terça-feira, 15 de outubro de 2013

   BOA CORRIDA DE ENCERRAMENTO EM SANTARÉM


   Numa tarde cinzenta de 13 de Outubro, em que o sol pouco ar deu, da sua graça, realizou-se na Monumental “Celestino Graça” uma Corrida à Portuguesa com um sugestivo cartaz composto pelos cavaleiros ANTÓNIO RIBEIRO TELLES, JOÃO SALGUEIRO e VITOR RIBEIRO, e pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Alcochete, na  já Tradicional corrida da Misericórdia de Santarém, que arrastou ao tauródromo Scalabitano, cerca de quatro mil espectadores. Foi uma corrida muito interessante de seguir, em que se lidaram seis toiros de: Rio Frio (2), Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva , José Luís Pereda, Passanha e Vale do Sorraia.
   António Ribeiro Telles abriu praça com um Rio Frio, que saiu de início solto, mas que após os compridos se mostrou codicioso, colocando com brilhantismo a ferragem curta, sempre ligado ao oponente. Foi pegado por David Inácio.
   João Salgueiro tocou-lhe um manso dos Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva, de escassa mobilidade e encrençado em tábuas, obrigando o ginete de Valada a uma esforçada lide, recorrendo às sortes sesgadas. Tomás Vale, pegou-o de caras.
   Vítor Ribeiro teve pela frente no terceiro da ordem, um excelente toiro de José Luís Pereda, ao qual deu uma lide empolgante, pondo ao rubro o conclave, que o aplaudiu vibrantemente, numa entrega total. António Paulino foi à cara, e com brilhantismo executou a pega.
   António Ribeiro Telles lidou o 4º da ordem, bem apresentado ferro Passanha, que cumpriu. António esteve diligente na brega e na colocação dos curtos, partindo com rectidão para o toiro. Culminou a lide  com dois valorosos sesgos, com o toiro já a defender-se. Pedro Belmonte teve dificuldade em fechar-se de caras, acabando por consegui-lo ao terceiro intento.
   João Salgueiro teve a sorte de tocar-lhe um excelente toiro de Vale do Sorraia. Gravito de córnea e Cardeno de pelagem, que transmitiu emoção no galope,  foi bem aproveitado pelo cavaleiro de Valada, para em cites de largo, de praça a praça, reunir de forma ajustadíssima nos médios. Uma grande lide! Henrique Ferreira desfeiteado na primeira tentativa, logrou uma grande pega.
   Vítor Ribeiro encerrou a corrida lidando um exemplar de Rio Frio. Diligente na colocação da ferragem comprida, privilegiou nos curtos, pelas sortes frontais, que resultaram de belo efeito. Joaquim Quintela pegou ao terceiro intento, com excelente ajuda do grupo.
ANTÓNIO  RIBEIRO  TELLES

ANTÓNIO  RIBEIRO  TELLES

ANTÓNIO  RIBEIRO  TELLES

JOÃO  SALGUEIRO

JOÃO  SALGUEIRO

VITOR  RIBEIRO

VITOR  RIBEIRO

VITOR  RIBEIRO

VITOR  RIBEIRO

VITOR  RIBEIRO, O CULMINAR DE UMA LIDE EMPOLGANTE!

ANTÓNIO  PAULINO

ANTÓNIO  RIBEIRO  TELLES

PEDRO BELMONTE COM EXCELENTE AJUDA DE JOÃO REI

GALOPE DO TOIRO VALE DO SORRAIA PARA A MONTADA DE JOÃO  SALGUEIRO

JOÃO  SALGUEIRO

JOÃO  SALGUEIRO

JOÃO  SALGUEIRO NUM GRANDE FERRO, NO "ZAMORINO"

HENRIQUE  FERREIRA

VITOR  RIBEIRO

JOAQUIM QUINTELA

Sem comentários:

Enviar um comentário