quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

"EL JULI" CONQUISTA TROFÉU SEÑOR DE LOS CRISTALES

“EL JULI” CONQUISTA TROFÉU
SEÑOR DE LOS CRISTALES

   Terminada a Feira Taurina de Cali, foram designados os triunfadores da Edição 2015. Julian Lopez “El Juli” conquistou o ambicionado Troféu de “Señor Cristo de Los Cristales”, mercê da tarde triunfal de 27 de Dezembro. O diestro Peruano Andrés Roca Rey, foi designado como o de Melhor Labor. De entre os subalternos destaque para Ricardo Santana (bandarilheiro) e Luis Vilória (Picador). Melhor conjunto de toiros lidados, foi para o ganadero Ernesto Gutierrez, enquanto que o “Melhor Toiro” foi “Rotolando” da mesma ganaderia, indultado por “El Juli”.

VENTURA E TALAVANTE CORTARAM UMA ORELHA CADA

VENTURA E TALAVANTE
CORTARAM UMA ORELHA CADA
ALEJANDRO TALAVANTE
   Na sua segunda comparência na Praça de Toiros Colombiana de Cali no passado dia 30, o rejoneador Diego Ventura, após receber uma ovação na lide do seu primeiro toiro, logrou cortar uma orelha ao segundo do seu lote, na corrida que teve o epílogo da Feira Taurina del Señor de Los Cristales. Lidaram-se toiros de Juan Bernardo Caicedo, completaram o cartel os matadores Luis Bolivar (silêncio e ovação) e Alejandro Talavante (silêncio e orelha).

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

MEDALHA DE OURO PARA
PABLO HERMOSO DE MENDOZA

   O rejoneador navarro, Pablo Hermoso de Mendoza, primeira Figura do rejoneio Mundial, será um dos agraciados com a Medalha de Ouro e de Mérito das Belas Artes, com que o Ministério da Cultura Espanhol distingue anualmente diversas personalidades da cultura Hispânica.

ORELHA PARA PONCE EM CALI

ORELHA PARA PONCE
EM CALI
ENRIQUE PONCE
   O matador de toiros Valenciano Enrique Ponce foi ovacionado após a lide do primeiro toiro, logrou no quarto cortar a única orelha da tarde na corrida realizada ontem dia 29, na Praça de Toiros Colombiana de Cali. Lidaram-se toiros de Ernesto Gonzalez (4) e Ernesto Gutierrez (2). Completaram o cartaz Paco Perlaza (palmas após aviso e palmas) e Sebastian Castella (ovação em ambos).

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

MINI FEIRA MADRILENA

MINI FEIRA MADRILENA
   Terá lugar na Praça coberta de Vista Alegre, situada no Bairro Madrileno de Carabanchel, uma Mini-Feira taurina nos próximos dias 20 e 21 de Fevereiro, composta por uma novilhada e uma corrida de toiros.
   Actuarão no dia 20, os novilheiros punteros Álvaro Lorenzo, Varea e Gines Marin, frente a novilhos de Daniel Ruiz.
   Dia 21, sensacional mano-a-mano entre os matadores de toiros David Mora e Saul Jimenez Fortes, que reaparecem após as graves colhidas sofridas em 2014 e 2015. Lidar-se-á um curro de toiros da famosa divisa de Parladé. Um excelente aperitivo para a temporada 2016.

"EL JULI" INDULTA TOIRO EM CALI

“EL JULI” INDULTA TOIRO
EM CALI
JULIAN LOPEZ EL JULI"
   O toiro “Rotolando” de Ernesto Gutierrez lidado em 5º lugar na corrida que teve lugar na Praça de Toiros de Cali (Colômbia) ontem dia 28 por “El Juli” foi indultado, ao qual o diestro madrileno cortou simbolicamente duas orelhas.
   Com casa cheia assistiu-se ao mano-a-mano protagonizado pelos matadores Julian Lopez “El Juli” (ovação, duas orelhas e duas orelhas simbólicas) e Luis Bolivar (duas orelhas, aplausos e ovação), tendo ambos os toureiros saído triunfalmente em ombros.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

LIVROS DE HENRIQUE DE CARVALHO DIAS

CORRIDA SEM HISTÓRIA NA MONUMENTAL DO MÉXICO

CORRIDA SEM HISTÓRIA
NA MONUMENTAL DO MÉXICO
VITOR PUERTO
   O diestro madrileno Vitor Puerto actuou ontem dia 27, na 11ª corrida da Temporada Grande, realizada na Monumental do México, em que os toiros de Haro (5) e San Marcos (1), desluziram o espectáculo, tendo o 6º sido condenado a “Bandarilhas Negras”, e colhido o valente bandarilheiro Diego Martinez. Vitor Puerto (silêncio após aviso e aviso com assobios), José Luis Angelino (orelha e orelha) e Pepe Lopez (silêncio e silêncio após aviso). José Luis Angelino foi sacado em ombros.

domingo, 27 de dezembro de 2015

ROTUNDO TRIUNFO COLOMBIANO DE DIEGO VENTURA

ROTUNDO TRIUNFO COLOMBIANO
DE DIEGO VENTURA
   Ontem dia 26, apresentou-se na Praça de Toiros da Cidade Colombiana de Cali, numa corrida em honra do Señor de los Cristales, o rejoneador Luso—Espanhol Diego Ventura que obteve um rotundo triunfo ao cortar as duas orelhas do segundo astado do seu lote, o que o possibilitou com uma triunfal saída em ombros, com o toiro de Juan Bernardo Caicedo a ter honras de arraste lento. No primeiro de Fuentelapeña escutou palmas. Completaram o cartaz o diestro de Barajas Alberto Lopez Simón (ovacionado em ambos) e o colombiano Sebastian Ritter (palmas e silêncio). 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Tertúlias preparam a criação de uma
Federação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas

   Na sequência do Encontro de Tertúlias realizado recentemente em Alter do Chão e do I Congresso de Tertúlias do Concelho de Vila Franca de Xira, realizado no dia 14 de novembro de 2015, foi constituído um grupo encarregue de dinamizar a criação de uma Associação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas. A necessidade de criar essa associação resulta, em primeiro lugar, da ausência de representação dos aficionados, a base da Festa de Toiros, na Comissão Nacional de Tauromaquia que funciona junto da IGAC e que apoia esta instituição na regulação dos espetáculos taurinos.
Essa ausência deve-se, em parte, à inexistência de um organismo representativo das tertúlias, grupos e clubes de aficionados existentes em grande número em todo o país. Para além daquela representação, a associação virá a desenvolver uma ação muito mais vasta, nomeadamente: 
A representação dos aficionados portugueses em organismos internacionais;
A defesa da Festa de Toiros, em todas as suas modalidades formais e populares, face aos ataques de que está a ser alvo sistemático e antidemocrático;
O apoio mútuo entre os diversos agrupamentos de aficionados à festa de toiros e o intercâmbio entre eles, no quadro de iniciativas por elas desenvolvidas ou no âmbito das festividades de cada localidade;
O desenvolvimento de iniciativas conjuntas de promoção da qualidade e da verdade na Festa de Toiros, pelas mais diversas vias, desde a presença crítica na opinião pública até à distinção dos intervenientes e organizadores;
A defesa da Tauromaquia como Património Cultural Imaterial, a dignificação desse património e a participação no processo de elaboração da candidatura a registo desse Património.
O grupo promotor da federação nacional de tertúlias tauromáquicas teve a sua primeira reunião em Alter do Chão, estando prevista a realização de uma reunião mensal, a partir de janeiro, em diferentes localidades, com vista a amadurecer as ideias entretanto elencadas e a promover a adesão do maior número possível de entidades. Esse processo deverá desembocar numa convenção a realizar em Abril de 2016, para eleição dos Órgãos Sociais e a aprovação do Plano de Atividades.
Apela-se, assim, a todas as Tertúlias, Clubes e Grupos de aficionados para que participem neste processo, reforçando a Festa de Toiros como emblema identitário da cultura portuguesa.

Assina: Grupo promotor de uma Associação Nacional de Tertúlias Tauromáquicas (Tertúlia Festa Brava, Confederação de Tertúlias de Vila Franca de Xira, Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter do Chão e Tertúlia Abre Max).





domingo, 13 de dezembro de 2015

ANA BATISTA - UMA TEMPORADA COM SABOR ESPECIAL

ANA BATISTA
UMA TEMPORADA COM SABOR ESPECIAL

  A temporada que assinalou os 15 anos de Alternativa de Ana Batista foi vivida e sentida pela cavaleira de forma muito intensa…
  Apoderada há três anos pela empresa Tauroleve, a cavaleira de Salvaterra de Magos cumpriu 22 festejos, entre os meses de Março e Novembro. Em 2015 pisou vários “palcos” importantes; e regressou às corridas televisionadas (RTP), atuando no dia 31 de Julho em Idanha-a-Nova, e no dia 1 de Outubro na Monumental do Campo Pequeno, onde logrou uma atuação histórica, com um toiro de Passanha, que marcou a sua carreira e, segundo a opinião da crítica e dos aficionados, a temporada lisboeta. Montada no “Conquistador” (ferro João Maia) fez com que aqueles breves minutos se tornassem inesquecíveis. O reconhecimento surgiu também por parte da Tertúlia Festa Brava, que no final da época distinguiu a cavaleira com uma Menção Honrosa.
  No dia 20 de Setembro, Ana Batista comemorou 15 anos de Alternativa, precisamente, na praça de toiros onde se doutorou: Coruche. A efeméride foi festejada com uma das suas mais completas atuações, com um toiro de Veiga Teixeira, que pesou 690 Kg. De saída com o “Conquistador” e de curtos com o “Roncal” (ferro Lopo Monteiro), Ana Batista eternizou o toureio que a caracteriza.
  Outras atuações ficaram na retina dos que tiveram o privilégio de estar nas bancadas, nomeadamente, em São Pedro da Cadeira, onde conquistou o prémio para a Melhor Lide, montada no “Altivo” (ferro Manuel António Lopo de Carvalho) de saída e no “Artista” (ferro Pedro Lapa) de curtos, mas ainda em Terrugem, Aldeia da Luz, Alcácer do Sal, Évora, entre outras. Ana Batista voltou novamente a França, onde a 15 de Agosto, atuou na localidade de Saint-Remy-de-Provence, lidando três toiros da ganadaria Fano.
  Como vem sendo hábito todos os anos, Ana Batista fez questão de apresentar cavalos novos. Saiu pela primeira vez com o “Solero”, no dia 30 de Maio em São Manços; e estreou o “Glamour” (ferro Sociedade das Silveiras) no dia 16 de Agosto em Casével.
  Entretanto, a imagem de Ana Batista continua a ser reclamada para eventos de outra natureza. Em Março integrou um colóquio intitulado “Toureio no Feminino” em Azambuja; em Junho participou nas Marchas Populares da sua terra; e no final da temporada fez com a Me Wear uma ambiciosa sessão fotográfica, com vista a dar a conhecer a coleção Outono/Inverno da marca. Na imprensa, o nome de Ana Batista voltou a ser tratado com enorme respeito e admiração. No início do ano participou nos programas “Somos Portugal” da TVI e “Portugal em Festa” da SIC; e em Junho foi entrevistada para o Canal Extremadura em Badajoz. Por outro lado, como madrinha da Tertúlia “O Garraio” de Vila Franca de Xira, a cavaleira marcou presença em várias iniciativas.
  2015 foi sem dúvida uma temporada especial, enquanto que para 2016 já se vislumbram novos projetos e desafios...

terça-feira, 24 de novembro de 2015

DAVID MORA PREPARA REAPARIÇÃO

DAVID MORA
PREPARA REAPARIÇÃO
   O diestro Toledano David Mora reaparecerá nas arenas em 2016, após uma prolongada e dolorosa recuperação, fruto da gravíssima colhida de que foi alvo na Feira de Santo Isidro 2014, passará a ser apoderado pelo empresário francês Simon Casas, mantendo na sua equipe o bandarilheiro retirado António Tejero, que o representou nos últimos anos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

LIVROS DE AUTORIA DE HENRIQUE DE CARVALHO DIAS


DIEGO SILVETI CORTOU UMA ORELHA DE PESO

DIEGO SILVETI
CORTOU UMA ORELHA DE PESO
DIEGO SILVETI
   Estóica foi a actuação levada a cabo pelo matador mexicano Diego Silveti, frente ao terceiro toiro da tarde de ontem dia 22, na Monumental de Insurgentes na cidade do México. Após duas voltaretas impressionantes, o diestro recompôs-se e logrou cortar uma orelha ao “Burraco” da ganaderia de Jaral de Peñas, um bravo toiro oriundo do encaste Domecq, que teve volta lenta no arraste. Actuaram Alejandro Talavante (silêncio e silêncio após aviso) e Arturo Saldivar (ovação com petição de orelha e silêncio).

MARC E LUC JALABERT HOMENAGEADOS EM ARLES

MARC E LUC JALABERT
HOMENAGEADOS EM ARLES
   Os irmãos Marc e Luc Jalabert foram homenageados na sua cidade natal Arles, pelos 17 anos que de forma brilhante, geriram a praça de toiros francesa de Arles, elevando-a a um categorizado patamar na tauromaquia mundial. Luc Jalabert foi o primeiro francês a receber a alternativa de cavaleiro, apadrinhado por José Mestre Batista na Praça de Toiros do Campo Pequeno, tendo a partir daí, envergado sempre a casaca e o tricórnio, à usança Lusa. Várias foram as vezes, em que na década de oitenta actuou em arenas portuguesas, apoderado pelo saudoso empresário Manuel Gonçalves, que foi seu sócio em praças francesas. Um virar de página na empresa Jalabert, com Lola e Juan Bautista (matador de toiros) os sucessores, ambos filhos de Luc Jalabert.
LUC JALABERT COM LUIS MIGUEL DA VEIGA E JOÃO CORTESÃO
UM DOS SEUS GRANDES AMIGOS LUSOS