terça-feira, 29 de abril de 2014

A FESTA EM SAMORA CORREIA

A FESTA EM
SAMORA CORREIA
   Na castiça e aficionada Vila Ribatejana de Samora Correia,  por ocasião da sua Feira Anual, a empresa Tauroleve levou a efeito um Festival Taurino. Numa tarde de um radioso sol e perante cerca de meia lotação da Praça de Toiros desmontável ali instalada, actuaram os cavaleiros António Maria Brito Paes, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, Marcelo Mendes, João Salgueiro da Costa e Mara Pimenta, com os Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo e da Arruda dos Vinhos, formaram o cartaz, num espectáculo bem dirigido pelo Sr. Rogério Jóia.

   António Maria Brito Paes abriu a função, lidando um codicioso exemplar da Casa Prudêncio, em que deixou patente todo o bom calção que é, e o primoroso arranjo das suas montadas. Desenvolveu uma lide agradável, recheada de pormenores de bom toureio.
   Marcos Bastinhas, perante um exemplar de Santa Maria, que cedo buscou as tábuas, esteve voluntarioso e alegre, numa lide de entrega, a demonstrar o bom momento que atravessa. Boa surtiu a ferragem comprida, e na curta, facilmente chegou às bancadas, com três arrepiantes ferros em sortes cambiadas.
  A Duarte Pinto coube um bom novilho da Casa Prudêncio, que por ironia do destino, era filho de um toiro ferro Campos Peña, que Duarte lidara na Nazaré, há quatro anos atrás. Foi uma lide muito no seu estilo sóbrio e repousado. Cites, deixando vir de largo o antagonista, para com este se reunir e cravar garbosamente.
   Marcelo Mendes toureou o novilho de João Ramalho sem grandes cometimentos. Inúmeras foram as passagens em falso, não se sentindo a gosto, muito aquém daquilo a que nos habituou.
   João Salgueiro da Costa, teve pela frente um perigoso toiro da divisa Palha. Violento nas investidas, adiantando-se às montadas, foi com estoicismo que lhe colocou a ferragem, numa actuação decorosa e voluntariosa.
   Mara Pimenta uma jovem esforçada, em fase de aprendizagem, que de actuação após actuação se lhe nota uma franca progressão. Airosa nas preparações, faltou-lhe a correcta consumação das sortes, abusando da velocidade e das passagens em falso, perante o colaborante novilho de Nuno Casquinha.
   Das pegas, a salientar a efectuada por Joaquim Consolado, ao quinto da ordem pela dureza do antagonista. Pegaram ainda pelos Amadores do Ribatejo Nelson Silva e João Oliveira. Pelos de Arruda dos Vinhos foram à cara Luís Martins, Bruno Silva e Pedro Sabino.
ANTÓNIO  MARIA  BRITO  PAES


 NELSON SILVA
 MARCOS BASTINHAS


 BRUNO  SILVA
 DUARTE  PINTO



 MARCELO  MENDES


 JOÃO  SALGUEIRO DA COSTA


 JOAQUIM  CONSOLADO
 MARA PIMENTA



PEDRO  SABINO

Sem comentários:

Enviar um comentário