sábado, 5 de outubro de 2013

   CAMPO PEQUENO
ENCERROU TEMPORADA 2013
COM CHAVE DE OURO

   Anunciados inicialmente seis toiros da ganaderia Fernandes de Castro, acabaram por sair à arena do Campo Pequeno, apenas os três primeiros da ganaderia titular, sendo completados com outros tantos de Passanha. Antecedida do Cortejo Histórico evocativo das Touradas Reais, teve início a corrida que encerraria a temporada 2013, na Praça de Toiros Capitalina, com um atractivo cartaz composto por João Moura, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Vitor Ribeiro, Marcos Bastinhas e Jacobo Botero. Dois dos mais brilhantes grupos de forcados estiveram em praça, os de Santarém e de Montemor, que ao longo de décadas rivalizaram nas arenas.

   João Moura lidou o “Malaguetero” de 544 quilos, pertencente a Fernandes de Castro, ao qual o Mestre de Monforte deu uma excelente lide, culminada com adornos e um monumental curto aguentando, deixando vir o toiro até ás tábuas e cravando com brilhantismo. Toiro este pegado valentemente por João de Brito.
    A Joaquim Bastinhas coube em sorte o “Caratriste”  de 608 quilos de peso, e que ao longo da lide andou sempre de cara no ar, não humilhando. Muito ligado ao antagonista, o mestre Elvense desenhou uma lide diversificada e alegre, culminada com um par de bandarilhas, com o toiro já a defender-se. António Vacas de Carvalho, após várias tentativas, logrou fechar-se de caras.
   O “Girondino” castanho de pelagem, de 566 quilos de peso, tocou a Rui Salvador, que levou a cabo uma lide esforçada, ante um inimigo de pouca mobilidade, sem fixidez, mas áspero e complicado quando investia, chegando a visitar a trincheira, onde causou o “pânico”. João Goes esteve enorme perante tamanho adversário, acabando por pegá-lo de caras.
   Em quarto lugar, passou-se à divisa Passanha. Saiu o “Nocivo” 556 quilos de peso, que tocou a Vítor Ribeiro. Grande lide do cavaleiro, com dois ferros compridos, colocados de frente, foram o “aperitivo” para aquecer as bancadas, que vieram ao rubo, com os quatro curtos seguintes, citados de largo, encurtando distancias, e provocando as investidas do morlaco de escassa mobilidade, que se encontrava nos tércios. Foi o delírio, de uma praça rendida. Francisco Borges numa poderosa pega de caras, fechou-se ao 2º intento. A Praça “explodiu”, obrigando cavaleiro e forcado a darem duas voltas ao redondel.
   Marcos Bastinhas lidou o “Impecável” de 596 quilos, e logo de início agarrou  o público, pela forma ligada com que bregou o encastado oponente, cravando-lhe excelente ferragem, numa lide movimentada e alegre, terminada com um bem colocado par de bandarilhas. João Torres Vaz Freire com estoicismo, executou ao segundo intento a pega de caras, num rasgo de raça e valor.
   E por fim, para pôr termo à função, saiu o “Marinero” de 602 quilos de peso, para o jovem Jacobo Botero, que mandou sair a quadrilha da arena e  cravou um enorme ferro comprido . Lide sempre em crescendo do jovem Colombiano radicado entre nós, em que intercalou a excelente brega à consumação da ferragem, numa mui aplaudida lide, demonstrou ter argumentos suficientes para altos voos. João Romão Tavares pegou de caras e ao primeiro intento, um toiro lesto, que se arrancou com prontidão, humilhando no momento da reunião, viajando na cara do oponente até às tábuas.
   E depois …Cantou-se o Hino. Até para o ano, se Deus Nosso Senhor Quiser. Com votos que a nefasta crise tenha o seu epílogo, e que possamos assistir a mais, e se possível melhores corridas, com que nos brindou este ano 13, a Bela Praça de Toiros do Campo Pequeno, e que possamos ver renascer a BELA ARTE de lidar toiros a pé, na arena Capitalina.
JOÃO  MOURA

JOÃO  MOURA

JOÃO  DE  BRITO

JOAQUIM  BASTINHAS

JOAQUIM  BASTINHAS

ANTÓNIO  VACAS  DE  CARVALHO

RUI  SALVADOR

RUI  SALVADOR

JOÃO  GOES

VITOR  RIBEIRO

VITOR  RIBEIRO

FRANCISCO  BORGES

MARCOS  BASTINHAS
MARCOS  BASTINHAS

JOÃO TORRES VAZ FREIRE
JACOBO  BOTERO

JACOBO  BOTERO
JOÃO  ROMÃO  TAVARES

Sem comentários:

Enviar um comentário