segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Reportagem
GRANDIOSA JORNADA
DEDICADA À TAUROMAQUIA

   A jornada taurina que se viveu no passado dia 23, integrada no grande dia da tauromaquia, teve por palco a Praça de Toiros do Campo Pequeno, foi surpreendente, dada a moldura humana congregada, em neste dia festivo. Muitas foram as actividades desenroladas ao longo do dia, desde demonstrações  de toureio de salão, exibições do Forcão, Recortadores, Sevilhanas e uma magnifica prestação a cargo do cavaleiro tauromáquico Gilberto Filipe, campeão mundial de equitação de trabalho, num quadro empolgante de rara beleza, repartido com uma bailarina, acompanhados pela voz inconfundível de António Pinto Basto. A tarde teve o seu epílogo com um agradável Festival Taurino em que foi recordado o cavaleiro Joaquim Bastinhas, com os seus companheiros a render-lhe uma singela homenagem no centro do redondel. Lidaram-se  novilhos - toiros de Passanha, Ribeiro Telles, Manuel Calejo Pires, Condessa de Sobral, Carlos Falé Filipe, Prudêncio e Francisco Romão Tenório. Intervieram em lides a duo, os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Ribeiro Telles filho, Rui Salvador, Francisco Palha, Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves, João Moura filho e Rui Fernandes, tendo pegado de caras Hugo Figueira, Márcio Chapa, João Paulo Damásio e Manuel Pires. A lide apeada esteve a cargo dos matadores António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. 

AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.







 Gilberto Filipe
 António Ribeiro Telles
 João Ribeiro Telles filho
 Hugo Figueira
 Rui Salvador
 Francisco Palha
 aparatosa colhida de Rui Salvador
 Márcio Chapa
 António João Ferreira

 Nuno Casquinha

 Manuel Dias Gomes

 Filipe Gonçalves
 Luis Rouxinol
 João Paulo Damásio
 João Moura filho
 Rui Fernandes
 Manuel Pires

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019


FEIRA TAURINA DE OLIVENÇA
APRESENTADA EM LISBOA

   Ontem dia 20 ao final da tarde, em conferência e imprensa foi apresentada a Feira Taurina que decorrerá entre os dias 8 e 10 de Março na cidade fronteiriça de Olivença, tendo por cenário o Salão Nobre da Praça de Toiros do Campo Pequeno, José Cutiño organizador da feira deu a conhecer os cinco cartéis que compõem o certame, que levará decerto inúmeros visitantes lusos. Manuel Gonzalez Andrade, um jovem Alcalde, divulgou e promocionou as diversas actividades que decorrerão na Cidade, que outrora fora portuguesa. Seguiu-se um simpático aperitivo.

Eis os cartéis:


Dia 8 de Março às 17,30 (hora espanhola)
6 Toiros de El Tajo y La Reina (ganaderia do matador Joselito)
Matadores - José Garrido, Luis David Adame e “Toñete”.

Dia 9 de Março às 12 horas Novilhada concurso de ganaderias—6 novilhos de Carriquiri, José Luis Iniesta, El Freixo, Talavante, Vista Alegre e San Pelayo.
Espadas—João Silva “Juanito”, Diego San Román e Carlos Dominguez.

Dia 9 de Março às 17, 30 - 2 toiros de Mª Guiomar Moura e 4 toiros de Garcigrande
Rejoneador - Diego Ventura
Matadores - Enrique Ponce e Julian López “El Juli”.

Dia 10 de Março às 12 horas 6 Toiros de Zalduendo
Matadores—António Ferrera, Sebastien Castella e Emilio de Justo..

Dia 10 de Março às 17, 30— 6 Toiros de Daniel Ruiz
Matadores - José António Camacho “Morante de La Puebla”, Andrés Roca Rey e Ginés Marin.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

domingo, 3 de fevereiro de 2019


Reportagem

MOURÃO  ABRIU A TEMPORADA
   Em risco esteve a realização do Festival Taurino em Mourão que deu início à temporada 2019, pelo forte aguaceiro caído antes de início do espectáculo, e não fôra a boa vontade do organizador Dr. Joaquim Grave, dos toureiros e do pessoal que pôs praticável uma arena quase impraticável, realizou-se. Agostinho Borges dirigiu com a afición e competência que lhe são reconhecidas. Saíram à liça seis bem apresentados pupilos de Murteira Grave, em que o diestro Sevilhano Pepe Luis Vaquez assinou uns apontamentos da arte que lhe vai na alma, prejudicados pelo vento, o maior inimigo dos toureiros. Octávio Chacón levou a cabo uma interessante faena de muleta. Bem esteve Nuno Casquinha nos três tércios da lide. Roman Collado esteve diligente numa faena sempre em crescendo. Manolo Vasquez um novilheiro dinástico, esteve empenhado frente a um novilho encastado que necessitava um “puyazo. Ana Rita encerrou a função frente a um oponente andarilho que custava a fixar-se na montada. Mauro Carrilho dos Amadores de Monsaraz, pegou sem dificuldade ao primeiro intento.

AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.