terça-feira, 30 de julho de 2013

CORRIDA DA UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS

CORRIDA DA
UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS
EM SANTARÉM


JOAQUIM BASTINHA
JOAQUIM  BASTINHAS
ANTÓNIO  IMAGINÁRIO
LUIS  ROUXINOL
LUIS  ROUXINOL
FRANCISCO  BALTAZAR

SÓNIA  MATIAS
SÓNIA  MATIAS
    Agradabilíssimo espectáculo a que assistimos no passado dia 28, na Monumental de Santarém. Meia Casa do Tauródromo preenchida por um público que soube enaltecer o gesto altruista dos toureiros, que actuaram desinteressadamente, uma vez mais, para uma Nobre Causa. Cinco Ganaderias, Vinhas, António José da Veiga Teixeira (2), Branco Núncio, Dª. Maria Guiomar Cortes de Moura e  David Ribeiro Telles, enviaram os seis toiros lidados.
   Joaquim Bastinhas abriu a função de uma forma bastante agradável, sempre acarinhado pelo público, na lide de um colaborante exemplar Vinhas. A pega tentada por Luís Sepúlveda, que se lesionou, foi consumada por António Imaginário.
   Luís Rouxinol teve uma actuação empolgante e toureiríssima. Coube-lhe lidar um exemplar de Veiga Teixeira, que colaborou no êxito do ginete de Pegões. Francisco Baltazar, pegou  de caras.
   Sónia Matias, teve uma lide esforçada, faltando-lhe por vezes o toiro de Branco Núncio, no momento da reunião. Hugo Santana, foi o executante da pega.
   João Moura Caetano, a quem coube lidar um bom exemplar de sua avó, Dª Maria Guiomar Cortes de Moura, arrecadou um saboroso triunfo, principalmente na ferragem curta, que foi muito cingida, e rematada em ajustadíssimas sortes. Bernardo Cardoso, do Aposento da Moita, foi o forcado da cara.
   Manuel Ribeiro Telles Bastos, esteve em grande plano na lide dum manso, pertencente à ganaderia de seu avô, Mestre David Ribeiro Telles. Lide esforçada do toureiro, para retirar o “morlaco” das crenças, imprimiu-lhe vistosa brega para cravar ferragem de impacto. João Goes do Grupo Scalabitano, pegou de caras.
   Marcos Bastinhas, a quem coube lidar o último, pertencente a Veiga Teixeira, que acusou logo de início uma deficiência no anterior direito, teve que o cuidar. Marco esteve comedido na brega, e decidido na colocação da boa ferragem. José Henriques, encerrou a função com uma rija pega. Foi uma tarde duríssima para ambos os Grupos de Santarém e do Aposento da Moita, que resolveram com solvência e galhardia,  as dificuldades impostas pelos adversários.
JOÃO  MOURA  CAETANO
JOÃO  MOURA CAETANO
BERNARDO  CARDOSO, COM ABNEGADA AJUDA DE JOSÉ PEDRO PIRES DA COSTA
MANUEL  RIBEIRO  TELLES  BASTOS
MANUEL RIBEIRO TELLES BASTOS
JOÃO GOES
MARCOS  BASTINHAS
MARCOS  BASTINHAS

Sem comentários:

Enviar um comentário