terça-feira, 4 de junho de 2013

TOIROS DE MURTEIRA GRAVE
EM ALMEIRIM

   Na noite de 1 de Junho, saíram à arena de Almeirim seis imponentes toiros de Murteira Grave, com comportamento diverso, mas que elevaram emoção às bancadas, que registaram três quartos fortes de público, proporcionando duas excelentes actuações a João Ribeiro Telles filho, Rui Fernandes no 4º e Diego Ventura no 2º. Emotivas foram as pegas, protagonizadas por ambos os Grupos de Forcados.
   Há muito que não víamos tamanha moldula humana, nesta Praça que teve o seu auge nos anos 80, quando um trio de aficionados locais, Carlos Gomes, Manuel João Maurício e Carlos Ferreira, puseram mãos à obra, em nome da Misericórdia local e a retiraram do marasmo em que se afundara, criando duas datas fortes, a primeira no início da temporada e a segunda nas Festas das Vindimas. Por ali passaram as grandes figuras de então. Bons ventos parece terem regressado a Almeirim, com a Empresa Campo e Praça, ao leme.

   Rui Fernandes no primeiro, andou esforçado sem conseguir alcançar o brilhantismo, para no quarto da ordem rubricar, uma excelente actuação muito aplaudida pelos presentes.
   Diego Ventura esteve ao seu melhor nível no segundo, tendo sofrido um susto com o cavalo “Chalana”, que escorregou na proximidade do antagonista, mas que resolveu airosamente a situação, prosseguindo com galhardia. No quinto, Ventura teve uma actuação discreta, culminada com um grande ferro.
   João Ribeiro Telles filho em noite inspirada, pôs as bancadas ao rubro em duas belas lides, ora ligado aos oponentes, ora citando-os de largo, colocando a ferragem em ajustadas reuniões. Foi um compêndio de arte de bem tourear.
   Belas e rijas, resultaram as pegas executadas por ambos os Grupos de Forcados.
Amorim Ribeiro Lopes, João Peseiro e Alberto Simões pelos de Coruche. José Henriques, Francisco Baltazar e Nuno Inácio pelos do Aposento da Moita.
   Ricardo Pereira, dirigiu com a habitual competência.

JOÃO  RIBEIRO  TELLES  filho

DIEGO  VENTURA

AMORIM  RIBEIRO  LOPES

RUI  FERNANDES

JOSÉ  HENRIQUES E O GRUPO DO APOSENTO DA MOITA

JOÃO  RIBEIRO  TELLES filho

RUI  FERNANDES

DIEGO  VENTURA

Sem comentários:

Enviar um comentário