOBRE A ACTUAÇÃO DO GRUPO DE FORCADOS AMADORES DE SANTARÉM A 29 DE MAIO EM ALMEIRIM

As declarações de Diogo Sepúlveda, sobre a actuação do GFA Santarém a 29 de Maio em ALMEIRIM


   Diz-se que a História é uma ciência do presente, porque o presente é um reflexo (embora não directo) do passado. A relação entre o passado e o presente escreve a nossa história. A história é feita todos os dias e ela não para!

   A ligação do Grupo de Santarém com a família Salgueiro vem de longa data (são já 4 gerações!) e de certa forma a nossa história, já centenária, tem saído engrandecida fruto da relação de ilustres Homens destas duas grandes Famílias que em muito têm vindo a engradecer Portugal e a Festa dos Toiros.

   De raízes profundamente ribatejanas, a dinastia de Valada do Ribatejo começou com o seu bisavô Dr. Fernando Salgueiro, com a alternativa tomada no dia 24 de Abril de 1938 na praça de toiros do Campo Pequeno, depois o seu avô Fernando Salgueiro, primeiro cavaleiro tauromáquico a tomar a alternativa na Monumental Celestino Graça a 2 de Junho de 1968 e depois o seu pai João Salgueiro, a tomar a alternativa na Monumental de Almeirim a 29 de Maio de 1988 numa corrida de 8 toiros onde, mais uma vez, o Grupo de Santarém marcou presença, na altura comandado por Carlos Grave.

   Diante um curro de Condessa de Sobral, nesta dia 29 de Maio de 1988 pegaram pelo Grupo de Santarém:

1º toiro – Pega de caras o toiro de alternativa de João Salgueiro, o forcado António José Horta com a primeira ajuda de Gonçalo da Cunha ferreira
3º toiro – Pega de caras Francisco Gameiro com a primeira ajuda de Luís Gameiro.
5º toiro – Pega de caras Nuno Varandas com a primeira ajuda de Pedro Graciosa.
7º toiro – Pega de caras Alberto Xavier com a primeira ajuda de António Gama.
António Cachado rabejou os quatro toiros.

   Agora, exactamente 28 anos depois, será a vez da 4ª geração e desta forma a bonita história da família Salgueiro continuar a ser escrita.

   É com imensa satisfação, orgulho e sentido de responsabilidade que o Grupo de Forcados Amadores de Santarém marcará presença, no próximo dia 29 de Maio em Almeirim, na Corrida de Toiros da alternativa de João Salgueiro da Costa. Sem dúvida que será um marco importante para todos nós!

   Também na jaqueta das ramagens a história continua… 28 anos depois, o Grupo de Santarém e Montemor voltam a partilhar cartel e desta forma continuar a escrever a grandiosa história de ambos os Grupos diante de um imponente curro de Murteira Grave.

   Motivos de interesse não faltam a esta grande corrida!

   Lá estaremos, dia 29 de Maio em Almeirim, para orgulhosamente continuarmos a honrar o passado, o presente e o futuro quer do Grupo de Santarém quer da família Salgueiro!

segunda-feira, 23 de maio de 2016

TARDE ESTÓICA DOS FORCADOS DO APOSENTO DA MOITA

A NOSSA REPORTAGEM
TARDE ESTÓICA DOS FORCADOS
DO APOSENTO DA MOITA
    Resultou emotiva a corrida realizada ontem dia 22 no tauródromo da “Daniel do Nascimento”na Moita do Ribatejo. Correram-se seis toiros da divisa da Herdade de Fontalva, de José Luis Vasconcellos Souza d´Andrade.
   Luis Rouxinol, mercê do muito traquejo que possui, sobrepôs-se às dificuldades do oponente.
   Sónia Matias frente a um mansarrão antagonista, agarrado ao solo, sem mobilidade, esteve esforçada.
   Filipe Gonçalves levou a cabo uma lide emotiva, em que ficou patenteada a sua garra.
   Marcos Bastinhas foi um triunfador, numa lide movimentada, alegre, de entrega e bom gosto.
   Excelente triunfo arrecadou o cavaleiro de Almeirim, António d´Almeida, culminado com três ajustadíssimas sortes ao piton contrário.
   Mara Pimenta andou solta frente ao último, numa lide iniciada  com uma sorte de gaiola.. Prosseguiu com ferragem de boa nota.
   Grande e dura foi a tarde do Grupo do Aposento Moiteiro, na mudança de cabo. Pegaram de caras, com maior ou menor dificuldade umas montanhas de carnes, José Pedro Pires da Costa, José Maria Bettencourt, João Rodrigues, Nuno Inácio, Ruben Serafim e Leonardo Mathias.
   O público preencheu cerca de três quartos de casa.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
LUIS ROUXINOL
 JOSÉ PEDRO PIRES DA COSTA
 SÓNIA MATIAS
 JOSÉ MARIA BETTENCOURT
 FILIPE GONÇALVES
 JOÃO RODRIGUES
 MARCOS BASTINHAS
 NUNO INÁCIO
 ANTÓNIO d´ALMEIDA
 RUBEN SERAFIM
 MARA PIMENTA
 LEONARDO MATHIAS

OS MEUS INSTANTÂNEOS DA CORRIDA


sábado, 21 de maio de 2016

AS DECLARAÇÕES DE ANTÓNIO VACAS DE CARVALHO SOBRE A ACTUAÇÃO DO GFA DE MONTEMOR A 29 DE MAIO EM ALMEIRIM

As declarações de António Vacas de Carvalho, sobre a actuação do GFA Montemor a 29 de Maio em ALMEIRIM


Dia 29 de Maio de 1988, na praça de Toiros de Almeirim, João Salgueiro tirou a alternativa, numa corrida de 8 toiros que marcou a história da tauromaquia para sempre.
Passados exactamente 28 anos o seu filho João Salgueiro da Costa, vai também tirar a alternativa numa corrida também de 8 toiros, na mesma praça e no mesmo dia e mais uma vez história vai ser feita.
O Grupo de Montemor esteve presente nesta corrida á 28 anos, onde repartiu cartel com o grupo de Santarém. Esse dia não marcou apenas a história da família Salgueiro mas também a da família do Grupo de Montemor, pois foi uma tarde muito dura mas de enorme sucesso para o nosso Grupo, em que o Luis Neto fez uma das pegas mais duras de sempre que também marcou a nossa história, a um "Touraço"  seiscentão de Passanha Sobral á 4ª. Foram quatro enormes tentativas com um forcado do tamanho do mundo e um grupo a dar tudo o que é possível dar!
Passados 28 anos vamos estar presentes nesta corrida que marcará esta época 2016 e também a história do nosso Grupo e da tauromaquia. Vamos mais uma vez repartir cartel com o grupo de Santarém, como à 28 anos o fizemos.
Todas estas curiosidades dizem muito sobre a Família Salgueiro e também sobre os dois Grupos, e não tenho dúvidas que vai ser uma corrida marcante, que o Grupo de Montemor encara com uma responsabilidade enorme, tal como os elementos que estiveram em praça pelo nosso Grupo à 28 anos o fizeram!

ALTERNATIVA DE SALGUEIRO DA COSTA EM ALMEIRIM

ALTERNATIVA DE
SALGUEIRO DA COSTA
EM ALMEIRIM
   Promovida pela empresa Toiros e Cultura, de Paulo Pessoa de Carvalho, terá lugar na Monumental de Almeirim no próximo dia 29 de Maio, pelas 17 horas, a corrida em que o cavaleiro João Salgueiro da Costa receberá a alternativa, num sugestivo cartaz em que figuram ainda António Ribeiro Telles, João Salgueiro, João Ribeiro Telles filho que lidarão um imponente curro de oito toiros de Murteira Grave, estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados de Santarém e de Montemor.

"CORRIDA - SURPRESA" FORCADOS DE VILA FRANCA COM 6 "CANAS VIGOUROUX" NO CAMPO PEQUENO

“Corrida-Surpresa”:
Forcados de Vila Franca com 6 “Canas Vigouroux” no Campo Pequeno
   A presença do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca para pegar os 6 imponentes toiros da ganadaria Canas Vigouroux, constitui um dos aliciantes da “Corrida-Surpresa” de 16 de Junho, no Campo Pequeno.
   O grupo comandado por Ricardo Castelo virá ao Campo Pequeno para pegar “em solitário” os seis toiros da prestigiada ganadaria Canas Vigouroux, facto que ocorre pela segunda vez no seu historial, depois de o ter feito em 1999, perante seis “Palhas”.
   Ao longo de 84 anos de actividade, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, construiu historial repleto de datas do maior significado para a história da arte de pegar toiros. Por diversas ocasiões, elementos do grupo integraram selecções de forcados que se exibiram em várias partes do mundo. O grupo, que pegou em 20 de Agosto de 1992 a corrida do centenário do Campo Pequeno e a 25 de Maio de 2006, integrada no ciclo da reinauguração, tem no seu palmarés, actuações em Espanha, de que se destaca a estreia em Las Ventas (Madrid), em 1986, em França e no México.
   A ganadaria Canas Vigouroux foi iniciada em 1992 com vacas e sementais de Cabral Ascensão, aumentada com um lote de vacas de Simão Malta, estas de origem Cunha e Carmo, levadas em separado. Procede da ganadaria de Cabral Ascensão, sendo o seu encaste actual Cabral Ascensão e Simão Malta. Pasta na Herdade de Emaús, na freguesia de Castanheira do Ribatejo.
   Estreou-se a 15 de Setembro de 1979, na Moita do Ribatejo.

NOITE FESTIVA NO CAMPO PEQUENO

A NOSSA REPORTAGEM
NOITE FESTIVA NO
CAMPO PEQUENO
   A Monumental Alfacinha do Campo Pequeno engalanou-se para comemorar o 10º aniversário da sua reinauguração, com a corrida de toiros realizada no passado dia 19. Com o mesmo cartaz confeccionado, embora a presença de público tenha sido muito menor, preenchendo metade da lotação da Monumental Capitalina. Assistimos a boas prestações dos três marialvas actuantes, João Moura, António Ribeiro Telles e Rui Fernandes. As pegas de caras foram emotivas e executadas por Diogo Sepúlveda, Pedro Maria Gomes, Lourenço Ribeiro, Manuel Guerreiro, João de Brito e Pedro Gil. De boa nota saíram os toiros da ganaderia Vinhas, com destaque para os lidados em 4º, e excelentes o 5º e 6º, com o maioral da ganaderia a ser chamado à arena.

AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
  JOÃO MOURA
 ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
 RUI FERNANDES
 DIOGO SEPÚVEDA
PEDRO MARIA GOMES
LOURENÇO RIBEIRO
MANUEL GUERREIRO
JOÃO DE BRITO
PEDRO GIL