segunda-feira, 30 de junho de 2014

REPORTAGEM DA CORRIDA DE SÃO PEDRO NO MONTIJO

CORRIDA DE SÃO PEDRO
NO MONTIJO


   A Tradicional corrida das Festas de S.Pedro no Montijo, realizou-se na noite de 29 de Junho, na Monumental “Amadeu Augusto dos Santos” que registou uma boa afluência de público, a rondar os três quartos fortes da sua lotação. Noite fresca para uma corrida em que teve bastos motivos de muito interesse, tendo nos intervenientes, um cartaz marcadamente regionalista, a começar pelo curro de toiros enviado pelo Engº José Samuel Lupi, do seu outro ferro, o de Rio Frio. Bem apresentados e a exigir de cavaleiros e forcados a sua aplicação, acrescentado com um exemplar alentejano de Passanha, também este, de boa qualidade e lidado pela jovem cavaleira amadora ribatejana, Mara Pimenta.
   Pegaram em solitário, em data comemorativa dos 50 anos da sua fundação, o Grupo de Forcados do Montijo, tendo fardado antigos e actuais elementos, que fizeram a sua história. Pegaram de caras Hélio Lopes, Ricardo de Almeida, Ricardo Parracho, Manuel Carlos, João Damásio, Ricardo Figueiredo (que viria a receber o Troféu destinado à Melhor Pega, instituído pela Adega de Pegões, que se associou à Corrida), e Isidoro Cirne.
   Luís Rouxinol, iniciou o espectáculo com uma lide agradável, embora morna, comparativa com o que é seu timbre. No quinto iniciada com dois belos compridos, esteve esforçado perante um antagonista de pouca mobilidade e fixidez, e somente com muito esforço, colocou a ferragem decorosamente, demonstrando no  final o seu desencanto
   Gilberto Filipe esteve inspirado, e aproveitou o bom lote que lhe tocou em sorte. No segundo da ordem diligenciou na brega e na colocação da ferragem. No sétimo, um exemplar codicioso, desenhou garbosamente as sortes, vindo o toiro a menos no final da lide, terminando com um “palmito” em terrenos de dentro.
   Manuel Lupi recebeu o terceiro à porta da gaiola, e aguentou três voltas ao redondel, com o hastado a perseguir velozmente a montada. Os compridos iniciais colocou-os de frente. Com os curtos esteve valente, sem atingir o brilhantismo. A  lide do sexto iniciada com o posterior da montada enganchado no toiro, felizmente sem consequência, mas com o público a protestar. Trocou de cavalo, e de frente colocou um eficaz comprido. Nos curtos esteve enorme, com cinco ao piton contrário, de arrepiar, pondo as bancadas em alvoroço.
   Grande actuação da jovem de Almeirim Mara Pimenta que corrida após corrida, se vem afirmando uma significativa evolução e soltura. Com o novilho de Passanha algo frio do início, foi-o obrigando a abrir, e colocou dois bons compridos. Com este a crescer ao castigo, lidou-o garbosamente e cravou a ferragem curta em diversificadas sortes, muito aplaudidas.
   Os toiros foram recolhidos a cavalo, por duas parelhas. Uma composta pelos campinos da casa, a outra, pelos aficionadíssimos José Manuel Pires da Costa e João Paulo Almeida Fernandes. E no final, espelhado nos rostos a satisfação de quantos assistiram a esta boa corrida.
   E aqui ficam algumas das imagens por nós produzidas. 

LUIS  ROUXINOL

 HÉLIO  LOPES
 GILBERTO  FILIPE

 RICARDO  DE  ALMEIDA
 MANUEL  LUPI

 RICARDO  PARRACHO
 MARA  PIMENTA




MANUEL  CARLOS
 LUIS  ROUXINOL

 JOÃO  DAMÁSIO
 MANUEL  LUPI

 RICARDO FIGUEIREDO
 SAÍDA ALEGRE DO BELO 7º TOIRO
 GILBERTO  FILIPE

 ISIDORO  CIRNE

Sem comentários:

Enviar um comentário