CORRIDA APEADA
EM VILA FRANCA
Tarde de temperatura amena, sem vento, a do passado dia 6 de Outubro na Praça de Toiros “Palha Blanco”. Um cartaz exclusivamente Luso, composto por um mano - a - mano ganadero entre Manuel Assunção Coimbra e Canas Vigoroux e pelos matadores de toiros Vítor Mendes, António João Ferreira e o novilheiro Manuel Dias Gomes, o que infelizmente não foi suficiente para atrair ao tauródromo Vilafranquense mais do que um quarto de casa da sua lotação
Vítor Mendes lidou o 1º da ordem, com 450 quilos, pertencente a Manuel Coimbra. Recebeu-o com belos lances à Verónica, rematados com meia. Bandarilhou, colocando três pares, dois a quarteio e um a câmbio. Com a muleta iniciou a faena nos médios, com dois passes cambiados, seguidos de várias tandas de derechazos, rematadas com passes de peito. No quarto, com 515 quilos e pertencente a Canas Vigoroux, fez-lhe uma faena de alinho, pois tinha pouco sumo ...
530 quilos, pesou na báscula o 2º de Canas Vigoroux que tocou em sorte a António João Ferreira, que o saudou de capa com lances à Verónica. A faina de muleta foi iniciada por baixo, com passes de castigo, seguidos de séries por ambos os lados. O quinto com 465 quilos, não permitiu grandes cometimentos ao diestro, com a capa. Extensa foi a faena de muleta, com ligadas séries, tanto de derechazos como de naturais, rematadas com passes de peito.
De Manuel Coimbra o terceiro com 440 quilos, foi lidado por Manuel Dias Gomes, que abriu o percal e o recebeu com ritmadas verónicas, rematadas com meia “Belmontina”. Com a flanela rubra, correu a mão em sucessivas e templadas séries, ora de derechazos, ora de naturais, aproveitando a nobreza de investida do oponente, que lhe permitiu uma faena repousada e com empaque. Ao último, de 500 quilos de peso, Manuel Dias Gomes, saudou-o com lances de capa de joelho em terra, prosseguindo por verónicas. Cláudio Miguel esteve imponente no tércio de bandarilhas, sendo obrigado a saudar nos tércios, após dois excelentes pares. Com a muleta em punho, Dias Gomes iniciou com muletazos de castigo prosseguindo com mandonas séries de derechazos, submetendo o inimigo à sua mandona muleta. Belas saíram as séries seguintes, de muleta na mão esquerda, correu-a por baixo da pala do piton, em arrastados naturais, obrigando o antagonista a seguir-lhe os voos da muleta, num compendio de arte e bom gosto.
VITOR MENDES
ANTÓNIO JOÃO FERREIRA
MANUEL DIAS GOMES
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES
HOJE
EM VILA FRANCA DE XIRA
ANTÓNIO RIBEIRO TELLES |
Esta noite pelas 22 horas, António Ribeiro Telles encerrar-se-à na Praça de Toiros de Vila Franca de Xira, com toiros das ganaderias de Victorino Martin, Pinto Barreiros, David Ribeiro Telles, Vale do Sorraia, Murteira Grave e Passanha, que serão pegados em solitário pelo glorioso Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca.
Sem comentários:
Enviar um comentário