sexta-feira, 31 de maio de 2013






TOIROS PALHAS
NO LIVRAMENTO


ANA  BATISTA
    Vai realizar-se no próximo dia 2 de Junho às 17 horas, na localidade de Livramento (Mafra), uma corrida de toiros, em praça desmontável. Lidar-se-ão seis toiros da famosa ganaderia Palha, em que actuarão ANA BATISTA, ANTÓNIO MARIA BRITO PAES e o cavaleiro local MARCELO MENDES. As pegas estarão a cargo de três Grupos de Forcados, os Amadores do Ribatejo, de Cascais e de Alter do Chão.

ANTÓNIO  MARIA  BRITO  PAES

MARCELO  MENDES

GRANDE TARDE DE
“EL JULI” EM ARANJUEZ

JULIAN  LOPEZ  "EL JULI "


A Praça de Toiros de Aranjuez, registou ontem dia 30, uma enchente de público, para assistir à corrida de toiros realizada, em que intervieram os matadores José António Camacho “Morante de la Puebla” (ovação e palmas, após dois avisos), Julian Lopez “El Juli” (duas orelhas e orelha) e Sebastian Castella (palmas e orelha). Lidaram-se toiros de Domingo Hernandez (3) e Garcigrande (3). No final, Julian Lopez “El Juli” saiu triunfalmente em ombros


TRIUNFOS DE  ENRIQUE PONCE
E  MANZANARES EM GRANADA

ENRIQUE  PONCE

   Ontem dia 30, integrada na Feira do Corpus, realizou-se uma corrida na Praça de Toiros de Granada, em que foram lidados exemplares da ganaderia El Pilar (5) e Parladé (1, sobrero). Actuaram os matadores de Toiros Enrique Ponce (silêncio e duas orelhas), José Maria Manzanares (orelha e orelha) e Alejandro Talavante (palmas e silêncio). No final, Ponce e Manzanares, saíram em ombros.


  MADRID TAURINO
FERRERA OBTEVE UM TROFÉU

ANTÓNIO  FERRERA

   A 21ª corrida da Feira de Santo Isidro, realizada ontem dia 30, na Monumental de Las Ventas, em que o matador de toiros António Ferrera,  executou duas poderosas faenas aos toiros do seu lote, antecedidas de dois excelentes tércios de bandarilhas, preenchidos pelo matador Estremenho. Lidaram-se seis toiros de pelagem “cárdena” da ganaderia de Adolfo Martin.
   António Ferrera (ovação após petição de orelha e orelha), Javier Castaño (silêncio, tendo sofrido uma cornada na mão direita, e após ter recolhido à enfermaria, voltou, para matar o 6º, dando volta após aviso), e Alberto Aguilar que substituiu Ivan Fandiño, (ovação e silêncio após aviso).

quinta-feira, 30 de maio de 2013

DIEGO VENTURA
DIA 1 DE JUNHO EM ALMEIRIM

DIEGO  VENTURA

   O rejoneador Diego Ventura vai actuar no próximo sábado dia 1 de Junho, na Monumental de Almeirim. Após os triunfos apoteóticos conquistados, em Sevilha (4 orelhas), Jerez de La Frontera (2 orelhas), Madrid (3 orelhas) e Nîmes (4 orelhas e rabo), Ventura vem predisposto para oferecer à afición portuguesa uma grande noite de toiros, nesta que é a sua primeira comparência, este ano, numa corrida formal, entre nós. Apartado está um impressionante curro de toiros de Murteira Grave. Um cartaz sugestivo, em que actuarão ainda os cavaleiros Rui Fernandes e João Ribeiro Telles filho, com os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e Aposento da Moita, rematam o cartel. Informa a Empresa Campo e Praça, promotora do espectáculo, que ainda há bilhetes disponíveis.

FORCADOS  AMADORES  DE  CORUCHE

FORCADOS  DO  APOSENTO  DA MOITA


MATEUS  PRIETO
RECEBERÁ A ALTERNATIVA
MATEUS  PRIETO
  O jovem cavaleiro Mateus Prieto, receberá no próximo dia 10 de Junho (Dia de Portugal), a alternativa, na Monumental de Santarém. Joaquim Bastinhas, será o padrinho da cerimónia, testemunhada por Luís Rouxinol, Sónia Matias, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto. Lidar-se-ão toiros de Manuel Veiga, e pegarão os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Alcochete, capitaneados respectivamente por Diogo Sepúlveda e Vasco Pinto. Esta corrida promovida pela Empresa Aplaudir, terá início às 17 horas.

AMANHÃ DIA 31
GRANDE CORRIDA NA BARQUINHA

TITO  SEMEDO

   É já amanhã dia 31 pelas 22 horas, que se realizará em Vila Nova da Barquinha, a corrida em que intervirão os cavaleiros Tito Semedo, João Moura Caetano e Marcos Bastinhas, que lidarão um curro de toiros de Paulo Caetano, que será pegado pelos Grupos de Forcados Amadores de Tomar e da Chamusca.

FORCADOS  AMADORES  DE  TOMAR

FORCADOS AMADORES  DA  CHAMUSCA


   
MADRID TAURINO

DAVID  FANDiLA  "EL  FANDI"

   A praça de Toiros Monumental de Las Ventas, abriu ontem dia 29, uma vez mais as suas portas, para realizar a 20ª Corrida de Toiros da Feira de Santo Isidro. Corrida remendada com toiros de três divisas diferentes. Da ganaderia titular, Jandilla, lidaram-se somente três exemplares, com dois de El Pilar e um de El Torreón, (um toiro de excessiva nobreza, mas de escassa transmissão). Actuaram os matadores David Fandila “El Fandi” (silêncio e palmas), Daniel Luque (silêncio em ambos) e Saúl Jimenez Fortes (silenciado em ambos).


quarta-feira, 29 de maio de 2013

FERNANDES, VENTURA E
TELLES filho
EM ALMEIRIM

DIEGO  VENTURA
   
   Os cavaleiros Rui Fernandes, Diego Ventura e João Ribeiro Telles filho, enfrentarão no próximo dia 1 de Junho, um impressionante curro de toiros de Murteira Grave, na Monumental de Almeirim. Pegá-los-ão os Grupos de Forcados Amadores de Coruche e do Aposento da Moita.
   Diego Ventura que em 2012, não actuou em arenas nacionais, reaparece numa corrida formal, num momento em que os triunfos se têm sucedido, foi esta madrugada de dia 29, pai pela primeira vez. A sua mulher deu à luz um rapaz, a quem será posto o nome do progenitor.

RUI  FERNANDES

JOÃO  RIBEIRO  TELLES

   31 DE MAIO
CORRIDA NA BARQUINHA



   A empresa Apaludir de João Pedro Bolota, levará a efeito na próxima sexta-feira dia 31, pelas 22 horas, uma Corrida de toiros em Vila Nova da Barquinha. Lidar-se-ã toiros de Paulo Caetano, num cartaz composto pelos cavaleiros Tito Semedo, João Moura Caetano, Marcos Bastinhas e o praticante Tiago Lucas. As pegas estarão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Tomar e da Chamusca, capitaneados respectivamente por Carlos Alberto e Nuno Marques.

JOÃO  MOURA  CAETANO

MARCOS  BASTINHAS


MADRID TAURINO
SALDIVAR CORTOU ORELHA

   A faena de Arturo Saldivar executada ao 3º da tarde, um bonito “Burraco” de pelagem, pertencente à ganaderia de El Ventorrillo, proporcionou ao diestro Mexicano uma variada e valente faena, culminada com o corte de uma orelha, que passeou orgulhosamente pelo ruedo Ventaño.
   Uma vez mais, o vento marcou presença nesta 19ª corrida do ciclo Isidril, realizada ontem dia 28, em que intervieram os matadores de toiros Sérgio Aguilar (silêncio em ambos), Miguel Angel Delgado (ovação após aviso e silêncio) e Arturo Saldivar (orelha e silêncio após aviso). Lidaram-se toiros de El Ventorrilho.

ALBERTO AGUILAR
SUBSTITUIRÁ IVAN FANDIÑO

   Alberto Aguilar substituirá Ivan Fandiño na corrida a realizar no próximo dia 30, na Monumental de Madrid. Serão lidados toiros de Adolfo Martin. Aguilar vê assim premiada a injustiça de que foi alvo no passado dia 26, ao ser-lhe negada pelo presidente, a orelha que teria conquistada por petição do público, que lhe possibilitaria a saída em ombros pela Porta Grande. Da injustiça fez-se justiça. É esta a quarta ocasião, em que o diestro madrileno actua no mês de Maio, na Monumental.

terça-feira, 28 de maio de 2013

MIGUEL MOURA
A ÚNICA PRESENÇA LUSA
EM BADAJOZ

   Miguel Moura, será a única presença Lusa na Feira de San Juan, na Cidade Fronteiriça de Badajoz. A Empresa de José Cutiño e Joaquin Dominguez, tornou públicos os cartéis das corridas que levarão a efeito no “Coso de Pardaleras”.



  Dia 22 de Junho, corrida de rejoneio com Andy Cartagena, Diego Ventura e Miguel Moura, que lidarão toiros de Luís Terrón.
   Dia 23 de Junho, novilhada em que serão lidados seis novilhos de Jandilla, pelos diestros Tomás Campos, José Garrido e Posada de Maravillas.


MIGUEL  MOURA
    Dia 24 de Junho, corrida de toiros para os matadores António Ferrera, Julian Lopez “El Juli” e José Maria Manzanares que lidarão toiros de Garcicgrande.
   Dia 25 de Junho, actuarão os matadores José António Camacho “Morante de la Puebla”, Miguel Angel Perera e Alejandro Talavante, que lidarão toiros de Joaquin Nuñez del Cuvillo.


ANTÓNIO FERRERA


   
9 DE JUNHO
TOIROS DE MURTEIRA GRAVE 
NO  PINHAL NOVO



   Promovida pela Empresa Afición, terá lugar no próximo dia 9 de Junho, integrada nas Festas Populares do Pinhal Novo, uma corrida de toiros, com início às 22 horas. Lidar-se-ão seis toiros da ganaderia Murteira Grave, enfrentá-los-ão os cavaleiros RUI SALVADOR, SÓNIA MATIAS e PEDRO SALVADOR. Pegarão em solitário os Forcados Amadores de ALCOCHETE, capitaneados por Vasco Pinto.

segunda-feira, 27 de maio de 2013


  ALBERTO  AGUILAR
CORTOU ORELHA EM MADRID
E “CHECHU” COLHIDO COM GRAVIDADE

PEDRO GUTIERREZ "EL  CAPEA"

    Na corrida realizada ontem dia 26, na Monumental de Madrid, o diestro Alberto Aguilar cortou uma orelha ao 3º da tarde. José Ramon Garcia “Chechu” confirmou a alternativa, sendo fortemente colhido pelo toiro da cerimónia, quando o toureava de muleta. Transportado para a enfermaria da praça, foi operado pela equipe do cirurgião Dr. Máximo Garcia Padrós.
   Pedro Gutierrez “El Capea”, teve que matar o toiro do companheiro, acrescido aos dois do seu lote, escutando silêncio em ambos. Uma tarde, em que uma vez mais a Monumental de Las Ventas se transformou em Monumental “De los Ventos”, tal a ventania que soprou toda a tarde, prejudicando o labor dos toureiros. Alberto Aguilar, que substituiu Fernando Cruz, teve que lidar três toiros. Ao primeiro cortou uma orelha, no seu segundo escutou silêncio, e no terceiro, após enorme faena rematada com pinchazo e uma certeira e eficiênte estocada, com o público maioritariamente a reclamar a orelha para o diestro, o que lhe daria o direito da saída pela Porta Grande. Orelha que lhe foinegada pelo presidente, que não atendendo a petição popular, foi fortemente abroncado, após o jovem diestro, ter dado uma triunfal volta à arena. Mais uma vez, ficou demonstrada a prepotência de alguém, que não respeita o público.

Parte Médica subscrita pelo Dr. Garcia Padrós em relação à grave cornada  sofrida pelo diestro  José Ramon Garcia “Chechu”, e diz o seguinte: Cornada de uma trajectória de 25 cms no terço médio do musculo esquerdo, que atingiu o nervo ciático e contornou o fémur. Prognóstico grave.


QUEM NÃO VIU …
TERÁ PENA DE NÃO TER VISTO.

   A corrida de toiros levada a efeito no passado dia 25, na Praça de Toiros “Daniel do Nascimento”, resultou num belíssimo espectáculo, para o qual muito contribuíram os toiros enviados pela ganaderia Palha. De excelente apresentação e boas condições de lide,  proporcionaram momentos enesquecíveis aos que tivemos o previlégio de ter assistido, a tão bom espectáculo. Cartaz interessante composto por três cavaleiros de estilos bem diferentes, ANTÓNIO RIBEIRO TELLES, VITOR RIBEIRO e GILBERTO FILIPE, com emocionantes e rijas pegas executadas, pelos Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca e do Aposento da Moita. Pena foi, que o público somente preenchesse um quarto forte, da lotação da praça.

ANTÓNIO  RIBEIRO  TELLES

VITOR  RIBEIRO

BRUNO  CASQUINHA

VITOR  RIBEIRO

GILBERTO  FILIPE

ANTÓNIO  RIBEIRO  TELLES  

GILBERTO  FILIPE

   António Ribeiro Telles com um toiro que saiu áspero de início e com dificuldades em se fixar, compôs uma faena poderosa, iniciada com uma depurada brega, para colocar o antagonista nos terrenos adequados. Foram eficientes os compridos iniciais, para nos curtos com preparações vistosas, cravá-los ao estribo. No quarto, voltou a rubricar uma excelente actuação, encontrando toiro em todos os terrenos.
   Vítor Ribeiro que reaparecia após um ano de interregno, teve duas prestações de alto nível, dando em ambas, primazia ao toureio frontal, aproveitou a codícia dos oponentes para em cites frontais cravar, e pôr as bancadas em alvoroço.
   Gilberto Filipe desenvolveu uma lide alegre no primeiro do seu lote, também ele um bom toiro. No seu segundo, o único manso, tardo de investidas no início da lide, veio a menos  a acobardar-se em tábuas, obrigando o cavaleiro da Atalaia a esforçar-se, sem conseguir alcançar o brilhantismo.
   Grandes, decididas  e emotivas, resultaram as  pegas de caras. Pelos Forcados de Vila Franca pegaram Bruno Casquinha, Márcio Francisco e Rui Godinho. Pelo Aposento da Moita, José Maria Bettencout, Nuno Inácio e Diogo Gomes que foi violentamente derrotado pelo morlaco que deu “água pela barba” à forcadagem, sendo substituído por José Henriques.
   Dirigiu com acerto o antigo forcado  Manuel Gama.

JOSÉ  HENRIQUES


DIEGO VENTURA
IMPARÁVEL



   O rejoneador Luso—Espanhol Diego Ventura, obteve ontem dia 26, mais um sonoro triunfo, ao cortar três orelhas e sair em ombros, pela Porta dos Califas, na corrida em que interveio, na Praça de Toiros de Córdoba. Lidaram-se toiros de Castillejo e completaram o cartaz Andy Cartagena (orelha e duas voltas, com forte petição de orelha) e Leonardo Hernandez (ovação e orelha).
   Diego Ventura actuará no próximo dia 1 de Junho, na Monumental de Almeirim, onde lidará toiros de Murteira Grave, numa corrida promovida pela Empresa Campo e Praça. Completam o cartaz, os cavaleiros Rui Fernandes e João Ribeiro Telles filho. Uma corrida que está a suscitar grande interesse, entre a afición Portuguesa.

domingo, 26 de maio de 2013


POUCO PÚBLICO
PARA UMA BOA CORRIDA

   As bancadas do bonito tauródromo Coruchense, apresentavam uma escassez de público, que não perfez mais de um quarto forte de casa, numa terra berço de destacados toureiros e que se diz aficionada!
   A empresa Campo e Praça, concessionária da Praça, levou a efeito uma corrida de toiros, na segunda edição dedicada aos Municípios com Actividade Taurina. Um cartel bem montado, que se julgava muito ao gosto da afición local, com um imponente curro de toiros do ganadero António José da Veiga Teixeira, e os cavaleiros João Salgueiro, Rui Fernandes e João Ribeiro Telles filho. As pegas a cargo de dois Grupos de Forcados de primeira linha, os Amadores de Évora e os Amadores de Coruche.
   João Salgueiro rubricou duas boas actuações, num toureio em que primaram as sortes frontais, dando vantagens aos dois bons oponentes que teve que lidar.
   Rui Fernandes, no primeiro do seu lote, o menos potável da camada, incómodo por deficiências de fixidez e andarilho, esteve discreto, vindo a alcançar um saboroso triunfo no seu segundo, em que demonstrou garra e desenvoltura, no desenhar das sortes. 
   João Ribeiro Telles filho, teve duas prestações muito agradáveis, mas distintas. No seu primeiro, encrençado em tábuas, foi pacientemente retirá-lo com a montada, tendo momentos de uma lide repousada, com detalhes artistícos. A segunda foi mais movimentada e alegre, na diversidade das sortes.
   Valorosas pegas executadas por ambos os Grupos, com destaque para a poderosa executada por Pedro Galamba dos Amadores locais, pegando ainda Luís Carlos Gonçalves e Paulo Oliveira.  Pelos Amadores de Évora, fizeram-no Ricardo Sousa, João Madeira e Dinis Caeiro.
   Com acerto, dirigiu o Sr. Ricardo Pereira.

JOÃO  SALGUEIRO

RICARDO  SOUSA

JOÃO RIBEIRO  TELLES filho

RUI  FERNANDES

JOÃO RIBEIRO TELLES filho

JOÃO SALGUEIRO

PEDRO  GALAMBA

RUI  FERNANDES


CHUVA DE ORELHAS
EM GETAFE

RUI  FERNANDES


   Após ter actuado na noite de 24 em Coruche, o cavaleiro Rui Fernandes rumou à localidade espanhola de Getafe, em cuja praça interveio na tarde de ontem dia 26, numa corrida de rejoneio, obtendo um enorme triunfo.
   Lidaram-se toiros de Luís Albarrán, Rui Fernandes (orelha e duas orelhas), Raul Martin Burgos (ovação após aviso e duas orelhas) e Roberto Almendariz ( duas orelhas e duas orelhas). No final, o trio de cavaleiros saiu triunfalmente, da praça em ombros.