quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


JOAQUIM BERNARDÓ

JUAN SERRANO "FINITO DE CORDOBA"
TOIROS REGRESSARÃO À
 CATALUNHA


SERAFIN MARIN

   
  A Catalunha Província Espanhola, onde em 2010 foram proibidas pelo Parlamento Catalão as corridas de toiros, deixando perplexos os largos milhares de aficionados ali existentes. Província de enorme migração pela  importante industria que possui, o que levou a fixar-se inúmeras famílias de outros pontos de Espanha, muitas das quais adeptas da Festa Brava. 
   A Catalunha possui inúmeras as Praças de Toiros, desde a bonita Monumental da Capital, Barcelona. Praça de grande historial e significado especial para nós portugueses, (onde em 1974, tombou o nosso José Falcão. Onde o  Ricardo Chibanga obteve enormes triunfos e derramou naquela arena o seu generoso sangue, com diversas cornadas, o tributo pago pela sua enorme valentia e onde o nosso Vítor Mendes se tornou matador de toiros). Era uma praça que nos anos 74, 75 e 76, altura em que vivi na bela cidade Catalã, iniciava a temporada em Março que se estendia até Outubro, dando corridas nos meses de Julho e Agosto ás quintas - feiras e domingos. Las Arenas (entretanto transformada em Centro Comercial, e onde em 1947, recebeu a alternativa o primeiro matador de toiros luso, Diamantino de Vizeu), Figueras, Girona, Lloret del Mar, San Baudilio de Llobregat, Rubi, San Feliú de Guixols e Tarragona.  A Catalunha foi  ao longo dos tempos  berço  de inúmeros toureiros como Mário Cabré, Joaquim Bernardo, Enrique Patón, Roberto Espinosa (estes dois, hoje destacados empresários e apoderados), Juan Serrano “Finito de Córdoba”, Serafin Marin, entre outros.
   Juan Manuel Albendea, Presidente da Comissão Cultural do Congresso dos Deputados e representante do Partido Popular levou ao Parlamento do Estado, uma petição para que o toureio fosse declarado Bem de Interesse Cultural. Após a votação a que foi sujeita no passado dia 12, foi aprovada maioritariamente com 180 votos a favor, e  assim ganhou. Agora, após os trâmites legais, tudo indica que em Setembro próximo regressem as corridas de toiros à Catalunha, talvez pelas Festas de La Merced, da Cidade Condal, e que nós aficionados não nos vejamos privados de assistir ao nosso espectáculo predilecto. A CORRIDA DE TOIROS.

Sem comentários:

Enviar um comentário