segunda-feira, 20 de maio de 2013

CONCURSO DE GANADERIAS
À PORTUGUESA

   A Praça de Toiros de Évora foi cenário ontem dia 19 de Maio, do seu tradicional Concurso de Ganaderias, o quinquagésimo quarto, da sua história. Seis toiros inicialmente a concurso, que restaram cinco, já que o bonito “Jabonero” da ganaderia Palha, haveria de sair à liça inferiorizado. Impossibilitado de ser lidado, recolheria aos curros.
   Sairia em primeiro lugar o exemplar de Murteira Grave, que seria o segundo do lote de António Ribeiro Telles, volumoso  e com 610 quilos. António, não se sentiu a gosto com o inimigo, um andarilho e com pouca fixidez. Desenvolveu uma lide esforçada e com “vergonha toureira”, recusou a volta no final. Em quarto lugar, saiu o sobrero de São Torcato (extra concurso), que quanto a mim, foi o mais bravo da corrida. Executou uma bela lide, muito no seu estilo clássico, com cites frontais, rematados ao estribo.
   Luís Rouxinol, a quem coube lidar os dois toiros premiados, em 1º lugar no de Veiga Teixeira, desenvolveu uma lide movimentada e alegre, com ferragem de boa marca, muito aplaudida, não faltando o par de bandarilhas. No quinto, o exemplar de Passanha de bonita apresentação, foi uma lide laboriosa, com o inimigo a buscar constantemente as tábuas, e Rouxinol a retirá-lo de forma airosa com as  montadas e cravar com acerto.
   João Salgueiro lidou o terceiro, pouco codicioso da ganaderia de Rio Frio, mas que não complicou, permitindo ao ginete de Valada uma boa actuação. No que encerrou a corrida, de São Torcato, Salgueiro esforçou-se numa lide de entrega inglória, perante o manso inimigo.
   Enormes pegas de caras, executadas por ambos os grupos. João Pedro Oliveira, José Miguel Martins e Ricardo Sousa, pegaram por Évora. Francisco Borges (numa monumental pega), João Caldeira e Manuel Ramalho, pegaram por Montemor.
   O Prémio de Bravura foi atribuído ao toiro de António José da Veiga Teixeira, lidado em 2º lugar. Quanto ao de Apresentação foi conquistado pelo exemplar de Passanha, lidado em 5º lugar.
   O Sr. Ricardo Pereira, dirigiu a corrida, abolindo o intervalo, um gesto de aplaudir.

ANTÓNIO  RIBEIRO  TELLES

LUIS  ROUXINOL

JOÃO SALGUEIRO

JOÃO SALGUEIRO

FRANCISCO BORGES, NUMA MONUMENTAL PEGA

MESTRE ANTÓNIO RIBEIRO TELLES, NUM FERRO PORTENTOSO

ANTÓNIO RIBEIRO TELLES

LUIS ROUXINOL NUM BONITO RECORTE

LUIS ROUXINOL NUM RECORTE COM O "ULISSES"

LUIS ROUXINOL

JOÃO  SALGUEIRO

JOÃO SALGUEIRO

RICARDO  SOUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário