A TRILOGIA DO ÊXITO
Corrida adiada tem quase sempre o inconveniente de fraca afluência de público. Pois foi o que aconteceu na noite do passado dia 9, na Praça de Toiros de Vila Franca de Xira, em que o público não compareceu em demasia, como era de esperar, já que era apresentado um elenco de luxo, composto pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e Manuel Ribeiro Telles Bastos, o matador António João Ferreira, os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca de Xira, frente a seis imponentes toiros da consagrada ganaderia de Murteira Grave.
António Ribeiro Telles esteve diligente frente ao primeiro, que se adiantava à montada. No quarto, foi todo ele um compêndio de arte e bom gosto, de como se lida um bravíssimo toiro, com as bancadas ao rubro rendidas ao poderio toureio de Mestre António. Para culminar esta ,trilogia exitosa, uma “Monumental” pega de caras de Luis Sepúlveda. No final, volta de luxo para cavaleiro, forcado e ganadero.
Manuel Ribeiro Telles Bastos esteve esforçado perante o segundo da noite, que com emoção galopou velozmente, mas com o desenrolar da lide, foi apresentando dificuldades, resolvidas com solvência pelo jovem ginete. No quinto, esteve em bom plano, colocando emocionante ferragem.
António João Ferreira recebeu de capa o terceiro, com lances de joelhos à verónica. Após o tércio de bandarilhas, passou à muleta do diestro, que lhe instrumentou várias séries de derechazos e naturais, com o antagonista a humilhar, numa aplaudida faena. O sexto pouco lhe permitiu com o percal. O génio do toiro a revolver-se num palmo de terreno e a necessitar dois “Puyazos”, não lhe permitiu executar uma faena repousada, destacando-se alguns naturais culminados com a chuva a fazer a sua aparição.
Destacaram-se no tércio de bandarilhas João Ferreira, Cláudio Miguel e Joaquim Filipe Oliveira. Completaram as pegas de caras, Lourenço Ribeiro, Gonçalo Filipe dobrado por David Moreira e Francisco Faria.
Ao intervalo da corrida, a empresa de Paulo Pessoa de Carvalho e Jorge Vicente, bem como o Club Taurino Vilafranquense, prestaram uma Homenagem ao matador de toiros retirado Mário Coelho, pelos 60 anos de toureio e a quem a Autarquia local distinguiu com uma bela Exposição, no Celeiro da Patriarcal da cidade e que poderá ser ainda visitada até ao próximo dia 24.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
LOURENÇO RIBEIRO
MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS
GONÇALO FILIPE
ANTÓNIO JOÃO FERREIRA
MÁRIO COELHO HOMENAGEADO
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
LUIS SEPÚLVEDA
A TRILOGIA DO ÊXITO
MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS
FRANCISCO FARIA
ANTÓNIO JOÃO FERREIRA