segunda-feira, 13 de maio de 2013

  BOA CORRIDA EM
SALVATERRA DE MAGOS



    Na Praça de Toiros de Salvaterra, teve lugar ontem dia 12 de Maio, a Corrida do Tomate, que registou cerca de meia casa forte. Lidaram-se seis toiros da ganaderia de Ortigão Costa, bem apresentados, com comportamentos diversos.
   Cartaz composto pelos cavaleiros ANTÓNIO MARIA BRITO PAES, PAULO JORGE DOS SANTOS, TIAGO CARREIRAS, MARCELO MENDES, TOMÁS PINTO e o amador Colombiano JACOBO BOTERO. Pegaram os Grupos de Forcados Amadores do APOSENTO DA CHAMUSCA e de SALVATERRA DE MAGOS:
   Abriu a corrida António Maria Brito Paes, que teve pela frente um toiro que acometia com aspereza, e se adiantava. Contrariado com o antagonista que lhe tocou em sorte. Várias passagens em falso, não colocando a ferragem, para não defraudar o público, cumprindo com dignidade. 
   Paulo Jorge dos Santos, alegre, desembaraçado  e comunicativo com o público, esteve em bom plano, tirando partido das boas montadas que possui, e do bom exemplar que teve que lidar.
   Tiago Carreiras, esteve voluntarioso com um toiro nada fácil, que também tinha tendência para se adiantar às montadas.
   Marcelo Mendes esteve regular na colocação da ferragem comprida iniciada com uma sorte de gaiola, para construir nos curtos uma lide plena de beleza e arte. Autênticos muletazos, do mais requintado quilate, executados com o cavalo “Único”, fizeram as delícias de quantos estivemos presentes.
   Tomás Pinto foi receber o antagonista à “porta dos sustos”.  Decidido, indo à cara do inimigo, cravou com decisão  a  ferragem comprida. Nos curtos, desenvolveu uma lide correcta e repousada, procurando o toureio frontal, culminada com dois “violinos”.
   Jacobo Botero é um jovem colombiano que se radicou em Portugal, para cumprir o sonho de ser toureiro. É  praticante do toureio de alto risco. Emotivos surtiram os curtos, citados de largo, dando vantagem ao bom e volumoso toiro que investia alegremente, rematados ao estribo.
   Valentes foram as pegas da tarde. Pegaram de caras pelos do Aposento da Chamusca Nuno Rodrigues, João Rui Salgueiro e Carlos Veiga que saiu muito mal tratado, e foi dobrado por Francisco Montoya. Pelos Forcados de Salvaterra pegaram Pedro Silva, Nelson Soares e João Paulo Damásio, em três Monumentais pegas.
   Com  acerto e muita afición, dirigiu o Sr. Rogério Jóia.


ANTÓNIO  MARIA  BRITO  PAES

PAULO  JORGE  DOS  SANTOS

TIAGO  CARREIRAS

MARCELO  MENDES

TOMÁS  PINTO

CARLOS VEIGA

JACOBO BOTERO

JOÃO PAULO DAMÁSIO

Sem comentários:

Enviar um comentário