terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

MOURÃO 4 de Fevereiro
CURRO DIAZ
A 5ª ESSÊNCIA DO TOUREIO
Reportagem
CURRO DIAZ

   Um denominador comum tiveram os novilhos de Murteira Grave, nobreza, mobilidade investindo com a penca do rabo levantada e humilhando, propícios ao bom toureio.
   JOAQUIN RODRIGUEZ “CUQUI DE UTRERA”, toureiro de fino corte, deixou bons pormenores de arte frente ao 1º da ordem, escutando os primeiros “Olés”. Viria contudo a triunfar frente ao “salpicado em negro” sobrero, lidado em 7º lugar, com um labor pleno de toureiria e bom gosto.
   CURRO DIAZ,  diestro de Linares que veio ao mundo no mesmo quarto de hospital onde se finara o “Monstro de Córdoba”, “Manolete”. Levou a cabo uma lide garbosa e perfumada, com aromas andaluzes. Fez-me recordar “Os Tangos en La Plaza”, do genial cantaor Enrique Morente, a 5ª Essência do Toureio.
   MANUEL DE JESUS “EL CID” outro diestro andaluz, natural de Salteras, diligente no manejo do capote, ligou excelentes séries com a flanela rubra.
   JOSÉ GARRIDO diestro de Badajoz, esteve em plano aceitável, sem grandes cometimentos.
   MANUEL DIAS GOMES  o mais artista dos matadores lusos, abriu o percal e de mãos baixas, lanceou à verónica. A sua faina de muleta foi variada, por ambos os lados.
   JOAQUIN GALDÓS, novel diestro Peruano, deixou vontade de ser revisto.
  A praça registou uma boa moldura humana, que apesar do frio, as bancadas aqueceram com o bom toureio que vivemos nesta grata jornada.

AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
JOAQUIN RODRIGUEZ CUQUI DE UTRERA"
 CURRO DIAZ
 MANUEL DE JESUS "EL CID"
 JOSÉ GARRIDO
 MANUEL DIAS GOMES
 JOAQUIN GALDÓS
 JOAQUIN RODRIGUEZ "CUQUI DE UTRERA"

ACADEMIA DO CAMPO PEQUENO
RETOMA ACTIVIDADE

   A Academia de Toureio do Campo Pequeno retoma a sua actividade lectiva normal na próxima quarta-feira, dia 7 de Fevereiro, sob a orientação do Matador de Toiros António João Ferreira.
   Os treinos de salão realizam-se às quartas e sextas-feiras, das 17h00 às 20h00 e aos sábados, das 10h00 às 13h00, no Campo Pequeno.
   A Academia tem por objectivo fomentar o aparecimento de novos valores do toureio, bem como a formação integral dos novos aficionados. É um projecto de exigência, compatível com os padrões de qualidade que a actividade da empresa do Campo Pequeno tem vindo a desenvolver desde 2006 e que mereceu o Alto Patrocínio do Ministério da Cultura.
   Se és jovem e queres testar as tuas capacidades comparece nos dias e horas dos treinos de salão e DESAFIA-TE, quem sabe se não serás um dos futuros valores da tauromaquia?
Se ainda não és aluno da Academia, inscreve-te através do e-mail tauromaquia@campopequeno.com ou pelo telefone 21 799 84 56

sábado, 3 de fevereiro de 2018

GRANDIOSO FESTIVAL
AMANHÃ EM MOURÃO

MANUEL DIAS GOMES

   Um lote de bons matadores apresentar-se -á amanhã dia 4 de Fevereiro, num grandioso Festival Taurino que teré lugar na Praça de Toiros “José Esquivel”, com início ás 15 horas e integrado nas Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias, em Mourão. Serão lidados seis preciosos novilhos—toiros da ganaderia de Murteira Grave, pelos  matadores de toiros
JOAQUIN DIAZ “CUQUI DE UTRERA”, CURRO DIAZ, MANUEL DE JESUS “EL CID”, JOSÉ GARRIDO, MANUEL DIAS GOMES e JOAQUIN GALDÓS.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A FESTA EM MOURÃO
 AGRADÁVEL JORNADA DE TOIROS

AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.

FRANCISCO PALHA
 FRANCISCO PAULOS
 DAVID GOMES
 BERNARDO BENTO
 UMA BELA REPORTER EM ACÇÃO
 JEAN LEAL
 JOAQUIM RIBEIRO  "CUQUI"
 JOÃO d´ALVA
 MANUEL PERERA

ANTÓNIO MANUEL CARDOSO
MORREU
António Manuel Cardoso com o matador de toiros Enrique Ponce

   Vítima de brutal acidente de viação, morreu ontem ao cair da noite quando regressava de Mourão, o empresário António Manuel Cardoso. Com 64 anos de idade, e já próximo da sua residência em Alcochete, deu-se o fatídico acidente de que veio a perecer.
   António Manuel Cardoso foi um brilhante forcado e cabo do Grupo de Alcochete, um destacado empresário tauromáquico e apoderado.
   À Família enlutada, ao Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e aos seus amigos, apresentamos as sentidas condolências.
   Que em Paz descanse.
PARTIU
JOÃO NUNES PATINHAS
  A notícia correu célere ontem dia 1 em Mourão, partiu o histórico João Nunes Patinhas, aos 82 anos de vida. Forcado eborense que fundou em 1963, o Grupo de Forcados Amadores de Évora e que chefiou durante longos anos, quando se retirou passando o testemunho a seu filho Bernardo. A imagem que ilustra esta peça, foi captada na tarde de 6 de Outubro de 1984 no tauródromo da sua Cidade natal, após uma pega que efectuara com galhardia a um toiro de Ernesto de Castro, partilhando as ovações com o cavaleiro José Mestre Batista, naquela que seria a derradeira volta á arena do genial cavaleiro alentejano.
   Que descanse em Paz, um Homem Bom, que deixa gratas recordações.
   SÓ MORRE, QUEM NÃO É RECORDADO!