domingo, 25 de agosto de 2013

CORRIDA DURA EM LISBOA



   Na passada Quinta-Feira teve lugar na Meca do Toureio Equestre a 49ª edição da Corrida TV, a favor da Casa do Pessoal da RTP. Lidaram-se seis toiros de encaste Murube, vindos de Monforte, e pertencentes à ganadera Srª Dª Maria Guiomar Cortes de Moura. Volumosos de apresentação mas nulos de bravura, foram lidados pelos cavaleiros João Moura Caetano, João Ribeiro Telles filho e João Maria Branco, e pegados pelos  briosos Grupos de Forcados Amadores de Alcochete e do Aposento da Moita.
   Manso o primeiro, característica comum aos seus irmãos de camada, coube a João Moura Caetano, que se esforçou para o retirar da crença numa contenda inglória com um adversário que teimosamente regressava ao refugio das tábuas,  com solvência colocou a ferragem. O quarto, outro de igual comportamento, que contrariou as boas intenções do seu lidador, que saiu agastado com a má fortuna que lhe ditara o sorteio, intentou por todos os meios  agradar ao conclave. 
   João Ribeiro Telles filho rubricou duas excelentes actuações, para em duas lides sábias, espremer o escasso conteúdo que os antagonistas tinham para lhe oferecer. Cites de largo deixando-se ver, encurtando distâncias num toureio de ataque, colocou ferragem imponente, culminada com dois monumentais ferros colocados a escassa distância das tábuas, rodando ao piton e saindo airosamente. Concluiu  adornando-se com um “violino” muito do agrado de determinado sector do público.
   João Maria Branco foi à porta da gaiola receber o terceiro, que galopou alegremente, perseguindo com ímpeto a montada, em quatro voltas à arena, perdendo de seguida mobilidade. Não teve tarefa fácil o novel ginete de Estremoz que pôs toda a sua garra, para agradar ao conclave. Destacaria a entrega no sexto, colocando a ferragem a curta distância, dado o defeito de visão do oponente, terminando com um monumental ferro. Com serenidade e estoicismo aguentou a paragem do inimigo, esperou, e provocando-lhe a investida, cravou um monumental ferro, de fazer parar os mais débeis corações.

JOÃO  MOURA  CAETANO

JOÃO  RIBEIRO  TELLES filho

JOÃO  MARIA  BRANCO

JOÃO  MOURA  CAETANO

JOÃO  RIBEIRO  TELLES filho

JOÃO  MARIA  BRANCO

JOÃO  MOURA  CAETANO

JOÃO  RIBEIRO  TELLES filho

JOÃO  MARIA  BRANCO
CARREGUE EM MENSAGENS ANTIGAS E VEJA A PARTE REFERNTE AOS FORCADOS

Sem comentários:

Enviar um comentário