terça-feira, 27 de maio de 2014

CORRIDA TOURISTA MA MOITA DO RIBATEJO

CORRIDA TOURISTA NA
MOITA DO RIBATEJO
  

    A corrida realizada no passado dia 25, na Praça de Toiros “Daniel do Nascimento” na Moita do Ribatejo, caracterizou-se pela dureza do bem apresentado curro de toiros de Fernandes de Castro.
   Joaquim Bastinhas frente ao primeiro toiro andarilho mas de bonita pelagem, salpicada em negro. Com desembaraço, colocou-lhe quer a ferragem comprida quer a curta, tendo culminado com um par de bandarilhas por exigência do público. Embora contrariado acedeu, sorte esta, que foi e é, sua imagem de marca e que o catapultou para o estrelato, ficando meio par. O toiro foi pegado por João Guerreiro.
   Rui Salvador esteve no seu plano habitual, valente em demasia frente a um complicado e perigoso toiro, que a todo o momento procurava a colhida. Brioso, o ginete Tomarense cravou com determinação a ferragem da ordem. Leonardo Matias, com estoicismo pegou de caras.
   Sónia Matias teve uma discreta actuação, frente a um exigente oponente. Com um início de lide solvente na ferragem comprida, vindo a sua actuação a menos, diferente daquilo a que já nos habituou. Nos curtos, que colocou com dificuldade, pelas excessivas passagens em falso. João Machacaz, o valente cabo dos Amadores do Ribatejo, pegou de caras.
   Marcos Bastinhas, com alegria recebeu o quarto da ordem, numa vistosa e movimentada brega, colocando com destreza a ferragem comprida. A lide  foi sempre em crescendo, com destaque para dois emocionantes ferros ao piton contrário e um par de bandarilhas, colocado em terrenos de dentro, culminaram a sua bem conseguida e agradável actuação. Francisco Baltazar, pegou de caras.
   Duarte Pinto  esteve no seu habitual plano, bem. Exímio executante do toureio frontal, que tão bem pratica, de destacar a ferragem curta com ajustadas reuniões ao estribo, são e foram uma constante, nesta sua passagem pela Moita. A forma tranquila com que elegeu os terrenos, levando o antagonista numa templada e bem medida brega, para o deixar onde quis, distanciando-se e citando de praça a praça, lhe colocar cinco imponentes curtos. A pega esteve a cargo de Mário Gonçalves, dos Amadores do Ribatejo.
   Tomás Pinto esperou nos médios um oponente que tardou em  sair à liça. Esteve diligente na colocação dos três compridos. Nos curtos, arrancando de largo, encurtou distâncias e reuniu nos médios com alegria, em três ferros de belo efeito, numa lide irregular. No final, numa passagem por dentro, sofreu um violento encontrão contra as tábuas, felizmente sem consequências. José Maria Bettencourt, encerrou a corrida, com uma boa pega de caras, nesta corrida que resultou dura, para os bravos intervenientes.

JOAQUIM  BASTINHAS


 JOÃO  GUERREIRO
 RUI  SALVADOR


 LEONARDO  MATIAS
 SÓNIA  MATIAS


 JOÃO  MACHACAZ

MARCOS  BASTINHAS



FRANCISCO  BALTAZAR
 DUARTE  PINTO


 MÁRIO  GONÇALVES
 TOMÁS  PINTO


 JOSÉ  MARIA  BETTENCOURT

Sem comentários:

Enviar um comentário