segunda-feira, 15 de junho de 2015

EM REGUENGOS DE MONSARAZ UMA TOURADA PARA RECORDAR!

EM REGUENGOS DE MONSARAZ
UMA TOURADA PARA RECORDAR!
São Pedro desta feita foi generoso não malogrando o enorme espectáculo que estava destinado à Praça de Toiros de Reguengos de Monsaraz, irrompendo o sol quando a corrida do passado dia 13 de Junho se iniciou. A dupla de empresários Rui Gato e Vasco Durão tiveram talento e ousadia, ao confeccionar este excelente cartel, e que o público correspondeu, enchendo o tauródromo. Apresentaram-se os consagrados Mestres António Ribeiro Telles e Pablo Hermoso de Mendoza, acompanhados do jovem Miguel Moura que se mostrou perfeitamente enquadrado nesta alta competição, com os dois monstros do toureio equestre. Lidaram-se seis toiros espanhóis de encaste Murube / Urquijo de D. Luis Terrón Diaz, cartaz rematado com os Grupos de Forcados Amadores de Montemor e de Monsaraz.
   António Ribeiro Telles esteve em bom plano frente ao primeiro da ordem,  numa prestação correcta, com ferragem de boa nota. No quarto, transcendeu-se  e elevou as bancadas ao rubro, numa lide sempre em crescendo, perante um antagonista inicialmente andarilho e de pouca fixidez, que se foi abrindo com a codícia dos bravos, e crescendo ferro após ferro, que o seu lidador lhe colocava. Três colossais curtos cravou António, citados de praça a praça, dando a primazia ao oponente, recuando com a montada até às tábuas, e aí, a escasso metro os colocou garbosamente. Foi o delírio! O corolário de uma triunfal actuação.
   Pablo Hermoso de Mendoza  carismático e primeira figura do toureio mundial, esteve alegre frente ao segundo da ordem, executando um rejoneio puro, quer nos cites, quer na colocação dos ferros, intercalados com vistosos ladeios para o levar para os terrenos eleitos. Mas a sua mais completa lide, veio frente ao quinto, recebendo-o e dobrando-se de forma airosa com a montada, como se de um capote de brega se tratasse, prosseguindo com emocionante ferragem curta, intercalada de finos recortes. Uma actuação memorável.
   O benjamim dos Mouras toureiros, Miguel, teve a má sorte de lhe tocar o terceiro, um mansarrão que não lhe permitiu mais, do que demonstrar a sede de triunfo numa prestação persistente e decorosa. No sexto, executou uma bela lide, iniciada com dois compridos de boa nota. Com os curtos, destacou-se em duas excelente e vistosas sortes cambiadas, prosseguindo com mais dois curtos e um “palmito”, rematados com a montada a rodar o piton, num misto de rejoneio e toureio luso.
   Boas pegas foram executadas por ambos os grupos. Pelos Amadores de Montemor pegaram João Romão, Manuel Ramalho e Francisco Barrete. Pelos Amadores de Monsaraz, foram caras Diogo Cardoso, Armando Gonzalez numa monumental pega, com o toiro a arrancar de praça a praça, vindo a fechar-se junto à porta dos curros, com excelente ajuda do grupo e Luis Rodrigues.
   No final, decerto que os presentes ainda hoje degustam, como eu, o magnifico espectáculo que nos foi servido.
   Parabéns aos empresários pelo cartaz confeccionado, aos intervenientes que, com o seu talento, elevaram as bancadas ao rubro, aos herdeiros do ganadero pelo curro de toiros enviado e a São Pedro, por nos ter poupado uma viagem em vão, à bela cidade de Reguengos de Monsaraz. Com corridas como esta, A FESTA PERDURARÁ
   Excelente direcção deste espectáculo por parte de Agostinho Borges.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
PABLO HERMOSO DE MENDOZA 
 MIGUEL MOURA
 MANUEL RAMALHO
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES 

 ARMANDO GONZALEZ
 PABLO HERMOSO DE MENDOZA

 MIGUEL MOURA


Sem comentários:

Enviar um comentário