terça-feira, 8 de outubro de 2013

   CORRIDA APEADA
EM VILA FRANCA

   Tarde de temperatura amena, sem vento, a do passado dia 6 de Outubro  na Praça de Toiros “Palha Blanco”. Um cartaz exclusivamente Luso, composto por um mano - a - mano ganadero entre Manuel Assunção Coimbra e Canas Vigoroux e pelos matadores de toiros Vítor Mendes, António João Ferreira e o novilheiro Manuel Dias Gomes, o que infelizmente não foi suficiente para atrair ao tauródromo Vilafranquense mais do que um quarto de casa da sua lotação
   Vítor Mendes lidou o 1º da ordem, com 450 quilos, pertencente a Manuel Coimbra. Recebeu-o com belos lances à Verónica, rematados com meia. Bandarilhou, colocando três pares, dois a quarteio e um a câmbio. Com a muleta iniciou a faena nos médios, com dois passes cambiados, seguidos de várias tandas de derechazos, rematadas com passes de peito. No quarto, com 515 quilos e pertencente a Canas Vigoroux, fez-lhe uma faena de alinho, pois tinha pouco sumo ...
   530 quilos, pesou na báscula o 2º de Canas Vigoroux que tocou em sorte a António João Ferreira, que o saudou de capa com lances à Verónica. A faina de muleta foi iniciada por baixo, com passes de castigo, seguidos de séries por ambos os lados. O quinto com 465 quilos, não permitiu grandes cometimentos   ao diestro, com a capa. Extensa foi a faena de muleta, com ligadas séries, tanto de derechazos como de naturais, rematadas com passes de peito. 
   De Manuel Coimbra o terceiro com 440 quilos, foi lidado por Manuel Dias Gomes, que abriu o percal e o recebeu com ritmadas verónicas, rematadas com meia “Belmontina”. Com a flanela rubra, correu a mão em sucessivas e templadas séries, ora de derechazos, ora de naturais, aproveitando a nobreza de investida do oponente, que lhe permitiu uma faena repousada e com empaque. Ao último, de 500 quilos de peso, Manuel Dias Gomes, saudou-o com lances de capa de joelho em terra, prosseguindo por verónicas. Cláudio Miguel esteve imponente no tércio de bandarilhas, sendo obrigado a saudar nos tércios, após dois excelentes pares. Com a muleta em punho, Dias Gomes iniciou com muletazos de castigo prosseguindo com mandonas séries de derechazos, submetendo o inimigo à sua mandona muleta. Belas saíram as séries seguintes, de muleta na mão esquerda, correu-a por baixo da pala do piton, em arrastados naturais, obrigando o antagonista a seguir-lhe os voos da muleta, num compendio de arte e bom gosto. 
VITOR  MENDES




ANTÓNIO  JOÃO  FERREIRA





MANUEL  DIAS  GOMES




ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
HOJE
EM VILA FRANCA DE XIRA
ANTÓNIO  RIBEIRO  TELLES
   Esta noite pelas 22 horas, António Ribeiro Telles encerrar-se-à na Praça de Toiros de Vila Franca de Xira, com toiros das ganaderias de Victorino Martin, Pinto Barreiros, David Ribeiro Telles, Vale do Sorraia, Murteira Grave e Passanha, que serão pegados em solitário pelo glorioso Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca.


Sem comentários:

Enviar um comentário