segunda-feira, 24 de junho de 2013


 
CARTAXO
COM CASA CHEIA

   Na Ribatejana Praça de Toiros do Cartaxo, na noite de dia 21, realizou-se pela primeira vez uma Corrida de Gala à Antiga Portuguesa. Com casa cheia, foi homenageado pelas gentes Cartaxeiras o cavaleiro Joaquim Bastinhas, na comemoração dos seus trinta anos de alternativa. A anteceder o espectáculo foi descerrada uma lápide assinalando a efeméride. Após o Cortejo evocativo das Touradas Reais, deu-se início à Corrida, em que actuaram os cavaleiros Mestre Manuel Jorge de Oliveira, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Marco José, Marcos Bastinhas e Ana Rita. Pegaram a solo os valentes Forcados Amadores de Alenquer um curro de toiros da ganaderia do Engº Jorge de Carvalho, dos quais saiu um excelente toiro, outro com boas condições de lide e os demais pecaram pela mansidão, alguns com investidas bruscas e violentas.


MANUEL  JORGE  DE  OLIVEIRA
 
JOAQUIM  BASTINHAS


   Manuel Jorge de Oliveira  abriu a corrida, cabendo-lhe em sorte um áspero toiro, mal intencionado, que investia para colher, (tendo inclusivé sofrido um violento encontrão contra as tábuas). Com valentia e destreza cravou a ferragem, pondo as bancadas em alvoroço. Quando terminara a sua actuação, solicitou o microfone, e anunciou que esta fôra a sua última actuação. O Público tributou-lhe uma forte e prolongada ovação.
   Joaquim Bastinhas teve pela frente um mansarrão, encrençado em tábuas, que lhe não facilitou a tarefa. Com desembaraço, mas contrariado com semelhante matéria prima, colocou a ferragem da ordem,
   Rui Salvador pôs as bancadas ao rubro. Tocou-lhe em sorte um bom colaborador, que lhe proporcionou uma excelente actuação. Com valentia citou de largo,  culminando em ajustadas reuniões.  Uma lide para recordar.
   Marco José esteve irregular na colocação dos compridos. Na segunda parte da lide, desenhou belos recortes com a montada, cravando com desenvoltura e um “violino” para terminar.
   Marcos Bastinhas esteve em bom plano, tanto a lidar como a cravar. Foi uma lide arraçada, movimentada e alegre, em que o jovem cavaleiro viajou bastas vezes à cara do oponente, deixando ferros de boa nota. Uma excelente actuação culminada com o costumeiro par de bandarilhas.
   Ana Rita com desembaraço levou a cabo uma lide agradável, a um inimigo nada fácil. Encrençado em tábuas, onde se refugiava, obrigou a jovem, a sesgo, retirá-lo para cravar com soltura.
Boa actuação dos Forcados Amadores de Alenquer, que pegaram a solo este curro de toiros do ganadero Engº Jorge de Carvalho. Pegaram de caras Pedro Coelho, António Pedro, Nuno Trindade, Jaime Mendes, Carlos Miguel e André Mata.

MARCO JOSÉ

RUI SALVADOR
MARCOS BASTINHAS

ANA RITA


ANDRÉ  MATA


Sem comentários:

Enviar um comentário