segunda-feira, 1 de julho de 2013

   EXCELENTE CURRO DE TOIROS DE
PINTO BARREIROS
EM ÉVORA

RUI FERNANDES
VITOR  RIBEIRO

  JOÃO  RIBEIRO  TELLES
   Noite cálida na Cidade de Évora, onde anteontem dia 29, se realizou na sua Praça de Toiros, uma excepcional corrida. Muito contribuíram os astados pertencentes à divisa Pinto Barreiros. Rui Fernandes, Vítor Ribeiro, João Ribeiro Telles filho e Jacobo Botero, encarregaram-se de os lidar e bem, pondo ao rubro as bancadas que lhes não regatearam aplausos, bem como aos Forcados Amadores de Évora, que estiveram em bom plano nas rijas pegas que efectuaram. Durante as cortesias foi guardado um sentido minuto de silêncio, à memória de José Maria Cortes.
   470 quilos pesou o primeiro, “colorau” de pelagem, que tocou a Rui Fernandes. Vistoso na brega e no ladear com a montada, foi emotiva a ferragem curta. No 5º , negro, com o peso de 480 quilos, colocou de forma irregular a ferragem comprida, para numa lide em crescendo colocar os curtos terminando com um excelente par de bandarilhas, em terrenos de dentro. Vítor Ribeiro no 2º, colorau de 490 quilos, levou a cabo uma lide movimentada e alegre, pisando terrenos de compromisso, para airosamente colocar a ferragem. No 6º, negro de pelagem e o peso de 485 quilos, esteve diligente na ferragem comprida, para nos curtos pôr ao rubro as bancadas. Colocado na crença natural, citou de largo aguentando até à exaustão, e cravando ajustadíssimo cinco curtos e dois de palmo, de cortar a respiração, com as bancadas a explodirem de entusiasmo. João Ribeiro Telles filho, recebeu o 3º negro, de 490 quilos, com dois bons ferros a quarteio, prosseguindo com uma vistosa lide nos curtos. De frente, indo à cara do oponente,  rubricou uma bela actuação. No 7º de 510 quilos e colorau, voltou a entusiasmar numa lide alegre e diversificada nas sortes, comunicando bem com as bancadas.
   O quarto da ordem, também ele colorau de pelagem, e o peso de 450 quilos, coube em sorte ao jovem Colombiano, radicado entre nós, Jacobo Botero. Regular na colocação da ferragem comprida, a sua actuação foi em crescendo com a ferragem curta. Cites de largo com o bravo antagonista a investir com alegria, e o jovem Botero a reunir-se com ele no centro da arena, e deixar ao estribo grandes ferros, culminados com um “palmito” e um “violino”, muito aplaudidos .
   Noite brilhante para a forcadagem Eborense, na comemoração dos 50 anos de existência. Pegaram de caras Pedro Barata, Francisco Garcia, Manuel Rovisco, Gonçalo Pires, Armando Raimundo, Ricardo Casas-Novas e o cabo António Alfacinha.
   Agostinho Borges, dirigiu muito bem esta bela corrida, em que o ganadero Joaquim Alves, foi muito justamente chamado à praça.

JACOBO BOTERO

PEDRO  BARATA

JOÃO RIBEIRO TELLES filho

JACOBO  BOTERO

VITOR  RIBEIRO

JOÃO RIBEIRO  TELES filho

JACOBO  BOTERO

RUI  FERNANDES

VITOR  RIBEIRO

NUM BURLADERO, ASSISTINDO À CORRIDA O ANTIGO REJONEADOR
ALVARITO DOMECQ, DESTACADO GANADERO ESPANHOL.

RICARDO CASAS - NOVAS

Sem comentários:

Enviar um comentário