segunda-feira, 29 de abril de 2013

   OS LIDADORES AQUECERAM
AS BANCADAS


   Tarde soalheira mas fria, de um vento incomodativo que decerto afastou inúmeros espectadores do tauródromo de Samora Correia, que preencheu meia casa forte. Iniciado o espectáculo com um belo quadro de Sevilhanas, numa corrida à Portuguesa, em que decerto teria tido lugar o trinar das guitarras, nisso os espanhóis são mestres, defendem com unhas e dentes, aquilo que é seu! Que me perdoem este aparte, sou amante de Sevilhanas e do “Cante Hondo”, mas dentro do contexto.



   Lidaram-se toiros da ganaderia local de Oliveira Irmãos, bem apresentados para uma corrida que decorreu de forma agradável.
   Sónia Matias abriu praça, com um bom toiro, numa lide em crescendo, em que a cavaleira desenvolveu uma vistosa brega, precedida de emotiva ferragem, estando com raça e em muito bom plano. No quarto, um manso que lhe não permitiu grandes cometimentos, esteve decorosa e valente.
   Ana Batista, lidou o segundo com tranquilidade, andando sempre muito ligada ao oponente muito justo de forças, mas nobre. Dois bons compridos, para nos curtos colocá-los em sortes frontais, terminando com um sesgo, já com o inimigo a refugiar-se em tábuas.  No quinto, um manso, ora pegado ao solo, ora de bruscas arrancadas, esteve esforçada e  nada mais podendo fazer.
   Pedro Salvador, esteve em bom plano no terceiro da ordem. Diligente com a ferragem comprida, pôs as bancadas ao rubro com três curtos emotivos, em sortes  ao piton contrário. No sexto, um codicioso toiro, que perseguia com ímpeto as montadas, voltou a rubricar uma excelente actuação, nos cites de largo, com ajustadas reuniões.
   Pegaram pelos Amadores do Ribatejo Pedro Coelho ao terceiro intento, João Guerreiro ao segundo e João Machacaz, na pega da tarde, num toiro com pouca mobilidade durante a lide, mas que saiu lesto e acometendo com violência para o forcado que se fechou poderosamente.
   Pelos Amadores da Azambuja, Daniel Mouchão e Pedro Sabino, fecharam-se de caras ao primeiro intento, e Daniel Reis à segunda tentativa.
   O Sr. Rogério Jóia, dirigiu com acerto, uma corrida que decorreu em bom ritmo, abolindo o intervalo.

SÓNIA  MATIAS
ANA  BATISTA


PEDRO  SALVADOR

JOÃO  MACHACAZ

DANIEL  REIS

Sem comentários:

Enviar um comentário