ABERTURA DA FEIRA
DE SANTIAGO EM SETÚBAL
Há muito que se não via semelhante moldura humana, na Praça de Toiros “Carlos Relvas “ em Setúbal, como a registada na noite de 26 de Julho, para assistir à corrida ali realizada, a 1ª da Edição 2014 da Feira de Santiago. Corrida mista em que saíram à liça Sadina quatro toiros da divisa de Branco Núncio e dois da de Paulo Caetano. Um cartaz sugestivo composto pelos cavaleiros João Moura e Rui Fernandes, pelo matador de toiros Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal” e pelos Grupos de Forcados Amadores do Montijo e de Alcochete. No início do espectáculo foi guardado um minuto de silêncio em memória do taurino António Morgado, que falecera na véspera.
João Moura abriu praça frente a um mansarrão, pegado ao solo de Branco Núncio, de escassa mobilidade. Esteve esforçadissimo perante semelhante matéria prima, para lhe colocar a ferragem. Frente ao quarto da ordem, que sem ser bravo, cumpriu, tendo o ginete de Monforte executado uma lide agradável, condizente com o seu toureio sábio.
Rui Fernandes, mais bafejado pelo sorteio, couberam-lhe em sorte, dois antagonistas que se movimentaram, proporcionando-lhe dois saborosos triunfos, muito aplaudidos pelo conclave que lhe tributou enormes ovações. Sempre muito ligado aos oponentes, desenvolveu uma brega vistosa e cravou a ferragem ajustada, culminada com um excelente par de bandarilhas em terrenos de dentro.
“Pedrito de Portugal” abriu o percal, e lanceou à verónica, ao terceiro, que investia com nobreza. Com a flanela rubra, compôs uma faena serena, em que ligou expressivas séries de derechazos e naturais. Com suaves toques, provocou as investidas do nobre animal, que com doçura seguiu os voos da sua mágica muleta . Ao sexto, voltou a lancear à verónica e por chicuelinas de bom corte. O tércio de bandarilhas foi preenchido por Pedro Gonçalves, em três excelentes pares a quarteio e por Fábio Machado, tendo Gonçalves sido chamado a saudar nos tércios. A faena de muleta foi breve, composta por derechazos, perante um toiro mansote, sem se empregar e sem transmissão.
Quatro rijíssimas pegas e nada fáceis, efectuadas por ambos os Grupos de Forcados. Pelo Montijo pegaram Ricardo de Almeida e Ricardo Parracho, enquanto que por Alcochete fizeram-no Tomás Vale e Nuno Santana.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS QUE
PRODUZIMOS.
JOÃO MOURA
RICARDO DE ALMEIDA
RUI FERNANDES
TOMÁS VALE
ALEXANDRE PEDRO "PEDRITO DE PORTUGAL"
JOÃO MOURA
RICARDO PARRACHO
RUI FERNANDES
NUNO SANTANA
ALEXANDRE PEDRO "PEDRITO DE PORTUGAL"
PEDRO GONÇALVES
ALEXANDRE PEDRO "PEDRITO DE PORTUGAL"
Sem comentários:
Enviar um comentário