sexta-feira, 1 de junho de 2018

GALEANA
NO REINO DO TOIRO BRAVO
   Situada no Concelho Alentejano de Mourão, na freguesia da Granja, está situada a Herdade da Galeana, paredes meias com a Estremadura Espanhola. Em 1939, o Senhor Manuel Joaquim Grave, adquiriu esta propriedade à Srª Viuva de Soler. Joaquim Sá Grave, médico veterinário e antigo elemento do grupo de forcados amadores de santarém, herdou-a  após a morte de seu pai, o inesquecível Engº Joaquim Murteira Grave.
   No passado dia 29, para comemorar um marco histérico de há 30 anos em que o toiro “Cumpridor” , lidado na Monumental de Madrid obteve a honra de volta no arraste recebemos com muito agradado o amável convite de Joaquim Grave e rumámos á Galeana, onde fomos recebidos bem como outros convidados, para uma jornada inesquecível de campo.
   Primeiro visitámos a Sala dos incontáveis Troféus obtidos ao longo dos anos pelas mais variadas praças de toiros, seguindo-se uma tenta, em que os jovens novilheiros João d´Alva e Luis Silva, alunos respectivamente das escolas de toureio de Vila Franca e da Moita, tiveram oportunidade de tourear seis novilhas, três das quais (1ª, 5ª e 6ª) plenas de nobreza, fixidez e humilhação, que proporcionaram ao jovens diestros, boas faenas. Um animado almoço nos foi servido, em que muito se falou da tauromaquia e do toureio, de seguida, bem instalados num reboque de tractor,  fizemosa uma visita à camada de toiros a lidar em 2018, com as sempre pertinentes e sábias explicações do simpático anfitrião, que converteu igualmente esta exploração em Turismo Rural Taurino, tendo para o efeito disponíveis cinco quartos e visitas à ganaderia, para pequenos grupos (em jeep) e grandes grupos (em reboques de total segurança e comodidade).
   Um dia, inesquecível!

PODERÁ VER MAIS REPORTAGEM EM:
O MIRANTE.PT (edição online)











Sem comentários:

Enviar um comentário