quarta-feira, 29 de junho de 2016

CORRIDA DE SÃO PEDRO NO MONTIJO

CORRIDA DE SÃO PEDRO
NO MONTIJO
MARCOS BASTINHAS
   Pelas Tradicionais Festas de São Pedro, terá lugar na noite do próximo sábado dia 2 de Julho, Na Monumental “Amadeu Augusto dos Santos”, no Montijo, uma corrida de toiros em que intervirão os cavaleiros LUIS ROUXINOL, FILIPE GONÇALVES, MARCOS BASTINHAS e o praticante LUIS ROUXINOL filho. Lidar-se-ão seis toiros da ganaderia dos Herdeiros de Manuel e Mário Vinhas, que serão pegados pelos Grupos de Forcados Montijenses, os Amadores da Tertúlia Tauromáquica e pelos Amadores, capitaneados respectivamente, por Márcio Chapa e Ricardo Figueiredo.

MAGO DA TOUREIRIA AMANHÃ NO CAMPO PEQUENO

MAGO DO TOUREIRIA
AMANHÃ NO CAMPO PEQUENO
   Arte, Magia e Sentimento, irmanados no toureio do genial matador andaluz de La Puebla del Rio, José António Camacho “Morante de la Puebla”. Espectáculo único, amanhã dia 30 (pelas 22, 30), em que o genial matador lidará quatro toiros da divisa espanhola de Zalduendo (encaste Domecq), tendo por palco a Monumental do Campo Pequeno. A noite abrirá com a apresentação da charanga equestre, da nossa Guarda Nacional Republicana, e será intercalada, com a actuação do cantador de flamenco Diego “El Cigala”.
A ARTE MÁGICA E REQUINTADA, COM PERFUMES DA ANDALUZIA!

segunda-feira, 27 de junho de 2016

CORRIDA DO COLETE ENCARNADO EM VILA FRANCA DE XIRA. DOMINGO 3 DE JULHO ÀS 18 HORAS

CORRIDA DO COLETE ENCARNADO
EM VILA FRANCA
   No próximo Domingo dia 3 de Julho, às 18 horas, realizar-se-á na Praça de Toiros “Palha Blanco”, em Vila Franca de Xira, a tradicional corrida de toiros do Colete Encarnado. Serão lidados seis toiros do ferro David Ribeiro Telles, pelos cavaleiros ANTÓNIO RIBEIRO TELLES e JOÃO MOURA filho, que serão pegados pelo Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca. A lide a pé, estará a cargo do novel matador de toiros MANUEL DIAS GOMES.

domingo, 26 de junho de 2016

MORREU JOSÉ ZÚQUETE

MORREU
JOSÉ ZÚQUETE
   Vítima de doença incurável, morreu na passada sexta-feira aos 75 anos de vida, o cavaleiro retirado José Zuquete. Não foi uma consagrada figura das arenas, mas sempre que as pisou, foi com enorme dignidade. Figura preponderante na entrega de propriedades e ganaderias aos seus legítimos donos, espoliados durante o nefasto PREC, era uma pessoa bem quista de quantos tivemos o privilégio de  conhecer. À Ilustre Família enlutada, em especial a seu irmão António (seu companheiro inseparável) e seu filho João, o nosso mais profundo pesar.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

SENSACIONAL CORRIDA GOYESCA 30 DE JUNHO NO CAMPO PEQUENO

SENSACIONAL CORRIDA GOYESCA
30 DE JUNHO NO CAMPO PEQUENO
   Por uma noite seremos reconduzidos ao ambiente das corridas de toiros na Espanha dos anos da transição do século XVIII para o século XIX.
   Para além de uma das máximas figuras do toureio da actualidade, o matador de toiros ”Morante de la Puebla”, que lidará quatro preciosos toiros de Zalduendo, o Campo Pequeno conta também com a actuação de uma das maiores figuras do “Cante Flamenco” dos nossos dias: Diego “El Cigala”. Raul Ramirez executará o “Salto da Garrocha”, porventura a estampa mais conhecida das “Tauromaquias de Goya”.

"PEDRITO DE PORTUGAL" COLHIDO EM TENTADERO

“PEDRITO DE PORTUGAL”
COLHIDO EM TENTADERO

Enviada pelo apoderado Maurício do Vale, publicamos a seguinte notícia.


   Às 00h30 de hoje, o matador "Pedrito de Portugal" está no bloco operatório do Hospital dos Sams (em protocolo com o Fundo de Assistência dos Toureiros), a ser submetido a exploração cirúrgica, com anestesia, para definição completa, e após TAC, do alcance das lesões sofridas na tenta da ganadaria de Paulino da Cunha e Silva. Após tentar quatro novilhas, "Pedrito" lidou um toiro de 5 anos, desfrutando muitíssimo e, no final da excelente faena, recreando-se entre adornos e arrimados desplantes, foi empitonado, resultando extensa ferida numa nádega, junto ao ânus, com hemorragia e suspeita de perfuração.
   O Dr. Quiroga fez saber que se prevê internamento de três dias e quinze dias de repouso, a fim de debelar provável infecção, dada a zona atingida. Tudo dependendo do que resulte do bloco operatório.
   Na Tenta de novilhas participaram também o matador espanhol Jesus Duque e o novilheiro lusitano Diogo Miguel Peseiro, os bandarilheiros Pedro Gonçalves e Luis Miguel Gonçalves, bem como o picador Simão Neves.
   Resultados positivos para o ganadeiro, em magnífica tarde, só ensombrada pela complicada e dolorosa colhida de "Pedrito de Portugal".

terça-feira, 21 de junho de 2016

PARTIU MESTRE DAVID RIBEIRO TELLES


   Partiu no dia de ontem 20 de Junho, na sua casa na Herdade da Torrinha no Biscainho, aos 88 anos de vida Mestre David Ribeiro Telles. Figura carismática, Senhor de fino trato e afectuoso, que tive o grato prazer de conhecer, Mestre David  é uma referência do toureio Mundial, que ficará na História da Tauromaquia.
   À ilustre família enlutada, pelo desaparecimento do seu Patriarca, apresento o meu mais profundo pesar.
   Que Descanse na Paz do Senhor.




segunda-feira, 20 de junho de 2016

AGRADÁVEL NOITE DE TOIROS NO CARTAXO

Reportagem
AGRADÁVEL NOITE DE TOIROS
NO CARTAXO
   Realizou-se na noite de 17 de Junho, na Praça de Toiros do Cartaxo uma Corrida de Toiros com uma casa bem composta de público. Os toiros anunciados de Rodolfo André Proença, foram substituídos por dois de Fontembro(1º e 6º) e os restantes de Diego Ventura (lidados em 2º, 3º,4º e 5º). No cartaz os cavaleiros Ana Batista, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Duarte Pinto, José Carlos Portugal, Carlos Miguel “Parreirita Cigano” e a amadora Soraia Costa. Pegaram a solo, os forcados amadores do Cartaxo, por intermédio de Vasco Freitas, Fábio Beijinho, Duarte Campino, Pedro Matos, Miguel Afonso e Bernardo Campino (o cabo).
   Ana Batista rubricou uma boa actuação, onde imperaram a garra e a determinação, em véspera de aniversário natalício.
   Manuel Ribeiro Telles Bastos levou a cabo uma lide agradável, muito no seu estilo clássico.
   Duarte Pinto com uma lide alegre e movimentada, frente a um toiro encastado.
   Soraia Costa apesar das inúmeras  passagens em falso, é desembaraçada.
   José Carlos Portugal passou sem pena nem glória, pela arena Cartaxeira.
   Carlos Miguel “Parreirita Cigano” não atingiu o brilhantismo de outras ocasiões.
   Lourenço Lúzio dirigiu com acerto e afición.  
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
ANA BATISTA
 VASCO FREITAS
 MANUEL TELLES BASTOS
 FÁBIO BEIJINHO
 DUARTE PINTO
 DUARTE CAMPINO
 SORAIA COSTA
 PEDRO MATOS
 JOSÉ CARLOS PORTUGAL
 MIGUEL AFONSO
 CARLOS MIGUEL "PARREIRITA CIGANO"
 BERNARDO CAMPINO

domingo, 19 de junho de 2016

OS MEUS INSTANTÂNEOS DA CORRIDA DE 17 DE JUNHO NO CARTAXO

NOITE DE CONSAGRAÇÃO DOS FORCADOS DE VILA FRANCA EM LISBOA

Reportagem
NOITE DE CONSAGRAÇÃO DOS
FORCADOS DE VILA FRANCA
EM LISBOA
   Meia casa de público registada no passado dia 16 de Junho na Praça de Toiros do Campo Pequeno, em que se lidaram seis imponentes toiros de apresentação, pertencentes ao ganadero Canas Vigouroux, em que o triunfo maior, foi protagonizado pelo consagrado Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, que se encerrou a solo, nas seis pegas da noite. Actuaram os cavaleiros Rui Salvador e João Ribeiro Telles filho e o rejoneador Andy Cartagena.
   Rui Salvador numa lide menos conseguida frente ao primeiro, esteve encastado e valente, como é seu timbre, no quarto da noite.
   Andy Cartagena rubricou uma lide agradável no segundo, e esteve decoroso no quinto
   João Ribeiro Telles filho entusiasmou o conclave, com duas actuações variadas e de bom nível.
   O Grupo de Vila Franca realizou com galhardia, seis pegas de caras através de Ricardo Castelo (o cabo), Francisco Faria, Rui Godinho, Vasco Pereira, Ricardo Patusco, e David Moreira.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.

 RUI SALVADOR
 RICARDO CASTELO
ANDY CARTAGENA 
FRANCISCO FARIA 
JOÃO RIBEIRO TELLES filho 
RUI GODINHO 
VASCO PEREIRA 
 ANDY CARTAGENA
RICARDO PATUSCO 
 JOÃO RIBEIRO TELLES filho
 DAVID MOREIRA

quinta-feira, 16 de junho de 2016

CAMPO PEQUENO ESTA NOITE DE 16 DE JUNHO

CAMPO PEQUENO
ESTA NOITE DE 16 DE JUNHO

   A Praça de Toiros do Campo Pequeno será cenário na noite de hoje dia 16, pelas 22 horas, de uma corrida de toiros, em que o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, pegará  seis imponentes toiros de Canas Vigouroux, que serão toureados a cavalo por RUI SALVADOR, ANDY CARTAGENA e JOÃO RIBEIRO TELLES filho.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

SÉRGIO NUNES EM BOM PLANO EM ALBA DE TORMES

SÉRGIO NUNES
EM BOM PLANO EM ALBA DE TORMES
SÉRGIO NUNES
   Sérgio Nunes, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, exibiu-se em muito bom plano, na final do Bolsín de Alba de Tormes, realizado domingo, nesta localidade da província espanhola de Salamanca.
   Lidaram-se bezerras da ganadaria dos Irmãos Mateos, tendo-se Sérgio Nunes destacado particularmente com a muleta, entusiasmando o público que o aplaudiu com força.
   O Bolsín foi ganho por David Salvador da Escola de Salamanca.
   Os restantes quatro finalistas foram Daniel Barbero (Ávila), José Bonilla (Salamanca), Yannis Djeniba “El Adoureño” (Air-sur l’Adour/França) e Alfonso Cruz (Fundación “El Juli”/Madrid).

terça-feira, 14 de junho de 2016

SEXTA - FEIRA 17 DE JUNHO ÀS 22 HORAS NO CARTAXO

CORRIDA DE TOIROS NO
CARTAXO
GRUPO DE FORCADOS AMADORES DO CARTAXO
   Na noite da próxima sexta-feira dia 17, pelas 22 horas realizar-se-á na Praça de Toiros do Cartaxo, uma corrida de toiros, em que intervirão os cavaleiros ANA BATISTA, MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS, DUARTE PINTO, JOSÉ CARLOS PORTUGAL, o praticante CARLOS MIGUEL “PARREIRITA CIGANO” e a amadora SORAIA COSTA. O grupo de Forcados Amadores do Cartaxo, capitaneado por Bernardo Campino, pegará a solo os seis toiros da ganaderia alentejana de Rodolfo André Proença.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

CORRIDA NO CAMPO PEQUENO EM 16 DE JUNHO

CAMPO PEQUENO
16 DE JUNHO
   A Praça de Toiros do Campo Pequeno será cenário na noite do próximo dia 16, pelas 22 horas, de uma corrida de toiros, em que o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, pegará  seis imponentes toiros de Canas Vigouroux, que serão toureados a cavalo por RUI SALVADOR, ANDY CARTAGENA e JOÃO RIBEIRO TELLES filho.

ANA BATISTA, FORCADOS E PAULA SANTOS TRIUNFARAM NAS CALDAS

Reportagem
ANA BATISTA, FORCADOS E
 PAULA SANTOS
TRIUNFARAM NAS CALDAS
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
SÓNIA MATIAS

 LOURENÇO PALHA
 ANA BATISTA

 JOSÉ MARIA ABREU
 
INÊS SILVA CARVALHO

 JOÃO OLIVEIRA
 MARA PIMENTA

 FRANCISCO REBELO DE ANDRADE
 PASEO DA NOVILHADA
 CONCHI RIOS

 PAULA SANTOS